4. Instalação
Atenção
Este equipamento deve ser instalado por um eletricista qualificado.
CUIDADO – Para reduzir o risco de lesões, carregue apenas baterias VRLA ou Li-Ion. Outros tipos de baterias podem incendiar-se, provocando danos pessoais e materiais!
4.1. Localização:
O equipamento deve ser instalado num local seco e bem ventilado, o mais próximo possível das baterias. Deve deixar um espaço mínimo para ventilação de 10 cm em redor do aparelho.
Atenção
Uma temperatura ambiente excessivamente elevada provoca:
Uma vida útil menor1
Uma corrente de carga menor.
Menor capacidade máxima ou paragem do inversor.
Nunca monte o equipamento diretamente sobre as baterias.
Consulte os procedimentos de montagem na secção G.
Atenção
Por motivos de segurança, este aparelho deve ser instalado num ambiente resistente ao calor. Evite produtos químicos, elementos sintéticos, cortinas ou outros produtos têxteis na sua proximidade.
4.2. Ligação dos cabos da bateria
SEM fusíveis CC internos
Para aproveitar toda a capacidade do equipamento, deve utilizar baterias com uma capacidade suficiente e cabos de bateria de secção adequada. Consulte a seguinte tabela:
12/2000/80 | 24/2000/50 | 48/2000/25 | |
---|---|---|---|
Capacidade de bateria recomendada (Ah) | 350-1000 | 200–500 | 100-250 |
Fusível CC recomendado | 300 A | 200 A | 100 A |
Secção recomendada (mm²) para os terminais positivo e negativo | |||
0 m - 5 m | 70 mm² | 35 mm² | 25 mm² |
5 m - 10 m | 95 mm² | 70 mm² | 50 mm² |
Observação: A resistência interna é o fator a ter em conta quando trabalha com baterias de baixa potência. Consulte o seu fornecedor ou as secções correspondentes no manual «Energy Unlimited», que pode descarregar no nosso «site».
Procedimento
Para ligar os cabos da bateria faça o seguinte:
Atenção
Utilize uma chave de tubos isolada para evitar um curto-circuito na bateria.
Binário recomendado: 12 Nm (porca M8)
Evite um curto-circuito dos cabos da bateria.
Desaperte os dois parafusos da parte inferior da caixa e remova o painel de manutenção.
Ligue os cabos de bateria (consulte o Apêndice A).
Aperte bem as porcas para que a resistência de contacto seja mínima.
Qualquer serviço de manutenção deve ser realizado por pessoal qualificado.
4.3. Ligação dos cabos CA
Atenção
Este produto é um aparelho de classe de segurança I (fornecido com terminal de terra de proteção). Deve proporcionar uma ligação à terra protetora ininterrupta na entrada CA, nos terminais de saída e/ou no ponto de aterramento da caixa localizado no exterior do equipamento.
O Multiplus dispõe de um relé de ligação à terra (relé H, consulte o Apêndice B) que liga automaticamente a saída do Neutro à caixa se não houver alimentação CA exterior disponível. Se houver alimentação CA exterior, o relé de ligação à terra H abre-se antes de o relé de segurança fechar. Desta forma, garante o correto funcionamento do disjuntor para as perdas à terra que está ligado à saída.
Numa instalação fixa, deve assegurar um aterramento permanente através do cabo de ligação à terra da entrada CA. De contrário, a caixa deve estar ligada à terra.
Numa instalação móvel, a interrupção da ligação do cais também desliga a ligação de aterramento. Neste caso, a caixa do aparelho deve ser ligada ao chassi (do veículo) ou ao casco ou placa de aterramento (da embarcação).
Num barco, a ligação direta ao terminal de terra de cais não é recomendável devido ao potencial de corrosão galvânica. A solução é utilizar um transformador de isolamento.
O conector da entrada da rede elétrica e o conector do terminal de saída encontram-se na parte inferior do MultiPlus; consulte o apêndice A. O cabo da rede elétrica ou do cais deve ser ligado ao conector mediante um cabo de três fios. Utilize um cabo de três fios com um núcleo flexível e uma secção de 6 mm². Binário recomendado: 1,6 Nm
Procedimento (consulte o apêndice A) Não inverta o neutro e a fase ao ligar o CA.
O inversor incorpora um transformador de isolamento de frequência de rede. Isto exclui a possibilidade de corrente CC em qualquer porta CA. Portanto, podem ser utilizados RCD do tipo A.
