5. Deteção de motor desligado
O mecanismo de deteção de motor desligado simplifica o sistema do carregador ORION-Tr CC-CC, ao detetar se o motor está a funcionar sem ligações adicionais de interruptores ou sensores. A definição por defeito de fábrica irá funcionar com os alternadores mais comuns e inteligentes, mas pode ser reconfigurada com a app VictronConnect.
A configuração da deteção de motor desligado depende da tensão gerada pelo alternador quando o motor estiver a funcionar. Os geradores comuns geram uma tensão fixa (p. ex., 14 V), enquanto os geradores inteligentes produzem uma tensão de saída variável de 12,5 V a 15 V. Em particular, os alternadores inteligentes num sistema de travagem regenerativa irão apresentar variações significativas da tensão do alternador.
A deteção de motor desligado apenas está ativa no modo de carregador. A função pode ser desativada pela «anulação da deteção de motor desligado» e na VictronConnect. No modo de alimentação elétrica, o «bloqueio da tensão de entrada» determina quando a saída está ativa.
Nota
A deteção de motor desligado é atualizada a partir da versão de “software” v1.05.
5.1. Sequência de deteção de motor desligado
Figura 8: Sequência de deteção de motor desligado
0 → 1: Se o motor estiver a funcionar, a tensão do alternador irá aumentar, quando Vstarter > Vstart, o carregamento é ativado.
1 → 2: A corrente de entrada produz uma tensão no cabo de entrada (Vcable); esta tensão reduz a tensão medida pelo carregador (VIN). Se VIN > Vshutdown, o carregador irá funcionar em Imáx..
2 → 3: Se VIN ≤ Vshutdown, a corrente de carga será reduzida para prevenir que a VIN seja inferior à Vshutdown.
3 → 4: Se VIN < Vshutdown durante mais de 1min (tshutdown) “motor desligado” é detetado e o carregamento é desativado. Se VIN > Vshutdown antes tshutdown se esgotar, o carregamento permanece ativado.
4 → 5: Se Vstart(delay) < VIN < Vstart, o carregamento é ativado depois de tstart delay (configurável).
5.2. Configuração da deteção de motor desligado com a VictronConnect
Abra a VictronConnect e carregue no símbolo de engrenagem para aceder às definições.
Figura 9: Menu de configuração da deteção de motor desligado
É possível alterar as seguintes definições com a VictronConnect:
Aviso
Os valores por defeito indicados são para os modelos com entrada de 12 V. Estes valores são dimensionados com base na tensão de entrada do modelo. Por exemplo, nos modelos com entrada de 24 V, os valores predefinidos no manual devem ser multiplicados por dois e nos modelos de 48 V, devem ser multiplicados por quatro.
Deteção de motor desligado ativada: A deteção do motor desligado está sempre ativada por defeito, quando o modo de carregador estiver selecionado. Quando for desativada pelo utilizador ou quando o modo de alimentação elétrica estiver selecionado, o motor é considerado como em funcionamento, pelo que não haverá qualquer deteção do desligamento.
Tipo de alternador: Pode selecionar o tipo de alternador entre «Alternador inteligente», «Alternador comum» e «Definido pelo utilizador». Quando a opção «Alternador inteligente» estiver selecionada, os valores por defeito para o alternador inteligente serão aplicados às definições da deteção de motor desligado. O mesmo ocorrerá se a opção « Alternador comum» estiver selecionada. Quando qualquer das definições diferir dos valores por defeito das últimas duas opções, será selecionada a opção «Definido pelo utilizador». Defeito: «Alternador inteligente»:
Tensão de início (Vinício): Neste nível, o carregamento começa imediatamente. Defeito: 14 V.
Tensão de início com atraso (Vinício(atraso)): Os alternadores inteligentes podem gerar uma tensão inferior quando o motor estiver a funcionar, pelo que é necessário um nível inicial inferior para estes sistemas. Para garantir que a bateria de arranque é recarregada após o arranque do motor, o carregamento da bateria auxiliar é atrasado durante esta condição. A energia utilizada durante o arranque deve ser reposta para garantir que a bateria de arranque se mantém carregada. Defeito: 13,3 V (alternador inteligente) e 13,8 (alternador comum).
