4. Instalação
4.1. Desembalar e manusear a bateria
Tenha cuidado ao desembalar a bateria. As baterias são pesadas. Não levante a bateria pelos terminais, nem pelos cabos BMS. A bateria tem duas pegas de transporte em ambos os lados. Pode encontrar o peso da bateria no capítulo Informação técnica.
Familiarize-se com a bateria. Os terminais principais da bateria, na parte superior, têm um símbolo «+» para o terminal positivo e um símbolo «-» para o terminal negativo para garantir a polaridade correta.
Cada bateria possui dois cabos BMS para comunicação com o BMS. Um cabo possui um conector macho de 3 polos e o outro possui um conector fêmea de 3 polos. Dependendo do modelo da bateria, os cabos BMS estão localizados num lado da bateria ou em dois lados opostos da bateria.
Certifique-se de que os cabos BMS não ficam presos ou danificados ao manusear a bateria.
4.2. Descarregue e instale a aplicação VictronConnect
Descarregue a aplicação VictronConnect para Android, iOS ou macOS a partir das respetivas «app stores». Para obter mais informações sobre a aplicação, consulte a página do produto VictronConnect.
4.2.1. Atualizar a bateria e o firmware do BMS
Quando o firmware do BMS é atualizado, o firmware da bateria também é atualizado automaticamente. Isto acontece quer através da aplicação VictronConnect ou, no caso de um Lynx Smart BMS NG em conjunto com um dispositivo GX, através do portal VRM. Certifique-se também de que dispõe da última versão da VictronConnect. Isto garante que a versão mais recente do firmware da bateria e do BMS está disponível.
A aplicação VictronConnect pode pedir para atualizar o firmware na primeira ligação. Se for este o caso, deixe-a atualizar o firmware.
Se uma ou mais baterias forem adicionadas ao sistema posteriormente, o firmware da bateria será atualizado automaticamente pelo BMS.
Para verificar a versão de firmware da bateria e do BMS, faça o seguinte:
|
4.3. Carregamento inicial antes da utilização
4.3.1. Porquê carregar as baterias antes da utilização
Esta secção aplica-se apenas se pretender ligar as baterias em série.
As baterias de lítio têm apenas 50 % da sua carga quando são enviadas da fábrica. Isto é um requisito de segurança no transporte. No entanto, devido às diferenças nos trajetos de transporte e no armazenamento, as baterias apresentam sempre o mesmo estado de carga no momento da sua instalação.
Carregar as baterias novas de forma individual antes de as ligar em série reduz o tempo de carregamento.
O sistema de compensação das células da bateria integrado apenas consegue corrigir pequenas diferenças no estado da carga entre as baterias. As baterias novas podem ter grandes diferenças de estado de carga entre as mesmas que não serão corrigidas se forem instaladas assim, especialmente se forem ligadas em série. Tenha em conta que as diferenças no estado de carga entre as baterias não são a mesma coisa que os desequilíbrios entre as tensões das células no interior de uma bateria. Isto acontece porque os circuitos de compensação das células numa bateria não podem afetar as células de outra bateria.
4.3.2. Como carregar as baterias antes da utilização
Atenção
Utilize sempre um carregador controlado por BMS ao carregar as baterias de lítio individualmente.
Procedimento de carga inicial:
Se um banco de baterias for constituído por baterias ligadas em série para criar um banco de tensão superior, cada bateria tem de ser carregada individualmente. Utilize um carregador dedicado ou um inversor/carregador com um BMS para efetuar a carga inicial.
Apenas uma única bateria ou um banco de baterias conectadas em paralelo podem ser carregados como um só.
Consulte no manual do BMS as instruções para a sua configuração.
Configure o carregador para o perfil de carga conforme indicado na secção Carregamento da bateria e configurações recomendadas do carregador.
Certifique-se de que a bateria, o BMS e o carregador comunicam entre si. Comprove isto desligando um dos cabos BMS da bateria desde o BMS e verifique se o carregador se desliga. Em seguida, volte a ligar o cabo BMS e verifique se o carregador volta a ligar-se.
Ligue o carregador e verifique se está a carregar a bateria.
