4. Configuração
Com as ligações realizadas e o monitor de bateria a receber alimentação, deve realizar a configuração adequada para o sistema em utilização.
Este capítulo descreve a configuração do monitor de bateria com as definições básicas. Consulte na secção Todas as características e definiçõestodas as definições e funcionalidades.
4.1. Como alterar as definições
4.1.1. A aplicação VictronConnect
A aplicação VictronConnect pode ser utilizada para alterar todas as definições e para atualizar o «firmware».
Formas de ligação ao monitor de bateria:
Localmente através do «bluetooth» integrado.
Remotamente com um dispositivo GX, utilizando a função «Remote» (remoto) da VictronConnect. Para obter mais informação, consulte a secção VictronConnect-Remote no manual da aplicação.
Como ligar a aplicação VictronConnect ao monitor de bateria:
Abra a aplicação VictronConnect.
Certifique-se de o monitor de bateria está ligado.
Aguarde até o monitor de bateria aparecer na lista de dispositivos no separador «Local» ou «VRM».
Clique no monitor de bateria.
introduza o código PIN predefinido: 000000. Depois de introduzir este código PIN predefinido, a aplicação VictronConnect vai pedir que proceda à sua alteração. Isto previne as ligações futuras não autorizadas. É recomendável alterar o código PIN na primeira instalação. Pode fazer isto no separador de informação do produto; consulte a secção Alterar o código PIN.
Quando estiver ligado corretamente, a luz de «bluetooth» permanece acesa.
Para visualizar e/ou alterar as definições do monitor de bateria, aceda à página de definições clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito do ecrã inicial.
Dica
Este manual compreende apenas os itens específicos do monitor de bateria. Para mais informação geral sobre a aplicação VictronConnect, como a respetiva descarga, ligação e utilização, consulte a página de produto e o manual.
4.2. Atualizar firmware
Numa instalação nova, é recomendável atualizar o «firmware» do monitor de bateria. Se houver uma nova versão de «firmware» disponível, a aplicação VictronConnect irá notificá-lo logo que seja feita uma ligação com o monitor de bateria.
Nota
Tenha em atenção que o «firmware» só pode ser atualizado através da aplicação VictronConnect. A aplicação precisa de estar atualizada para poder aceder ao «firmware» mais recente.
Para verificar se o «firmware» está atualizado ou para o atualizar manualmente, ligue-se ao monitor de bateria com a aplicação VictronConnect e faça o seguinte:
Aceda às definições do produto clicando no símbolo de «engrenagem»" na parte superior direita do ecrã de estado do produto.
Clique no símbolo dos «três pontos» no canto direito superior do ecrã de definições.
Selecione «Info do produto» no menu emergente.
Será apresentada a versão de «firmware». É mencionado se esta é ou não a versão mais recente. Se estiver disponível uma versão mais recente, será visualizado um botão «UPDATE» (atualizar).
Para atualizar o «firmware», carregue no botão «UPDATE» (atualizar).
4.3. Fazer definições essenciais
As definições por defeito do monitor de bateria são adaptadas para as baterias de chumbo-ácido como AGM, GEL, OPzV ou OPzS.
A maior parte das definições pode ser mantida por defeito. Mas existem algumas que precisam de ser alteradas como:
Capacidade da bateria.
Tensão carregada.
A funcionalidade da entrada auxiliar (se utilizada).
Estado da carga ou arranque sincronizado.
Nota
Se utilizar baterias de lítio (ou baterias com uma química diferente), precisa de alterar algumas definições.
Primeiro realize as configurações essenciais descritas nesta secção e depois consulte na secção seguinte as definições especiais para o lítio.
Nota
Para obter mais informação sobre estas e quaisquer outras definições, consulte a secção Todas as características e definições.
4.3.1. Introduzir a definição da capacidade da bateria
Na aplicação VictronConnect, consulte: Definições > Bateria.
Por defeito, o monitor de bateria está definido como 200 Ah. Altere este valor para corresponder à capacidade da sua bateria. Nas baterias de chumbo-ácido, é recomendável introduzir uma taxa de 20 h (C20).
4.3.2. Introduzir o valor da tensão carregada
Na aplicação VictronConnect, consulte: Definições > Bateria > Tensão carregada.
Embora o monitor de bateria detete automaticamente a tensão, é uma boa prática comprovar se esta definição está correta.
Estes são os valores recomendados de «Tensão carregada» para as baterias de chumbo-ácido:
Tensão de bateria nominal | Definição de tensão carregada recomendada |
---|---|
12 V | 13,2 V |
24 V | 26,4 V |
36 V | 39,6 V |
48 V | 52,8 V |
Para obter mais informação, consulte também a secção Tensão carregada.
