5. Configuração e definições
O carregador solar podem ser configurado para uma adaptação específica ao sistema utilizado.
Cuidado
Não modifique as definições do carregador solar se não estiver familiarizado com as mesmas, nem com o efeito da sua alteração.
As definições incorretas podem causar problemas no sistema, incluindo danos nas baterias. Em caso de dúvida, solicite a ajuda de um distribuidor, revendedor ou instalador Victron Energy.
5.1. Como alterar as definições
Podem utilizar vários métodos para alterar estas definições. Alguns permitem configurar todas as definições, mas outros podem ter limitações:
A aplicação VictronConnect - pode alterar todas as definições e atualizar o firmware.
A ligação «jumper» na porta VE.Direct - pode selecionar o algoritmo da saída de carga.
Monitor MPPT Control (opcional) - pode alterar a maioria das definições.
Importante
Não modifique as definições do carregador solar se não estiver familiarizado com as mesmas, nem com o efeito da sua alteração. As definições incorretas podem causar problemas no sistema, incluindo danos nas baterias. Em caso de dúvida, solicite a ajuda de um distribuidor, revendedor ou instalador Victron Energy.
5.1.1. Configurações por meio da aplicação VictronConnect
A aplicação VictronConnect pode ser utilizada para alterar todas as definições do carregador solar e para atualizar o firmware.
Consulte o capítulo Aplicação VictronConnect para obter uma visão geral das diferentes maneiras pelas quais a aplicação VictronConnect pode ser ligada ao carregador solar.
Este manual cobre apenas os itens específicos do carregador solar da aplicação VictronConnect. Para obter informações mais gerais sobre a aplicação VictronConnect, como utilizá-la ou como se ligar, consulte o manual do VictronConnect.
Para aceder às definições do carregador solar, navegue pela página de definições. Clique no ícone de engrenagem na parte superior direita do ecrã inicial.
A página de definições proporciona o acesso para visualizar e/ou alterar as definições do carregador solar.
Para obter informação sobre as definições e atualizar o «firmware», consulte o capítulo Atualizar «firmware».
5.1.2. Definições através da ligação «jumper»
Aviso
Se o algoritmo de saída de carga for configurado através da aplicação VictronConnect ou do ecrã MPPT Control, a ligação «jumper» não é utilizada e deve ser removida. A configuração com a ligação «jumper» só é necessária se o algoritmo da saída de carga não puder ser definido de outra forma.
Aviso
Se a porta VE.Direct for utilizada para a comunicação com o dispositivo GX, o monitor MPPT ou outro equipamento, o «jumper» tem de ser removido e não pode ser utilizado para configurar a saída da carga. Neste caso, configure a saída de carga com a aplicação VictronConnect ou um monitor. Consulte na secção Definições da saída de carga ou Definições com o monitor MPPT Control mais informação.
O algoritmo de saída de carga pode ser configurado com uma ligação «jumper», localizado no conector VE.Direct:
Se utilizar a VictronConnect ou o monitor MPPT Control para configurar o algoritmo da saída da carga, a ligação «jumper» não é utilizada. Retire o «jumper».
Se utilizar a ligação «jumper», consulte na tabela seguinte o algoritmo da saída de carga correspondente a cada posição do «jumper». Se utilizar a aplicação VictronConnect ou o monitor posteriormente para alterar a definição da saída de carga, tem de remover primeiro a ligação «jumper».
Algoritmo da saída de carga | Posição da ligação «jumper» | VE.Direct Porta modelos 75 V | Porta VE.Direct. Modelos de 100 V |
---|---|---|---|
Os valores de tensão listados nesta tabela são para os sistemas da bateria de 12 V. Para os sistemas da bateria de 24 V e 48 V, multiplique os valores 12 V indicados respetivamente por 2 e 4. | |||
Algoritmo do BatteryLife Em alternativa, o algoritmo da saída de carga pode ser definido com a aplicação VictronConnect. | Sem ligação «jumper» | ||
Algoritmo convencional Desligamento de tensão baixa: 11,1 V Tensão de reconexão da carga automática: 13,1 V | Entre o pino 1 e 2 | ||
Algoritmo convencional: Desligamento de tensão baixa: 11,8 V Tensão de reconexão da carga automática: 14,0 V | Entre o pino 2 e 3 |
5.1.3. Definições com o monitor MPPT Control
O visor opcional MPPT Control pode ser usado para definir as configurações do carregador solar, com exceção das configurações avançadas, como as configurações das portas RX e TX. Para obter informações sobre como fazer isso, consulte o manual do MPPT Control.
5.2. Todas as definições explicadas
Esta secção lista as definições do carregador solar configuráveis e também explica a atualização do «firmware».
Cuidado
Não modifique as definições se não estiver familiarizado com elas, nem com o efeito da sua alteração. As definições incorretas podem causar problemas no sistema, incluindo danos nas baterias. Em caso de dúvida, solicite a ajuda de um distribuidor, revendedor ou instalador Victron Energy.
5.2.1. Definições da bateria
Tensão da bateria
A tensão da bateria é detetada automaticamente na primeira ativação do carregador solar, sendo definida em conformidade. A deteção automática adicional é desativada. Para se certificar de que utiliza uma medição estável, o carregador aguarda primeiro 10 s e depois faz uma medição média. Não se esqueça de que o carregador solar permanece desligado durante este tempo.
Se o carregador solar não medir a tensão da bateria, vai utilizar 12 V por defeito e guardar este valor. Isto acontece se o carregador solar for alimentado através dos seus terminais PV, enquanto não estiver ligado a uma bateria.
