Skip to main content

Blue Smart IP22 Charger

Cabo de alimentação CC

A gama Blue Smart IP22 Charger apresenta terminais do parafuso de fixação para a ligação aos cabos de alimentação CC que não estão incluídos e que devem ser fornecidos pelo instalador.

Image_-_DC_Power_Cable__without_Fuse__-_BSC_IP22.png

Para garantir um funcionamento ótimo e fiável, é importante selecionar cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade que sejam adequados para o modelo de carregador específico e para a instalação geral; a seleção de cabos de alimentação CC deve considerar os seguintes aspetos: A seleção do cabo de alimentação CC deve considerar os seguintes aspetos:

  1. Tamanho / calibre do cabo

    A área da secção transversal do condutor é proporcional à resistência de um cabo por unidade de comprimento, o que afeta a quantidade de calor gerado por unidade de comprimento e a queda de tensão em relação o comprimento total do cabo.

    1. Capacidade de transporte de corrente

      A capacidade de transporte de corrente é a corrente máxima que um tamanho / calibre de cabo consegue transportar num ambiente de instalação particular sem ultrapassar o limite de temperatura do isolamento do cabo; por conseguinte, a capacidade de transporte de corrente depende do tamanho / calibre do cabo, do ambiente de instalação e do limite de temperatura de isolamento.

      Para evitar o sobreaquecimento do cabo de alimentação CC e/ou do equipamento de interligação, a corrente nominal máxima para o tamanho / calibre do cabo selecionado (incluindo qualquer redução nominal aplicável à instalação) deve superar a corrente de funcionamento normal máxima e também a capacidade nominal do fusível ou disjuntor instalado (em caso de falha de sobreintensidade).

    2. Queda de tensão em percentagem

      A percentagem de queda de tensão é a tensão máxima que se perde ao longo do comprimento do cabo, expressa numa percentagem da tensão nominal de funcionamento; consequentemente, a queda de tensão percentual depende do tamanho / calibre do cabo, do comprimento total do cabo e da tensão nominal de funcionamento.

      Para evitar a perda excessiva de energia e problemas operacionais devido a uma queda de tensão acentuada, deve projetar a disposição do sistema para minimizar o comprimento do cabo de alimentação CC e selecionar um tamanho / calibre do cabo que proporcione uma queda de tensão de 3 % ou menos (com a corrente de funcionamento normal máxima).

    Image_-_Conductor_area.PNG
  2. Condutor

    O material condutor e as especificações afetam a resistência de um cabo por unidade de comprimento (afetando a capacidade de transporte da corrente), a resistência e o calor produzidos nos terminais, e a flexibilidade geral do cabo.

    1. Material condutor e configuração

      Utilize cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade que consistem em condutores de cobre finos e isento de oxigénio.

    2. Diâmetro de filamento

      O diâmetro de filamento afeta a área de contacto e, por conseguinte, a resistência nos terminais; um terminal de elevada resistência vai gerar um calor substancial ao funcionar sob carga e pode causar um sobreaquecimento grave.

      Para maximizar a área de contacto nos terminais e evitar o sobreaquecimento nas / próximo das terminações, o diâmetro de cada filamento de cobre individual não deve exceder 0,4 mm (0,016 in) ou uma área de superfície de 0,125 mm² (AWG26).

    3. Classe de flexibilidade

      Para facilitar a instalação com raios de curvatura práticos e evitar falhas no cabo e/ou equipamento de interligação devido a uma força / tensão excessiva nas terminações e/ou uma fadiga cíclica, utilize cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade com uma classe de flexibilidade de 5 - Condutores de cobre flexíveis, ou 6 - Condutores de cobre extraflexíveis.

    Image_-_Strand_diameter.PNG
  3. Isolamento

    O material de isolamento e as especificações afetam a capacidade / classificação máxima de temperatura (a capacidade de transporte de corrente) e a capacidade / classificação máxima de isolamento da tensão de um cabo.

    1. Classificação da temperatura

      A classificação da temperatura do isolamento afeta a capacidade de transporte da corrente de um cabo e não deve ser ultrapassada ao considerar a combinação de a) temperatura ambiente máxima, b) o ambiente de instalação (que afeta a dissipação de calor) e c) o aumento de temperatura devido ao calor gerado pelo cabo ao funcionar com a classificação da corrente do fusível ou disjuntor.

      Para evitar o sobreaquecimento do isolamento do cabo, utilize cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade com uma temperatura de isolamento de, pelo menos, 90 ºC / 194 ºF (de preferência 105 ºC / 221 ºF), ou conforme necessário para a instalação.

    2. Tensão nominal

      Para garantir um isolamento elétrico resistente e a segurança geral, deve utilizar cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade com uma tensão de isolamento que supere a tensão de funcionamento máxima do sistema; uma cablagem de alimentação CC flexível de elevada qualidade tipicamente têm uma tensão de isolamento de 0,6/1 kV.

Consulte a tabela abaixo para obter o tamanho / calibre mínimo do cabo de alimentação CC (área transversal) recomendado para cada modelo de Blue Smart IP22 Charger, e o comprimento específico do cabo de alimentação CC da instalação:

Aviso

Os intervalos de comprimento do cabo de alimentação CC representam um comprimento unidirecional entre o carregador e a bateria, sendo assumido que o comprimento total do circuito (comprimento positivo e negativo do cabo) é o dobro de comprimento unidirecional nos cálculos de queda de tensão.

Certas combinações são «não recomendadas», pois a queda de tensão seria excessiva, mesmo com um tamanho de cabo de alimentação CC compatível maior; além da grande perda de energia, a queda de tensão excessiva pode causar problemas de carregamento.

As recomendações de tamanho / calibre dos cabos de alimentação CC anteriores baseiam-se em cabos com uma classificação de isolamento mínima de 90 ºC (194 ºF) instalados numa área não fechada a 30 ºC (86 ºF) de temperatura ambiente e não atados com outros cabos, e um limite máximo de queda de tensão de 3 %; estas recomendações são genéricas e não abrangem a complexidade de todas as instalações e/ou tipos de cabos. Consulte um instalador certificado para obter orientação em instalações específicas e/ou complexas.