4.3.3. Definir o estado da carga
Na aplicação VictronConnect, consulte: Definições > Bateria > Arranque sincronizado da bateria.
Se estiver configurado com ON (ligado), o monitor de bateria irá ser considerado como sincronizado ao ser ligado, o que resulta num estado da carga de 100 %. Em OFF (desligado), o monitor de bateria será considerado como não sincronizado ao ser ligado, o que resulta num estado da carga desconhecido até à primeira sincronização real.
Somente para a VictronConnect: O valor do estado de carga inicial também pode ser definido manualmente; por defeito é de 100 %, podendo ser definido com um valor diferente, se pretendido. Consulte: Definições > Bateria > Estado de carga.
4.3.4. Definir a função da entrada auxiliar
Na aplicação VictronConnect, consulte: Definições > Diversos > Entrada Aux.
Esta definição configura a função da entrada auxiliar, sendo:
Bateria de arranque - Monitorização da tensão de uma segunda bateria.
Ponto médio - Medição do ponto médio de um banco de baterias.
Temperatura - Medição da temperatura da bateria através de um sensor de temperatura opcional.
Nenhum - A entrada auxiliar não é utilizada.
4.4. Definições para lítio (se necessárias)
O LiFePO4 (fosfato de ferro-lítio ou LFP) é a química de bateria de iões de lítio mais usada. De uma forma geral, as definições por defeito também são aplicáveis a baterias LFP, com a exceção das seguintes:
Corrente de cauda.
Expoente de Peukert
Eficiência do carregamento.
Limite de descarga.
Corrente de cauda
Na aplicação VictronConnect, consulte: Definições > Bateria > Corrente de cauda.
Alguns carregadores de baterias de lítio interrompem a carga se a corrente for inferior a um limiar definido. A corrente de cauda tem de ser configurada com um valor superior, neste caso.
Expoente de Peukert
Na aplicação VictronConnect, consulte: Definições > Bateria > Expoente de Peukert.
Quando são submetidas a taxas de descarga elevadas, as baterias de lítio apresentam um melhor desempenho do que as baterias ácido-chumbo. Defina o expoente de Peukert em 1,05, exceto se o fornecedor de bateria recomendar o contrário.
Eficiência do carregamento
Na aplicação VictronConnect, consulte: Definições > Bateria > Factor de eficiência do carregamento.
A eficiência de carregamento das baterias Li-ion é muito superior à das baterias de chumbo-ácido. Recomendamos configurar a eficiência de carregamento em 99 %.
Limite de descarga
Na aplicação VictronConnect, consulte: Definições > Bateria > Limite de descarga
Esta definição é utilizada no cálculo do «tempo restante», estando configurada em 50 % por defeito para as baterias de chumbo-ácido. No entanto, normalmente as baterias de lítio podem ser descarregadas significativamente em mais de 50 %. O limite de descarga pode ser definido para um valor de 10 % a 20 %, exceto se o fornecedor da bateria recomendar o contrário.
Atenção
Aviso importante
As baterias de lítio são dispendiosas e podem ser danificadas irremediavelmente por uma descarga muito profunda ou por um carregamento excessivo. Os danos por descarga profunda podem ocorrer se pequenas cargas descarregarem a bateria lentamente quando o sistema não estiver a ser utilizado. Alguns exemplos destas cargas são os sistemas de alarme, as correntes de espera das cargas CC e a descarga da corrente de retorno de carregadores de bateria ou de reguladores de carregamento.
A corrente de descarga residual é especialmente perigosa se o sistema tiver sido descarregado completamente e ocorrido um corte por uma tensão da célula baixa. Neste momento, o estado da carga pode ser tão baixo como 1 %. A bateria de lítio ficará danificada se a corrente restante for retirada da bateria. Este dano pode ser irreversível.
Por exemplo, uma corrente residual de 1 mA pode danificar uma bateria de 100 Ah se esta for deixada num estado descarregado durante mais de 40 dias (1 mA x 24 h x 40 dias = 0,96 Ah).
O monitor de bateria extrai <12mA da bateria. A alimentação positiva tem de ser interrompida se um sistema com baterias Li-ion não for controlado durante um período suficientemente longo para que o consumo de energia descarregue completamente a bateria.
Em caso de qualquer dúvida sobre uma possível retirada de corrente residual, isole a bateria abrindo o interruptor respetivo, removendo o(s) fusível(veis) ou desligando o positivo da bateria quando o sistema não estiver a ser utilizado.
4.5. Configurar para utilizar como medidor CC
Nas definições do monitor de bateria VictronConnect, aceda a «Diversos» e selecione «Medidor de energia CC» a partir do menu pendente do modo Monitor. Depois de fazer a seleção, pode escolher a aplicação que vai utilizar o medidor de energia.
Para obter informação adicional, consulte também a secção Modo de Monitor.