O carregador solar não deteta automaticamente uma bateria de 36 V. Precisa de ser definida manualmente.
Depois da deteção automática, a tensão da bateria pode ser alterada e definida como 12 V, 24 V, 36 V ou 48 V, se for necessário (a definição de 36 V e 48 V apenas possível no modelo 100/20).
Dica
Conselho:
Se tiver de atualizar o «firmware do carregador solar, enquanto mantém a deteção da tensão automática ativa, por exemplo, antes de enviar a unidade a um utilizador final, faça o seguinte:
Atualizar o «firmware».
Quando a atualização do «firmware» terminar, aceda à página de definições na aplicação VictronConnect.
Aqui, clique nos três pontos verticais no canto direito superior e selecione «Repor definições por defeito» do menu pendente.
Desative o carregador solar em 10 s.
Quando a unidade voltar a ser ligada, vai realizar a deteção automática da tensão inicial.
Corrente de carga máxima
Esta definição configura a corrente de carga máxima da bateria. É definida por defeito como a corrente de carga solar máxima.
Utilize esta definição para reduzir a corrente de carga, por exemplo, quando utilizar um banco de baterias menor, que precise de uma corrente de carga inferior.
Carregador ativado
Esta definição ativa ou desativa o carregador da bateria. Por defeito, está configurada como «ativado».
Pode utilizar esta definição quando precisar de realizar trabalhos na instalação. Quando esta definição está desativada, as baterias não serão carregadas.
Predefinição da bateria
Esta definição configura a algoritmo de carga da bateria.
Pode selecionar entre:
Predefinições de fábrica da bateria.
Predefinições de bateria definidas pelo utilizador.
Criar, modificar ou eliminar uma predefinição feita por um utilizador.
Esta definição utiliza as predefinições de fábrica para uma ampla variedade de tipos de bateria. Estes algoritmos de carga predefinidos são adequados para quase todas as instalações.
Também é possível criar as predefinições da bateria pelo utilizador. A secção Algoritmo de carga da bateria personalizado explica como fazer isto. Estas predefinições do utilizador estão guardadas na biblioteca da aplicação VictronConnect. Serão úteis para configurar vários carregadores solares, não sendo assim necessário definir todo o algoritmo de carga sempre que configurar um carregador solar novo.
Modo especialista
Esta definição ativa ou desativa o modo especialista. Por defeito, está definido como «desativado».
Cuidado
Os algoritmos de carga predefinidos funcionam corretamente na maior parte das instalações. Apenas deve ativar as definições de especialista se o seu equipamento tiver requisitos especiais.
Quando esta definição está ativada, serão configurados os seguintes parâmetros:
Tensões do carregador: inicial, absorção e flutuação
Inicial: desvio da tensão para carga inicial.
Absorção: duração, tempo e corrente de cauda.
Equalização: corrente, intervalo, modo de paragem e duração.
Compensação de tensão de temperatura.
Corte de baixa temperatura.
Para saber o significado destes parâmetros, consulte o capítulo Definições do algoritmo de carga da bateria.
Equalização
Cuidado
A equalização pode causar danos na bateria se esta não for adequada para este tipo de carga. Verifique sempre junto do fabricante da bateria antes de ativar a equalização.
Esta definição pode ser utilizada para ativar e desativar a equalização automática. Quando está ativada, pode escolher os dias em que a equalização deve ser repetida.
Pode iniciar uma equalização manual carregando no botão «START NOW» (iniciar agora). Utilize a opção de equalização manual apenas durante as fases de absorção e de flutuação e quando houver luz solar suficiente. Os limites de corrente e de tensão são idênticos aos da função de equalização automática. A fase de equalização manual dura uma hora e pode ser interrompida em qualquer momento com a função «Stop Equalize» (parar a equalização).
Aviso
A definição de equalização pode não estar ativada; isto pode ocorrer se a predefinição da bateria não suportar uma carga de equalização, como nas baterias de lítio.
Algoritmo de carga da bateria personalizado
Esta secção explica como modificar um algoritmo de carga da bateria ou criar, modificar e eliminar as predefinições da bateria feitas pelo utilizador. Consulte a secção Definições do algoritmo de carga da bateria para conhecer o significado de todos os parâmetros do algoritmo de carga.
Cuidado
Apenas os utilizadores experientes devem configurar ou editar os algoritmos de carga definidos pelo utilizador. Um algoritmo de carga da bateria definido incorretamente pode danificar a bateria ou criar situações de perigo.
Para modificar o algoritmo de carga da bateria básico:
Selecione um tipo de bateria predefinido que se adeque à sua bateria.
Altere um dos parâmetros de carga básicos listados no ecrã de definições.
Configure os parâmetros necessários.
A predefinição da bateria agora está configurada como «realizada pelo utilizador».
Para modificar um algoritmo de carga da bateria especialista
Ative o modo «Expert» (Especialista).
Os parâmetros de carga adicionais e básicos são listados no ecrã.
Configure os parâmetros necessários.
A predefinição da bateria agora está configurada como «realizada pelo utilizador».
Para criar e guardar um tipo de bateria personalizado:
Selecione um tipo de bateria predefinido que se adeque à sua bateria.
Altere os parâmetros de carga de modo que correspondam à sua bateria. Pode fazer isto no modo normal ou no modo especialista.
A predefinição da bateria agora está configurada como «realizada pelo utilizador».
Selecione «Create Preset» (criar predefinição) no menu «Battery Preset» (predefinição da bateria).
Atribua um nome à predefinição da bateria.
Para carregar um tipo de bateria personalizado:
Selecione «Select Preset» (selecionar predefinição) no menu «Battery Preset» (predefinição da bateria).