«AC-in»
O cabo de entrada CA deve ser ligado ao bloco de terminal «AC–in».
Da direita para a esquerda: N (neutro), PE (terra) e L (fase)
A entrada CA deve ser protegida por um fusível ou por um disjuntor magnético de 32 A, utilizando um cabo com uma secção suficiente. Se a alimentação CA tiver uma amperagem menor, a potência do fusível ou do disjuntor magnético também deve ser reduzida.
«AC-out»
O cabo de saída CA pode ser ligado diretamente ao bloco de terminais «AC-out» (saída CA).
Da esquerda para a direita: N (neutro), PE (terra) e L (fase)
Com a função PowerAssist, o MultiPlus consegue adicionar até 2 kVA na saída (isto é, 2000 / 230 = 9 A) em períodos de grande procura de potência. Em conjunto com uma corrente de entrada máxima de 32 A, isto significa que a saída consegue fornecer até 32 + 9 = 41 A.
Deve incluir um interruptor de fugas para terra e um fusível ou disjuntor capaz de suportar a carga esperada, em série com a saída e com uma secção de cabo adequada.
4.4. Ligações opcionais
Também é possível fazer outras ligações opcionais:
Desaperte os quatro parafusos da parte frontal da caixa e tire o painel frontal.
4.4.1. Segunda bateria
O Multi dispõe de uma ligação (+) para carregar uma bateria de arranque. Consulte a ligação no apêndice A.
A saída de carga de compensação dispõe de uma proteção automática contra a sobrecarga e a sobreintensidade (corrente de disparo 1 A Imax= 5,5 A)
4.4.2. Sensor de temperatura
O sensor de temperatura incluído no produto pode ser utilizado no carregamento compensado por temperatura. O sensor está isolado e tem de ser montado no polo negativo da bateria. As tensões de saída predefinidas para a carga de Flutuação e de Absorção são 25 °C. A compensação de temperatura está desativada no modo de regulação.
4.4.3. Controlo remoto
O equipamento pode ser controlado de forma remota de duas maneiras:
Com um interruptor externo de ligar/desligar (remover ligação do «conector do interruptor remoto H»)
Com um painel de controlo Multi
Consulte na secção 5.4 as definições dos interruptores DIP.
4.4.4. Relé programável
O MultiPlus dispõe de um relé multifunções programado por defeito como relé de alarme. Este relé pode ser programado para qualquer tipo de aplicação como, por exemplo, para arrancar um gerador (é necessário o software do VEConfigure).
4.4.5. Funcionamento em paralelo (consulte o apêndice C)
O MultiPlus pode ser ligado em paralelo com vários dispositivos idênticos. Para isso, ligue os equipamentos com cabos RJ45 UTP normais. O sistema (uma ou mais unidades Multiplus e um painel de controlo opcional) terá de ser configurado posteriormente (consulte a secção 5).
Se ligar as unidades em paralelo MultiPlus, deve respeitar as seguintes condições:
Um máximo de seis unidades ligadas em paralelo.
Apenas pode ligar em paralelo dispositivos idênticos.
Os cabos de ligação CC para os dispositivos devem ter o mesmo comprimento e secção.
Se utilizar um ponto de distribuição CC negativo e outro positivo, a secção da ligação entre as baterias e o ponto de distribuição CC deve ser, no mínimo, igual à soma das secções necessárias das ligações entre o ponto de distribuição e as unidades MultiPlus.
Coloque as unidades MultiPlus próximo, mas providencie um espaço mínimo de 10 cm para ventilação por baixo, por cima e ao lado das unidades.
O sensor de temperatura da bateria só precisa de ser ligado a uma unidade do sistema. Se precisar de medir a temperatura de várias baterias, também pode ligar os sensores de outras unidades MultiPlus do sistema (com um máximo de um sensor por MultiPlus). A compensação de temperatura durante a carga da bateria reage ao sensor que indicar a temperatura máxima.
Apenas um dispositivo remoto pode ser ligado ao sistema.
4.4.6. Funcionamento trifásico (consulte o apêndice D)
O MultiPlus também pode ser utilizado numa configuração trifásica (Y). Para tal, faz-se uma ligação entre os equipamentos mediante cabos RJ45 UTP normais (similar ao funcionamento em paralelo). O sistema (unidades MultiPlus e um painel de controlo opcional) terá de ser configurado posteriormente (consulte a secção 5).
Pré-requisitos: consulte a Secção 4.4.5.