Atraso da tensão de início com atraso (tstart delay): O tempo de recarga para a bateria de arranque durante o nível de início (com atraso). Exemplo: Se a bateria de arranque retirar 150 A durante 5 s para arrancar o motor, é retirado ~0,2 Ah da bateria de arranque. Se, durante o ralenti do motor, o alternador apenas conseguir gerar 20 A, demora 150 A / 20 A x 5 s = 37,5 s a recarregar a bateria de arranque. Defeito: 2 min.
Tensão de desligamento (Vdesligamento): Este nível corresponde ao desligamento do motor. Isto mantém a bateria de arranque completamente carregada e proporciona uma histerese em relação o nível de início. A histerese deve ser suficiente para evitar que a VENTRADA diminua até à Vdesligamento, o que resultaria numa redução da corrente de carga. A ação será tomada depois tdesligamento se esgotar (1 min); isto possibilita o carregamento durante as condições de baixa tensão temporárias.Defeito: 13,1 V (alternador inteligente) e 13,5 V (alternador comum).
Intervalos para os níveis de arranque / desligamento do motor:
12|12; 12|24; 12|48: de 8 V a 17 V
24|12; 24|24; 24|48: de 16 V a 35 V
48|12; 48|24; 48|48: de 32 V a 68 V
Configuração do bloqueio da tensão de entrada: O bloqueio de tensão de entrada é o nível mínimo no qual o carregamento é permitido; abaixo deste nível, o carregamento para imediatamente.Defeito (no modo carregador): bloqueio: 12,5 V / reinício: 12,8 V. Defeito (no modo de alimentação): bloqueio: 10,5 V / reinício: 12 V.
Atenção
Quando o “carregamento forçado” estiver ativado, a corrente será retirada da bateria de arranque se o motor não estiver a funcionar. Definir um nível de bloqueio da tensão de entrada pode esgotar a bateria de arranque.
Para configurar o bloqueio da tensão de entrada, são importantes dois critérios:
Tensão mínima do alternador: Um alternador inteligente pode funcionar com uma tensão de alternador muito baixa (< 12,5 V), p. ex., quando o veículo acelera. Esta baixa tensão é permitida durante tdesligamento conforme indicado na «sequência da deteção de motor desligado 3→4». Se o carregamento tiver de continuar ativado durante este período, o nível de bloqueio deve ser, pelo menos, inferior à tensão do alternador mínima.
Aviso
Se o período de baixa tensão exceder “tshutdown”, o carregamento será desativado na deteção de paragem do motor.
Queda de tensão no cabo de entrada: Como na «sequência da deteção de motor desligado 1→3», VENTRADA será diminuída por Vcabo. Quando a tensão do alternador diminuir rapidamente (alternador inteligente), o controlo da carga necessita de algum tempo para reduzir a corrente de carga e manter a VENTRADA em Vdesligamento. Durante este período, a Vcabo não deve ativar o bloqueio de tensão. Portanto, o valor de bloqueio deve ser: Vbloqueio ≤ Vdesligamento - Vcabo.
Exemplo: Calcule a queda de tensão do cabo de entrada:
Distância entre a bateria de partida e o carregador: 5m.
Vshutdown= 13,1 V. Calibre de cabo recomendado: 16 mm2.
Resistência do cabo: ~1,1 mΩ/m @20 °C, portanto, Rcable = 1,1 mΩ x 10 m (2 x 5 m) = 11 mΩ.
Um carregador inteligente 12|12-30A retirará cerca de 35A da entrada ao funcionar com a capacidade total, resultando em:
Vcable = 11 mΩ x 35 A = 385 mV.
Vlock-out ≤ Vshutdown – Vcable = 13,3 V – 385 mV ≈ 12,9 V.
Aviso
As ligações do cabo, os fusíveis externos, a temperatura, etc., influenciam a resistência do cabo total.