O menu lista todos os tipos de bateria personalizados e predefinidos que foram adicionados previamente (se existirem).
Selecione o tipo de bateria.
Para modificar (ou eliminar) um tipo de bateria personalizado:
Selecione «Edit Preset» (editar predefinição) no menu «Battery Preset» (predefinição da bateria).
Escolha a bateria que pretende modificar. Não é possível modificar uma predefinição de fábrica, apenas as personalizações podem ser modificadas (ou eliminadas).
Modificar os parâmetros de carga.
Para guardar as definições carregue no botão «SAVE CHANGES» (guardar alterações) na parte inferior da página.
Para apagar a bateria, carregue no botão «REMOVE PRESET» (remover predefinição).
Definições do algoritmo de carga da bateria
Esta secção explica todos os parâmetros utilizados no modo especialista e as definições usadas ao programar um tipo de bateria personalizado com o menu de predefinição da bateria.
Tensão de absorção
Esta definição configura a tensão de absorção.
Tempo de absorção adaptativa
Esta definição ativa ou desativa o tempo de absorção adaptativa.
Quando desativado: A duração da fase de absorção é igual todos os dias; a duração é determinada pela definição «tempo de absorção máximo», desde que haja energia solar suficiente.
Lembre-se de que esta opção pode potencialmente originar a sobrecarga das baterias, em particular nas baterias de chumbo e se ocorrerem apenas descargas diárias pouco profundas. Consulte no fabricante da bateria o tempo de absorção máximo recomendado.
A única condição que pode terminar o tempo de absorção antecipadamente é a «corrente de cauda». Se o tempo de absorção tiver de ser sempre igual, então desative a definição «Corrente de cauda». Consulte mais informação sobre a definição da corrente de cauda mais abaixo nesta secção.
Quando ativada: A duração da fase de absorção é diferente todos os dias, adapta-se ao estado da carga da bateria, durante a manhã, no início do ciclo de carga.
O tempo de absorção adaptativa máxima para o dia é determinado pela tensão da bateria medida antes de o carregador solar começar a funcionar todos os dias.
Multiplicador
x 1
x 2/3
x 1/3
x 1/6
Tempo de absorção adaptativa*
06:00 horas
04:00 horas
02:00 horas
1:00 hora
Sistema de 12 V
Vbat < 11,9 V
11,9 V < Vbat < 12,2 V
12,2 V < Vbat < 12,6 V
Vbat > 12,6 V
Sistema de 24 V
Vbat < 23,8 V
23,8 V < Vbat < 24,2 V
24,2 V < Vbat < 25,2 V
Vbat > 25,2 V
Sistema de 48 V
Vbat < 47,6 V
47,6 V < Vbat < 48,8 V
48,8 V < Vbat < 50,4 V
Vbat > 50,4 V
*) O tempo de absorção adaptativa é calculado pelo multiplicador vezes a definição «tempo de absorção máximo». Os tempos de absorção adaptativa nesta tabela são baseados numa predefinição do «Tempo de absorção máximo» de 6 h.
Tempo de absorção máximo
Esta definição configura o limite de tempo de absorção. Esta definição apenas está disponível ao programar um perfil de carga personalizado.
Introduza o tempo máximo em horas e minutos (hh:mm) que o carregador solar pode passar na fase de absorção. O tempo máximo que pode ser definido são 12 h e 59 min.
Tensão de flutuação
Esta definição configura a tensão de flutuação.
Compensação da tensão para reiniciar a carga inicial
Define a tensão de compensação da tensão para reiniciar a carga inicial. Esta tensão de compensação permite determinar quando uma fase de carga para e recomeça a fase inicial, ou seja, o ciclo de carga reinicia e começa novamente na primeira fase de carga.
A tensão para voltar à carga inicial é calculada adicionando o desvio da tensão para reiniciar a carga inicial com a definição da tensão inferior (normalmente, esta é a fase de flutuação).
Um exemplo: Se o desvio para a carga inicial estiver definida em 0,1 V e a tensão de flutuação em 13,8 V, o ciclo de carga irá reiniciar quando a tensão da bateria for inferior a 13,7 V (13,8 menos 0,1) durante 1 min.
Tensão de equalização
Esta definição configura a tensão de equalização.
Percentagem da corrente de equalização
Esta definição configura a percentagem da definição «corrente de carga máxima» que será utilizada para calcular a corrente de carga de equalização.
Por exemplo: Se a definição «corrente de carga máxima» for configurada em 10 A e a definição «percentagem de corrente de equalização» em 10 %, a corrente de equalização será 1 A (10 % de 10 A).
Equalização automática
Esta definição configura o intervalo de repetição para a fase de equalização. Pode ser configurada de um a 250 dias. A definição em 1 significa uma equalização diária, em 2 significa dia sim dia não e assim sucessivamente.
A fase de equalização é utilizada tipicamente para equilibrar as células e também para evitar a estratificação do eletrólito nas baterias de chumbo-ácido inundadas. A necessidade da equalização depende do tipo de bateria, de a equalização (automática) ser precisa e em que condições. Consulte o fornecedor da bateria para descobrir se a bateria precisa de equalização.
Durante a fase de equalização, a tensão de carga aumenta até à «Tensão de equalização» definida. Esta é mantida enquanto a corrente de carga for inferior à «percentagem de corrente de equalização» da definição «Corrente máxima».
Duração do ciclo de equalização automática:
Para todas as predefinições da bateria VRLA e para algumas das baterias inundadas, a fase de equalização automática termina quando o limite de tensão (maxV) for atingido.
A equalização não está disponível para a predefinição da bateria de lítio.