Note que se, durante o carregamento, houver qualquer desequilíbrio entre as células da bateria, o BMS pode desligar e ligar o carregador repetidamente. Pode reparar que o carregador está desligado durante alguns minutos e depois ligado novamente durante um curto período antes de ser desligado novamente. Não se preocupe; este padrão irá repetir-se até que as células estejam equilibradas. Se as células estiverem equilibradas, o carregador não se desliga enquanto a bateria não estiver totalmente carregada.
A bateria está totalmente carregada quando o carregador atinge a fase de flutuação e o estado da célula da bateria da aplicação VictronConnect está «equilibrado». Se o estado da célula da bateria for «desconhecido» ou «desequilibrado», o carregador da bateria será religado várias vezes até estar «equilibrado».
4.4. Montagem
A montagem deve cumprir os seguintes requisitos:
A bateria tem de ser montada numa posição vertical ou lateral, mas sem orientar os terminais para baixo.
A bateria apenas é adequada para utilização interior e deve ser colocada num local seco.
As baterias são pesadas. Ao mover a bateria para o local de destino, utilize equipamento de manuseamento adequado para transporte.
Assegure uma montagem adequada e segura, uma vez que a bateria pode tornar-se um projétil se for envolvida num acidente rodoviário.
As baterias produzem uma certa quantidade de calor quando são carregadas ou descarregadas. Mantenha um espaço de 20 mm em todos os quatro lados da bateria para fins de ventilação.
4.5. Conectando os cabos da bateria
Observe a polaridade da bateria ao ligar os terminais da bateria a um sistema de CC ou a outras baterias. Tenha cuidado para não causar um curto-circuito nos terminais da bateria.
Ligue os cabos de acordo com o diagrama:
|
Importante
Aperte os parafusos com um binário de 10 Nm. Utilize apenas ferramentas isoladas que correspondam ao tamanho da cabeça do parafuso.
4.5.1. Secção transversal do cabo e classificação do fusível
Utilize cabos de bateria com uma secção transversal que corresponda às correntes que podem estar previstas no sistema de bateria.
As baterias podem produzir correntes muito grandes. É necessário que todas as ligações elétricas da bateria tenham fusíveis.
Os cabos da bateria têm de ser dimensionados para transportar a corrente do sistema máxima prevista, devendo ser utilizado um fusível com uma classificação adequada ao tamanho do cabo da bateria.
Para mais informação sobre a secção transversal do cabo, os tipos e as classificações dos fusíveis, consulte o livro Wiring Unlimited.
A descarga nominal máxima da bateria é indicada na tabela Informação técnica abaixo. A corrente do sistema e, portanto, também a classificação do fusível não deve exceder esta corrente nominal. O fusível deve corresponder à classificação de corrente mais baixa, seja a classificação de corrente do cabo, a classificação de corrente da bateria ou a classificação de corrente do sistema.
4.5.2. Ligar uma única bateria
|
4.5.3. Ligar várias baterias em série
|
4.5.4. Ligar várias baterias em série
|
4.5.5. Ligar várias baterias em série/paralelo
|
4.5.6. Bancos de baterias constituídos por baterias diferentes
Idealmente, ao construir um banco de baterias, todas devem ser da mesma capacidade, idade e modelo. No entanto, há situações em que isto não é possível, como quando a capacidade precisa de ser expandida adicionando mais baterias ou quando uma bateria num banco tem de ser substituída. Nestes casos, siga as indicações do seguinte quadro.
Tipo de banco de baterias | São permitidas capacidades diferentes? | São permitidas idades diferentes? |
---|---|---|
Em paralelo | Sim | Sim |
Em série | Não1) | Sim2) |
Em série / paralelo - num conjunto em série | Não1) | Sim2) |
Em série / paralelo - no caso de um conjunto em série completo ser substituído ou adicionado | Sim | Sim |
1) Todas as baterias devem ter a mesma capacidade nominal e o mesmo número de peça 2) A diferença na idade não deve exceder três anos |
Informação preliminar:
Como as baterias antigas têm capacidade reduzida, ligá-las em série com baterias novas ou ligar baterias de capacidade diferente em série resultará num desequilíbrio entre as baterias. Esse desequilíbrio aumentará com o tempo e causará uma redução geral na capacidade do banco de baterias. Teoricamente, a bateria com a menor capacidade determina a capacidade geral de um conjunto de baterias em série, mas, na realidade, a capacidade geral do conjunto de baterias em série irá reduzir ainda mais com o tempo. Por exemplo, se uma bateria de 50 Ah estiver ligada em série com uma bateria de 100 Ah, a capacidade geral do conjunto será de 50 Ah. No entanto, com o tempo, as baterias ficam desequilibradas e, quando o desequilíbrio atingir, por exemplo, 10 Ah, a capacidade total da bateria será 50 Ah - 10 Ah = 40 Ah. As células da bateria com mais carga terão uma sobretensão durante o carregamento, por não conseguirem enviar a tensão em excesso para as restantes células da bateria. O BMS irá interferir constantemente, o que resulta na descarga excessiva da bateria com menos carga e na sobrecarga da bateria com mais carga.
