Skip to main content

Manual do Medidor de Energia

3. FAQ

Nesta secção:

P1: Posso combinar três ET112 para um sistema trifásico?

Não. Utilize um medidor trifásico real.

P2: Posso utilizar outros medidores, por exemplo, de outras marcas?

Não.

P3: Já tenho um medidor Fronius SmartGrid, posso utilizá-lo?

Não.

P4: Quais são as diferenças entre os vários medidores trifásicos?

  • EM540 - REL200100100 - Carlo Gavazzi EM540DINAV23XS1X

  • ET112 - REL300100000 - Carlo Gavazzi ET112-DIN.AV01.X.S1.X

  • ET340 - REL300300000 - Carlo Gavazzi ET340-DIN.AV23.X.S1.X

Diferenças:

  • Os medidores ET não têm ecrã. A única coisa que têm é um LED, intermitente em caso de comunicação ativa.

  • Os medidores ET têm dois conectores RJ45, mas não são usados na «interface» RS485 para USB da Victron. Tenha cuidado com a confusão possível por causa de ainda outro conector RJ45 no âmbito Victron. Não combine com os aparelhos VE.Bus, VE.CAN ou VE.net. Para além dos conectores RJ45, os medidores também acedem aos terminais de parafuso sob os conectores para a cablagem RS485, que recomendamos para ligar um medidor à«interface» RS485 para USBe depois um dispositivo GX.

  • Como não existe visualização, o endereço «modbus» não pode ser alterado no medidor. A combinação de vários destes medidores numa rede RS485 não é, portanto, suportada pela Victron. É aconselhável utilizar várias «interfaces» RS485 para USB.

Apenas medidor trifásico:

  • A medição de energia do inversor PV monofásico na segunda fase de um medidor trifásico funciona.

P5: Vão continuar a fornecer os dois medidores trifásicos? (ET340 e EM540)

Sim. Ainda existem situações adequadas para cada um. Consulte a P8.

P6: Posso comprar estes medidores diretamente à Carlo Gavazzi em vez de à Victron?

Sim. Também é por isso que divulgamos os números de peça CG.

P7: Quero utilizar os Transformadores de Corrente (CT), isto é possível?

Sim. Pode comprar um CG EM24DINAV53DISX ou i CG EM530DINAV53XS1X diretamente na Carlo Gavazzi ou num dos seus distribuidores. Apesar de a Victron não comercializar este medidor, o nosso «software» suporta estes dispositivos.

P8: Qual é a diferença entre o ET340 e o EM540 nos sistemas trifásicos?

Estes medidores têm uma forma diferente de calcular o total de energia importada e exportada.

No ET340, a energia importada e exportada é medida em cada fase individual e, em seguida, o Total é fornecido a partir da soma desses valores.

No EM540, a energia importada e exportada é medida como potência total, com leituras líquidas diferenciais de cada fase que se cancelam mutuamente.

O Medidor de Energia mais adequado depende da configuração de medição no seu país. É mais comum na Áustria e na Alemanha, por exemplo, apenas para a faturação do total num sistema trifásico. Por isso, a utilização de um EM540 é mais precisa para corresponder à faturação.

Portanto, se estiver a exportar de uma fase e a importar de outra fase após o medidor de energia, mas antes do medidor de faturação, então não será debitado e o medidor não o deve contar como uma importação e uma exportação.

É também assim que funciona o recurso de compensação de fase da Victron, para aproveitar ao máximo a economia de custos de um sistema ESS quando existe um diferencial na geração e na carga em diferentes fases.

P9: Posso utilizar uma «interface» USB-RS485 isolada?

Sim. As «interfaces» que vendemos são não isoladas; adequadas para a maioria das utilizações.

Caso precise de uma isolada, deve adquiri-la diretamente naHjelmslund Electronics.

  • USB485-STIXL: Conversor USB para RS485 isolado

P10: Posso utilizar medidores de energia Victron em vez de um inversor/carregador Victron para aproveitar um dispositivo GX (p. ex., um Cerbo GX), VRM e outras funcionalidades?

Os medidores de energia permitem complementar um inversor/carregador Victron no sistema. Atualmente encontram-se limitados nas suas aplicações potenciais. Cada Medidor de Energia proporciona simplesmente uma informação específica: o total de cargas na entrada CA e a importação/exportação da rede elétrica, ou a produção de inversor PV CA e do gerador CA sem comunicações de rede.

No entanto, é possível utilizar inicialmente apenas um dispositivo GX com um medidor de energia para determinar e registar o consumo, por exemplo, de casas/edifícios, sistemas de aquecimento com bombas de calor, instalações de ventilação e ar condicionado ou instalações de produção. Posteriormente, os dados recolhidos podem ser avaliados para tomar uma decisão sobre o dimensionamento dos inversores/carregadores Victron necessários, do sistema solar e do tipo, tamanho e quantidade de baterias.

Com a versão 2.80 e posterior do «firmware» do dispositivo GX, também podem ser utilizados noutras finalidades como, por exemplo, para medir cargas ou circuitos CA específicos e arbitrários, por exemplo. Mas não deve ser considerado como um substituto de um Inversor/Carregador Victron. Tentar utilizar inversores de bateria de outra marca e substituir a falta de conectividade de dados com o dispositivo GX com os medidores de energia não irá funcionar conforme esperado.