Se uma fase de equalização automática não tiver sido completada num dia, não recomeçará no dia seguinte. A seguinte equalização decorrerá de acordo com o intervalo previsto na definição «Equalização Automática».
Modo de paragem da equalização
Esta definição determina quando a fase de equalização deve terminar:
Automática: a equalização é interrompida se a tensão da bateria atingir a tensão de equalização.
Tempo fixo: A equalização para quando o tempo definido for atingido, segundo a definição «Duração da equalização máxima».
Duração da equalização máxima
Esta definição configura o tempo máximo que a fase de equalização vai durar.
Equalização manual
Utilize esta opção para efetuar uma equalização «única». Depois de carregar no botão «Start Now»» (Iniciar agora), é realizado um ciclo de equalização de uma hora; em alternativa, pode parar a fase de equalização manualmente.
Corrente de cauda
Esta configuração define o limite de corrente para terminar a fase de absorção antes de o tempo de absorção máximo ser atingido. Se a corrente de carga for inferior à corrente de cauda, durante 1 min, a fase de absorção terminará e a fase de flutuação começará. Esta configuração pode ser desativada definindo-a como zero.
Compensação da temperatura
Esta configuração define o coeficiente de compensação da temperatura necessário para um carregamento compensado pela temperatura.
Diversos tipos de bateria requerem uma tensão de carga mais baixa em condições de funcionamento quentes e uma tensão de carga mais elevadas em condições de funcionamento frias. O coeficiente configurado é em mV por grau Celsius para todo o banco de baterias, não por célula. A temperatura de base para a compensação são 25 ºC (77 ºF).
O gráfico abaixo indica o comportamento da tensão de carga de absorção e flutuação em diferentes temperaturas. O gráfico exibe a compensação de temperatura para um sistema de 12V e usa um coeficiente de compensação de temperatura de -16mV/°C. . Para um sistema de 48 V, multiplique por 4.
Por padrão, o carregador solar usa sua temperatura interna para o carregamento com compensação de temperatura da bateria. Uma leitura da temperatura interna é feita pela manhã e depois novamente quando o carregador solar estiver ocioso por pelo menos uma hora, por exemplo, quando o carregador não estiver carregando ativamente uma bateria ou fornecendo uma carga.
Quando o carregador solar faz parte da rede VE.Smart Networking e recebe uma leitura da temperatura da bateria de um sensor de bateria ou de um monitor de bateria com um sensor de temperatura, a temperatura real da bateria será utilizada para o carregamento com compensação de temperatura ao longo do dia.
Corte de baixa temperatura
Esta definição é utilizada para evitar os danos numa bateria de lítio ao desativar o carregamento a baixas temperaturas.
Atenção
A função «Corte de temperatura baixa» só está ativa quando o carregador solar integrar uma rede VE.Smart Network e receber uma leitura da temperatura da bateria de um Sensor de Bateria ou de um monitor de bateria com sensor de temperatura.
A definição «low temperature cut-off» (corte por temperatura baixa) está configurada por defeito como desativada. Quando está ativada, é possível definir um corte de baixa temperatura. A temperatura predefinida são 5 ºC, uma temperatura adequada para as baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). No entanto, deve verificar junto do fornecedor da bateria de lítio para saber o valor de definição desta bateria.
O mecanismo de «corte por temperatura baixa» suspenderá o carregamento da bateria quando a temperatura da bateria for inferior ao valor desta definição. O carregamento da bateria recomeça quando a temperatura da bateria for 0,5 ºC superior à definição de corte por baixa temperatura.
Lembre-se de que a definição «corte por temperatura baixa» não é necessária para baterias Victron Lithium Smart ou para baterias Victron Super Pack com o número de série HQ2040 e superior. Esta definição só é necessária para baterias de lítio que não consigam bloquear o carregamento quando a temperatura desce demasiado.
5.2.2. Definições da saída de carga
Estas definições são utilizadas tipicamente para acionar a saída de carga.
As definições de saída de carga também podem ser utilizadas para controlar a porta VE.Direct TX permitindo-lhe operar um BatteryProtect, um relé ou outro dispositivo de corte de carga. Para mais informações, consulte o capítulo Definições da porta TX.
Aviso
Certifique-se de que o link do jumper é removido antes de configurar a saída de carga. O link do jumper deve permanecer removido depois disso. Se o jumper não for removido e a porta TX estiver configurada como «comunicação normal» e/ou a porta RX estiver configurada como «configuração de saída de carga» (essas são as configurações padrão), o jumper substituirá as configurações de saída de carga do VictronConnect.
Lembre-se de que o comportamento da saída de carga será diferente do previsto quando as definições da iluminação exterior estiver ativada (desativada por defeito).
BatteryLife (configuração padrão):
É um algoritmo autoadaptável para maximizar a vida útil da bateria. Para mais informação detalhada em relação à sua funcionalidade, por favor, consulte capítulo BatteryLife para uma descrição da mesma.
Algoritmo convencional 1:
Sistema 12 V: desligado quando Vbat < 11,1 V, ligado quando Vbat > 13,1 V.
Sistema 24 V: desligado quando Vbat < 22,2 V, ligado quando Vbat > 26,2 V.
Sistema 48 V: desligado quando Vbat < 44,4 V, ligado quando Vbat > 52,4 V.
Algoritmo convencional 2:
Sistema 12 V: desligado quando Vbat < 11,8 V, ligado quando Vbat > 14,0 V.
Sistema 24 V: desligado quando Vbat < 23,6 V, ligado quando Vbat > 28,0 V.
Sistema 48 V: desligado quando Vbat < 47,4 V, ligado quando Vbat > 56,0 V.