4.6. Ligação ao BMS
Cada bateria tem dois cabos BMS com um conector macho M8 e fêmea M8 que têm de ser ligados ao BMS.
Como ligar os cabos:
Com uma bateria, ligue os dois cabos diretamente ao próprio BMS.
Num banco de baterias, que é composto por várias baterias, ligue as baterias entre si (em daisy chain) e ligue o primeiro e o último cabo BTV ao BMS. As baterias podem ser interligadas em qualquer ordem.
Se o BMS estiver muito distante para ser alcançado pelos cabos, utilize os cabos de extensão opcionais. Os cabos de extensão estão disponíveis como um par e vêm numa variedade de comprimentos. Para mais informação, consulte a página de produto do cabo de extensão.
4.7. Configurações do carregador
Os parâmetros de carregamento recomendados para as fontes de carregamento são:
Nos modelos de 12,8 V: tensão de absorção de 14,2 V, tempo de absorção de 2 h e tensão de flutuação de 13,5 V.
Nos modelos de 25,6 V: tensão de absorção de 28,4 V, tempo de absorção de 2 h e tensão de flutuação de 27,0 V.
No modelo de 51,2 V: tensão de absorção de 56,8 V, tempo de absorção de 2 horas e tensão de flutuação de 54,0 V
Para obter as correntes de carga recomendadas, consulte o Carregamento da bateria e configurações recomendadas do carregador capítulo e a tabela no capítulo Informação técnica.
Para obter mais informações sobre as configurações de carregamento dos carregadores individuais ou dos inversores/carregadores, por favor, consulte os manuais na respetiva página do produto.
Não é necessário ajustar as tensões de carregamento nos inversores/carregadores controlados por DVCC, como nos carregadores solares Orion XS e MPPT. Esta definição é automática e ligeiramente diferente de uma definição manual. Para obter mais informação sobre o DVCC, consulte o manual do dispositivo GX na página do produto correspondente .
4.8. Colocação em funcionamento
Depois de realizar todas as ligações, deve verificar toda a cablagem do sistema. Também deve ligar o sistema e comprovar a funcionalidade do BMS. Siga esta lista de verificação:
Verifique a polaridade de todos os cabos da bateria. | |
Verifique a área da secção transversal de todos os cabos da bateria. | |
Verifique se todos os terminais do cabo da bateria foram crimpados corretamente. | |
Verifique se todas as ligações do cabo da bateria estão firmes (não exceda o torque máximo). | |
Puxe levemente cada cabo da bateria e veja se as ligações estão apertadas. | |
Verifique todas as ligações do cabo BMS e certifique-se de que os anéis de parafuso do conector estão aparafusados até o fim. | |
Ligue o cabo CC positivo e negativo do sistema à bateria (ou banco de baterias). | |
Verifique a classificação dos fusíveis do conjunto (se aplicável). | |
Instale o(s) fusível(fusíveis) do conjunto (se aplicável). | |
Verifique a classificação do fusível principal. | |
Instale o fusível principal. | |
Verifique se todas as fontes de carga da bateria foram definidas com as configurações de carga corretas. | |
Ligue todos os carregadores de bateria e todas as cargas. | |
Verifique se o BMS está ligado. | |
Desligue um cabo BMS aleatório e verifique se o BMS está a desligar todas as fontes de carregamento e todas as cargas. | |
Volte a ligar o cabo BMS e verifique se todas as fontes de carregamento e cargas ligam novamente. |