3. Projeto do sistema
O Filax é usado tipicamente em sistemas de reserva para garantir que a carga crítica está sempre alimentada por uma fonte CA.
O Filax funciona da seguinte forma:
A carga crítica é normalmente fornecida pela fonte prioritária. Caso a fonte prioritária seja interrompida, a carga é transferida para a fonte alternativa. Quando a fonte prioritária tiver sido reposta e estável durante 30 s, a carga será transferida novamente para a fonte prioritária.
Esta secção descreve algumas conceções de sistema Filax diferentes.
Aviso
Lembre-se de que o Filax não deve ser utilizado em sistemas que não precisem de uma comutação ultrarrápida e que usem um interruptor de transferência manual ou mais genérico. Um exemplo de um sistema assim é um barco no qual existam duas fontes de CA possíveis, como a energia do cais e o gerador, que alimentam o sistema de inversor/carregador de bordo. Nestes sistemas a função do interruptor de transferência implica detetar se uma destas fontes está ativa e, caso esteja, passar a fonte ativa para as cargas. Nestes sistemas, utilize um inversor/carregador Quattro ou um Interruptor de Transferência VE de 5 kVA ou 10 kVA.
Rede elétrica (ou gerador) com reserva por inversor:
Se a rede elétrica falhar (apagão) ou se o gerador falhar (falta de combustível), o Filax irá transferir a carga para o inversor. Quando a rede elétrica (ou o gerador) for reposta, o Filax irá transferir a carga de volta para a rede elétrica (ou para o gerador).
Rede elétrica (ou gerador) com reserva por inversor ou carregador de bateria:
Se for utilizado um inversor como fonte alternativa, é importante que a bateria seja mantida em bom estado de funcionamento. A bateria deve ser recarregada regular e atempadamente. Pode fazer isto adicionando um carregador CA ou um carregador de bateria CA e/ou carregador solar.
Rede elétrica (ou gerador) com reserva por inversor/carregador:
Também é possível obter a função de reserva (UPS) através de uma unidade de inversor/carregador da Victron (sem um Filax). O inversor / carregador por si já proporcionará uma função de reserva (UPS).
Caso seja necessário um nível adicional de redundância, pode ser adicionado um Filax ao sistema de inversor/carregador. Isto também proporciona um sistema de reserva se o inversor/carregador sofrer uma avaria. Também permite substituir o inversor/carregador sem interromper a alimentação da carga crítica.
Rede elétrica (ou gerador) com reserva por dois inversores/carregadores:
Quando o gerador ou a rede elétrica falhar, o primeiro inversor/carregador irá alimentar a carga. Se o inversor/carregador prioritário deixar de funcionar ou tiver desenvolvido uma anomalia, o Filax irá transferir a carga para o segundo inversor/carregador. Isto adiciona um segundo nível de redundância, em comparação com o sistema anterior.
Existem duas formas de projetar um sistema assim. Quer com um banco de baterias individual, um para cada MultiPlus, ou com um banco de baterias único para ambas as unidades MultiPlus.
Considerar a adição de comutadores de isolamento
É uma boa prática adicionar comutadores de isolamento antes e depois de cada inversor/carregador. Isto permitirá isolar e remover o inversor/carregador se tiver de realizar a manutenção ou de o substituir, sem perder a alimentação para a carga crítica.
Considerar a adição da monitorização da bateria
É importante monitorizar a bateria. Se a alimentação da rede elétrica ou do gerador não for reposta, o inversor ou o inversor/carregador irá descarregar a bateria. Eventualmente a tensão da bateria diminuirá de tal modo que o inversor ou o inversor/carregador deixará de funcionar. Para monitorizar o estado da carga da bateria ou para obter uma advertência antecipada em caso de baixa tensão da bateria ou um estado da carga baixo, adicione um monitor de bateria ao sistema.
O monitor de bateria BMV está equipado com um relé, que pode ser programado para ativar ou desativar consoante o estado ou a tensão da bateria. O sinal do relé pode ser utilizado para finalidades de monitorização.
Se for necessária monitorização remota, o monitor de bateria BMV ou o SmartShunt podem ser ligados a um dispositivo de monitorização, como o dispositivo GlobalLink 520 ou um dispositivo GX, como o Cerbo GX. Isto permite a monitorização remota da tensão da bateria, do estado de carga e dos alarmes (consulte o sistema GX no parágrafo seguinte).
Considerar adicionar uma monitorização do sistema completa
Para uma monitorização do sistema completa, adicione um dispositivo GX, como o Cerbo GX. O dispositivo GX não monitoriza o Filax diretamente, mas monitoriza os inversores/carregadores Victron, os monitores de bateria e/ou os carregadores solares que integram o sistema Filax. A monitorização do sistema pode ser realizada localmente através de Wi-Fi, Ethernet, um ecrã ou GX Modbus-TCP ou remotamente através da Internet e do portal VRM.