Sempre desligado:
A saída de carga está sempre desligada.
Sempre ligado:
A saída de carga está sempre ligada.
Algoritmo definido do utilizador 1:
desligado quando Vbat < Vbaixo.
ligado quando Vbat > Valto.
Algoritmo definido do utilizador 2:
desligado quando Vbat < Vbaixo ou Vbat > Valto.
Ligado quando Vbat está entre Vbaixo e Valto.
Seletor automático de potência (AES):
ligado quando Vbat > Valto.
desligado quando Vbat < Valto durante o tempo de AES pré-selecionado.
desligado quando Vbat < Vbaixo.
Aviso
Observe que o temporizador AES só é executado quando Vbat está abaixo de Valto, mas é reiniciado quando Vbat fica acima de Valto.
Por exemplo: Digamos que a carga está configurada para ligar quando a bateria estiver em 14 V (Valto) e desligar em 10V (Vbaixo):
Se a bateria for mantida acima de 14 V, a carga nunca será desligada, pois o temporizador do AES é continuamente reiniciado.
Se a bateria estiver abaixo de 14 V, o temporizador do AES fará uma contagem regressiva e a carga será desligada quando o temporizador do AES expirar.
Se a bateria cair abaixo de 10 V, a carga será desligada independentemente do estado do temporizador do AES.
Os modos «sempre desligado» e «sempre ligado» responderão imediatamente. Os outros modos têm um atraso de 2 minutos antes de a saída de carga ser alterada. Isto é feito para que o carregador solar não responda muito rapidamente quando, por exemplo, uma corrente de irrupção baixar brevemente a tensão da bateria abaixo do limite.
O algoritmo de iluminação pública também pode controlar a saída de carga. A saída de carga é desligada quando a tensão da bateria está abaixo da tensão de desconexão da carga ou quando o escurecimento da iluminação pública está em 0 %. A saída de carga é ligada novamente quando a tensão da bateria está acima da tensão de reconexão da carga e o escurecimento da iluminação pública está entre 1 e 100 %.
5.2.3. Configurações da iluminação pública
A função de iluminação exterior permite que o carregador solar controle automaticamente a iluminação noturna. Vai determinar automaticamente quando a luz deve ser ligada ou desligada e pode controlar a intensidade luminosa.
Quando a função de iluminação estiver ativada, pode criar um programa de temporizador com as funções Sunset (pôr do sol), Sunrise (nascer do sol) e Midnight (meia noite) como pontos centrais. Estes pontos centrais irão ser ajustados automaticamente, dependendo da duração da noite que varia conforme as estações.
Controlo da iluminação exterior
O carregador solar controla a iluminação exterior:
Através dos terminais de saída da carga.
Através da porta TX com um cabo de saída digital VE.Direct TX. Consulte mais detalhes na secção Definições da porta TX.
Aviso
O algoritmo de iluminação exterior é sempre aplicado em conjunto com as definições configuradas no menu de saída da carga:
Se a iluminação exterior estiver desativada, então a saída de carga (virtual) é controlada apenas pela configuração realizada no menu da saída de carga.
Se a iluminação exterior estiver ativada, então é uma função E: a saída de carga será ligada quando ambas as condições estabelecidas no menu de saída da Carga forem cumpridas, bem como as definições da iluminação exterior. Caso contrário, estará desligada.
Certifique-se de que a definição da saída de carga é «Sempre ligada» ou «BatteryLife». Não a configure como «Sempre desligada», pois isto significa que a iluminação exterior está sempre apagada.
Pode utilizar as restantes opções da saída de carga com outros níveis de tensão configuráveis para forçar o desligamento da iluminação exterior.
Definir a ação do Pôr do Sol
No pôr do sol pode escolher quaisquer das seguintes ações:
Manter as luzes apagadas
Ligado durante um tempo fixo:
Esta opção ligará a iluminação exterior no pôr do sol e depois irá desligá-la após um período configurável. Quando a função de atenuação estiver ativada1 (1), pode introduzir dois níveis de atenuação: um para o período «ligado» e um segundo para o período «desligado». Um caso de utilização típica para estas opções é obter uma luz forte durante as horas de tráfego intenso (logo após o pôr do sol) e diminuir a intensidade durante as horas baixas, para economizar bateria. Defina o segundo nível de regulação de intensidade para 0 % para desligar a luz completamente durante a segunda secção.
Ligar até à meia-noite
Esta opção ligará a iluminação exterior no pôr do sol e depois irá desligá-la à meia-noite. Quando a função de atenuação estiver ativada1 , pode introduzir dois níveis de atenuação: um para o período «ligado» (até à meia-noite) e um segundo para o período «desligado» após a meia-noite. Defina o segundo nível de regulação de intensidade para 0 % para desligar a luz completamente durante a segunda secção.
Ligado até ao nascer do sol:
Esta opção ligará a iluminação no pôr do sol e depois irá desligá-la ao nascer do sol. Quando esta opção estiver selecionada, já não é preciso também selecionar uma ação ao nascer do sol, pois esta opção de controlo não é necessária. Quando a função de atenuação estiver ativada1, apenas pode configurar um nível de atenuação, o do pôr do sol.
1) A atenuação requer que a função Porta TX seja configurada como uma das definições «Atenuação de luz». Isto acontece para que a porta TX produza um sinal PWM que pode ser usado para atenuar a luz. Se a função da porta TX não tiver sido configurada como uma das definições «Atenuação de luz», as opções de atenuação não serão visualizadas no menu das definições do pôr do sol. Consulte também a secção Definições da porta TX.
