Skip to main content

Blue Smart IP22 Charger

Cabo de alimentação CC

Para garantir um funcionamento fiável e seguro, é importante selecionar e instalar cabos de alimentação CC com uma classificação adequada entre o Blue Smart IP22 Charger e a bateria/baterias.

A seleção do tipo/especificação de cabo deve considerar os seguintes aspetos:

  1. Material condutor e secção transversal

    O material do condutor e a secção transversal afetam a resistência de um cabo por comprimento de unidade e, por conseguinte, determina a capacidade / classificação máxima de corrente, bem como a perda de energia / queda de tensão no comprimento total do cabo.

    1. Para evitar o sobreaquecimento do cabo e/ou equipamento de interface, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade com condutores de cobre e uma secção transversal do condutor dimensionada apropriadamente para a aplicação.

      A corrente nominal máxima segundo o fabricante do cabo (depois de aplicar quaisquer fatores de redução da mesma aplicáveis à instalação) deve superar a corrente de funcionamento máxima possível no sistema, devendo o cabo suportar também com segurança a corrente de anomalia necessária para fundir o fusível / disparar o disjuntor.

    2. Para evitar uma elevada perda de energia e problemas operacionais devido a uma queda excessiva da tensão, desenhe a disposição do sistema para que os comprimentos dos cabos sejam o mais curtos possível e, se for necessário, aumente a secção transversal do condutor para reduzir a queda de tensão para um nível aceitável.

      Se for preciso, deve aumentar a secção transversal do condutor para que a queda de tensão sobre o comprimento total do cabo seja inferior a 0,5 V e ~3 % na corrente operacional máxima.

    Image_-_Conductor_area.PNG
  2. Diâmetro de filamento

    O diâmetro de filamento afeta a área de contacto / resistência e, consequentemente, determina a quantidade de calor gerado nas terminações, bem como a capacidade de flexibilidade / classificação do cabo.

    1. Para evitar o sobreaquecimento do cabo e/ou do equipamento de interface em/próximo das terminações, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade com condutores de cobre de multifilamentos finos.

      Para maximizar a área de contacto e minimizar a resistência nas terminações, o diâmetro de cada filamento de cobre individual não deve exceder 0,4 mm (0,016 in) ou uma área de superfície de 0,125 mm² (AWG26).

      Se for utilizado um cabo com um diâmetro de filamento mais grosso, a área de contacto na interface entre os fios condutores e a terminação será insuficiente e causará uma resistência excessiva. Uma conexão elétrica de elevada resistência produz um calor substancial ao funcionar sob carga e causará um sobreaquecimento grave ou potencialmente um incêndio.

    2. Para facilitar a disposição dos cabos com dobras apertadas e evitar falhas no cabo e/ou equipamentos de interface causadas por uma força ou tensão excessivas nas terminações e/ou por fadiga cíclica, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade concebido especificamente para aplicações que exigem uma elevada flexibilidade.

      Recomenda-se a utilização de um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação de classe de flexibilidade de cinco ou superior (de acordo com as normas VDE 0295, IEC 60228 e BS6360).

    Image_-_Strand_diameter.PNG
  3. Isolamento

    O isolamento afeta a capacidade / classificação de temperatura máxima e, por conseguinte, a capacidade / classificação de corrente máxima, bem como a capacidade / classificação de isolamento da tensão máxima de um cabo.

    1. Para evitar o sobreaquecimento do isolamento do cabo, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação da temperatura do isolamento adequada para a instalação.

      A temperatura do isolamento nominal indicada pelo fabricante deve superar a temperatura máxima projetada para a instalação, considerando a combinação da temperatura ambiente máxima possível e o aumento de temperatura devido ao calor gerado pelo próprio cabo na carga máxima.

      Recomenda-se a utilização de um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação de temperatura máxima de, pelo menos, 90 ºC (194 ºF).

    2. Para garantir um isolamento elétrico sólido, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação de tensão de isolamento adequada à tensão de funcionamento do sistema máxima.

      Recomenda-se a utilização de um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação de tensão nominal máxima de 0,6/1 kV.

Consulte na tabela seguinte a secção transversal/calibre mínimo recomendado do cabo em relação ao comprimento do cabo (comprimento unidirecional entre o carregador e a bateria):