Configurar a ação Nascer do Sol.
Ao amanhecer, pode escolher:
Desligar:
Apaga a luz ao nascer do sol.
Ligar antes do nascer do sol:
Esta opção liga a iluminação num intervalo configurável antes do nascer do sol e depois desliga-a quando o sol nasce.
Se a atenuação estiver ativada1 é possível configurar um intervalo de luz mais intensa durante as primeiras horas da manhã. Em conjunto com a ação Sunset (pôr do sol), pode configurar três níveis de atenuação: um para as horas de ponta do final da tarde, um durante as horas com pouco trânsito e o terceiro para as primeiras horas da manhã.
Meia-noite
O carregador não tem um relógio de tempo real, pelo que não sabe quando são 12 horas da noite. Todas as referências a meia-noite indicam aquilo que denominamos como meia-noite solar, o ponto médio entre o pôr e o nascer do sol.
Sincronização de meia-noite e nascer do sol
O carregador solar tem de ter o seu relógio interno sincronizado com o ciclo solar, para conseguir determinar os pontos centrais da meia-noite solar e nascer do sol no programa de temporizador.
Depois de configurar as definições de iluminação exterior e quando o carregador solar estiver ligado, este irá começar a funcionar sem sincronização. Primeiro assumirá que a meia-noite ocorrerá seis horas após o pôr do sol e que a noite completa dura 12 horas.
Em funcionamento, o carregador solar irá verificar o tempo entre cada nascer do sol detetado. Após três ciclos completos de noite / dia, nos quais o tempo detetado dura cerca de 24 h (é permitida uma hora de desvio), irá começar a utilizar o seu relógio interno, em vez da temporização fixa de 6 e 12 h.
Aviso
Uma perda de potência (sem energia da bateria nem energia PV) fará com que o carregador solar perca a sua sincronização. Demorará cinco dias até voltar a estar sincronizado. Lembre-se de que as definições de iluminação exterior e as restantes definições não se perderão, pois são guardadas numa memória não volátil.
Deteção do pôr do sol e do nascer do sol
As definições da tensão para a deteção do pôr e do nascer do sol podem ser utilizadas para que a deteção corresponda à configuração do painel. A tensão da deteção do nascer do sol deve ser 0,5 V superior ao nível de tensão do pôr do sol. A menor tensão detetável é de 11,4 V. Defina esta opção como 0 para utilizar as predefinições integradas, que são:
Pôr do sol = Vpainel < 11,4 V
Nascer do sol = Vpainel > 11,9 V
A configuração predefinida é 0, que utiliza tensões predefinidas integradas.
Utilize os períodos de «Atraso» para evitar que o sistema faça uma comutação acidental quando as nuvens passam sobre o painel. O intervalo válido varia de 0 min a 60 min. Os «Atrasos» estão desativados por defeito (0).
Velocidade da regulação de intensidade gradual
A opção de regulação de intensidade gradual pode ser utilizada para desacelerar a resposta do programa de temporização. Isto será útil para utilizar várias luzes numa fileira. Ajuda a dissimular o facto de cada temporizador utilizar a sua própria deteção e á haver um momento de transição que varia entre as unidades.
As configurações de regulação de intensidade podem ser ajustadas. Pode inserir o número de segundos necessários para atingir cada ponto percentual de mudança (x segundos / por 1 % de regulação de intensidade). Pode introduzir um número de 0 a 100. Dois exemplos:
0 = resposta imediata (atenuação gradual desativada):
Uma definição de 0 obterá uma resposta imediata, o que significa que a opção de atenuação gradual foi desativada.
9 = atenuação de 0 % a 100 % em 15 min:
Definir a velocidade de atenuação em 9, por exemplo, abranda a velocidade de atenuação para 15 min (9 s por cada ponto percentual de atenuação x 100 pontos percentuais = 900 s = 15 min.
Aviso
Certifique-se de que a função da porta TX está definida no modo «Atenuação de luz» (como descrito no ponto 1 no início deste capítulo) e ligue um cabo de saída digital VE.Direct TX à entrada de atenuação PWM do acionador LED.
Alteração do ponto médio
A hora da meia-noite é estimada com base na atividade solar e depende da sua localização geográfica. Os tempos de economia da luz diária podem causar um desvio adicional entre a meia-noite «solar» e de «relógio». A função da variação de ponto médio compensará estas diferenças. Utilize 0 para desativar a mudança (predefinido).
Aviso
A definição da variação do ponto médio apenas é relevante quando o programa de definição da iluminação exterior utilizar a «meia-noite» como momento de comutação.
Exemplo de cálculo:
No cálculo utilizamos um dia de 1440 min, em que «Sunset» (pôr do sol) ocorre às 19h00 (1140 min) e «Sunrise» (nascer do sol) ocorre às 6h25 (385 min):
A duração da noite em minutos é: 1440m(min/dia) -1140m(tempo até o pôr do sol) + 385m(tempo até o nascer do sol) = 685m.
O grau de alteração = hora de pôr de sol(minutos) + metade da duração da noite(minutos) - duração dia(minutos) = 1140 min + 342 min - 1440 min = 42 min.
Configuração de exemplo
As seleções feitas na imagem do ecrã anterior resultam neste programa:
No pôr de sol - a luz será ligada durante um período fixo.
Nível de atenuação no pôr de sol - em brilho total (100 %).
Manter a luz ligada durante - a duração foi definida em 1 h e 0 min.
Nível de atenuação no final - no fim de uma hora o brilho será reduzido para metade (50 %).
Também:
No nascer do sol - a iluminação será ajustada antes do nascer do sol.
Hora antes do nascer do sol - em 1 h e 0 m antes do nascer do sol, será feita a seguinte regulação:
Nível de atenuação - o brilho completo será reposto (100 %).
5.2.4. Definições da porta TX
A porta VE.Direct-TX pode ser usada para enviar um sinal a um dispositivo externo. Por exemplo, para enviar um sinal PWM para escurecer um poste de luz.
Aviso
Lembre-se de que, no desvio da predefinição enquanto usa uma ligação «jumper», tem de remover esta ligação e configurar o algoritmo da saída de carga com a definição da saída de carga VictronConnect em alternativa.
Para utilizar a porta TX, precisa de um cabo.
A funcionalidade da porta TX pode ser definida em:
Comunicação normal:
Esta é a predefinição. Utilize esta função quando fizer a ligação a um dispositivo GX, de um «dongle» VE.Direct Bluetooth Smart ou de qualquer outro dispositivo que precise de comunicar com o carregador solar através da porta VE.Direct.
Impulso a cada 0,01 kWh:
Utilize esta função em combinação com um medidor de energia.
A porta TX emitirá um impulso sempre que for captado 0,01 kWh adicional de energia. A porta TX é normalmente elevada e será acionada em baixo durante aproximadamente 250 ms por cada 0,01 kWh captado.
Atenuação da luz (PWM normal):
Utilize esta função com a definição «Streetlight» (iluminação exterior).
O sinal PWM* da porta TX será 100 % do ciclo de funcionamento quando for necessária toda a intensidade luminosa.
Atenuação da luz (PWM invertida):
Utilize esta função com a definição «Streetlight» (iluminação exterior).
O sinal PWM* da porta TX será 0 % do ciclo de funcionamento quando for necessária toda a intensidade luminosa.
Saída de carga virtual:
Utilize esta função para criar uma saída de carga virtual para as cargas que extraem mais corrente que o valor nominal da saída de carga.
A porta TX será comutada com as mesmas condições configuradas nas definições da saída de carga.
Ligue o cabo de saída digital VE.Direct TX a um módulo BatteryProtect, a um relé ou diretamente ao conector remoto ligar/desligar da carga**.
*) O sinal PWM são 5 V, 160 Hz.
**) A porta TX é um sinal lógico de 5 V. Ela pode acionar no máximo uma carga de impedância de 22 kOhm, em que a tensão de saída é reduzida para 3,3 V. Certifique-se de que a carga conectada está dentro dessa especificação.
Note que estas funcionalidades (exceto a primeira) não desativam a capacidade de comunicação da unidade. O que acontece é que a unidade deteta automaticamente a entrada de dados e, enquanto os dados estão a ser recebidos, retoma a comunicação normal. Quando a receção de dados estiver concluída, regressará automaticamente à sua função TX configurada.
Para obter informações mais aprofundadas sobre a porta VE.Direct ao estilo do programador, consulte o documento Comunicação de dados com produtos Victron Energy.
5.2.5. Definições da porta RX
A porta VE.Direct-RX pode ser utilizada para receber um sinal de um dispositivo externo. Por exemplo para ligar (ou desligar) o carregador solar a partir de um sinal enviado por um sistema de gestão de baterias (BMS).
Aviso
Lembre-se de que, no desvio da predefinição enquanto usa uma ligação «jumper», tem de remover esta ligação e configurar o algoritmo da saída de carga com a definição da saída de carga VictronConnect em alternativa.
Para utilizar a porta RX para o controlo de ligar / desligar remoto, precisa de um cabo de ligar/desligar remoto sem inversão VE.Direct.
A funcionalidade da porta RX pode ser definida em:
Configuração da saída de carga:
Esta é a predefinição. O pino RX pode ser utilizado para instalar um «jumper» para selecionar o funcionamento da saída de carga. Consulte em Definições da saída de carga mais detalhes.
Ligar / desligar remoto:
Esta funcionalidade ligará ou desligará o carregador solar por meio do pino RX.
- O pino RX para GND desligará o carregador solar.
- O pino RX flutuante ou o positivo da bateria irá ligar o carregador solar.
Saída de carga de ligar / desligar invertida:
Esta definição inverte o controlo de ligar/desligar da saída de carga:
- Pino RX 0 V ligará a saída de carga.
- Pino RX +5 V desligará a saída de carga.
Ligar/desligar de saída de carga normal:
Esta definição permite o controlo de ligar/desligar da saída de carga:
- Pino RX 0 V desligará a saída de carga.
- Pino RX +5 V ligará a saída de carga.
Para mais informação de «programação» sobre a porta VE.Direct, consulte o Livro de branco da comunicação de dados dos produtos Victron Energy.
5.3. Atualizar «firmware»
O «firmware» pode ser verificado e atualizado com a aplicação VictronConnect.
A aplicação VictronConnect pode pedir, na primeira ligação, para atualizar o firmware. Se esse for o caso, deixe que ele execute uma atualização de firmware.
Se não foi atualizado automaticamente, verifique se o firmware já está atualizado utilizando o seguinte procedimento:
Ligar ao carregador solar.
Clique o símbolo das definições .
Clique o símbolo das opções .
Vá para informações do produto.
Verifique se está a executar o firmware mais recente e procure o texto: «Esta é a versão mais recente».
Se o carregador solar não tiver o «firmware» mais atualizado, deve fazer uma atualização.
5.4. VE.Smart Networking
O VE.Smart Networking permite que vários produtos conectados à mesma rede partilhem dados via Bluetooth e foi especialmente projetado para sistemas menores que não têm um dispositivo GX instalado.
Quando este produto integrar uma rede VE.Smart Networking, pode receber dados ou comunicar com os seguintes dispositivos:
Todos os carregadores solares SmartSolar.
Todos os carregadores solares BlueSolar conectados a um dongle VE.Direct Bluetooth Smart.
Um monitor de bateria BMV ou SmartShunt equipado com «bluetooth» (ou «dongle» VE.Direct Bluetooth Smart) e um sensor de temperatura BMV opcional.
Alguns carregadores CAinteligentes.
O inversor SUN.
Para obter a lista de compatibilidade do produto, consulte o manual do VE.Smart localizado na página do produto da aplicação VictronConnect.
A VE.Smart Networking pode ser usado para:
Medir a temperatura - a temperatura de bateria medida é utilizada pelos carregadores na rede no carregamento com compensação de temperatura e, no caso das baterias de lítio, no corte de baixa temperatura.
Medir a tensão da bateria - a tensão da bateria medida é utilizada pelos carregadores na rede para compensar a tensão de carga se houver uma queda de tensão nos cabos da bateria.
Medir de corrente - a corrente de bateria medida é utilizada pelo carregador, de modo a saber a corrente de cauda exata em que a fase de absorção deve terminar e iniciar a fase de flutuação (ou equalização). Para medir a corrente de carga, são combinadas todas as correntes de carga de todos os carregadores ou, se um monitor de bateria integrar a rede, será utilizada a corrente de bateria real.
Carregamento sincronizado - Todos os carregadores da rede agirão como se fossem um único carregador grande. Um dos carregadores da rede assumirá a função de mestre e ditará o algoritmo de carga que os outros carregadores usarão. Todos os carregadores seguirão o mesmo algoritmo de carga e os mesmos estágios de carga. O mestre é selecionado aleatoriamente (não pode ser definido pelo utilizador), portanto, é importante que todos os carregadores usem as mesmas configurações de carga. Durante o carregamento sincronizado, cada carregador carregará até sua própria configuração de corrente máxima de carga (não é possível definir uma corrente máxima para toda a rede). Para obter mais informações, consulte o manual do VE.Smart localizado na página do produto do aplicação VictronConnect.
Este vídeo apresenta o Smart Battery Sense e alguns recursos do VE.Smart Networking:
5.4.1. Configuração da rede VE.Smart Networking
Notas de conceção da rede VE.Smart Networking:
Só pode haver um produto na rede que transmita a tensão e/ou a temperatura da bateria. Não é possível utilizar um monitor de bateria juntamente com um Smart Battery Sense, ou vários destes dispositivos.
Para que a rede funcione, todos os dispositivos em rede devem encontrar-se no raio da transmissão de «Bluetooth».
É possível incluir 10 dispositivos numa rede VE.Smart Networking.
Alguns dispositivos mais antigos podem não ser compatíveis com a rede VE.Smart Networking. Para obter mais informação, consulte a secção Limitações no manual da VE.Smart Networking.
Configurar a rede
Ao criar a rede, primeiro configure um sensor Smart Battery ou monitor de bateria e depois adicione um ou mais carregadores solares ou carregadores CA.
Todos os carregadores solares e carregadores CA devem ter as mesmas definições de carga. A forma mais simples de fazer isto é utilizar uma bateria predefinida ou uma bateria definida pelo utilizador guardada. Uma mensagem de advertência #66 será mostrada se houver uma diferença entre as definições de carga dos dispositivos.
Para configurar uma rede nova:
Abra a aplicação VictronConnect.
Selecione um dos dispositivos que precisa de integrar na rede VE.Smart nova.
Aceda à página de definições clicando no símbolo de engrenagem .
Clique em «VE.Smart Networking».
Clique em «Create Network» (criar rede).
Introduza um nome para a rede nova.
Clique em «Save» (guardar).
Espere pela confirmação de que a rede foi configurada e clique em «OK».
Se precisar de adicionar mais dispositivos a esta rede, consulte o próximo parágrafo.
Para adicionar um outros dispositivo a uma rede existente:
Abra a aplicação VictronConnect. Selecione um dispositivo que precise de integrar numa rede VE.Smart.
Aceda à página de definições clicando no símbolo de engrenagem .
Clique em «VE.Smart Networking»
Clique em «Join existing» (adicionar a existente).
Selecione a rede à qual quer adicionar o dispositivo.
Espere pela confirmação de que a rede foi configurada e clique em «OK».
Repita os passos anteriores se quiser adicionar mais dispositivos à rede.
Para sair de uma rede:
Abra a aplicação VictronConnect.
Selecione um dispositivo que tenha de ser removido da rede VE.Smart.
Aceda à página de definições clicando no símbolo de engrenagem .
Clique em «VE.Smart Networking» (Rede VE.Smart).
Clique em «Leave network» (deixar rede).
Verificar a rede
Quando a rede estiver configurada, todos os dispositivos comunicam entre si. O LED ativo em cada dispositivo conectado piscará a cada 4 s. Isto indica que o dispositivo está a comunicar ativamente com a rede.
Para verificar se um dispositivo individual está em comunicação com a rede, clique no símbolo VE.Smart no ecrã principal ao lado do marcador solar. Uma janela emergente abre-se para visualizar o estado da ligação e os parâmetros partilhados.
Para verificar se todos os dispositivos estão em comunicação ativa com a mesma rede VE.Smart Networking, aceda à página de definições de um dos dispositivos em rede e clique em «VE.Smart Networking». Será apresentado um ecrã com os parâmetros do dispositivo partilhados e todos os outros dispositivos ligados à mesma rede são apresentados.
Mais informação
Para obter mais informação, consulte o manual da rede VE.Smart Networking.