Skip to main content

MultiPlus

5. Configuração

Nesta secção:

Atenção

As configurações devem ser alteradas unicamente por um eletricista qualificado.

Leia atentamente as instruções antes da realização das alterações.

As baterias devem ser posicionadas num local seco e bem ventilado durante o carregamento.

5.1. Configurações básicas: pronto a usar

O Multi é entregue com os valores normais de fábrica. Regra geral, estes valores são adequados para o funcionamento de uma unidade.

Atenção

Aviso: A tensão de carregamento normalizada pode não ser apropriada para as baterias. Consulte a documentação do fabricante ou o fornecedor da bateria para obter instruções.

Definição

Valor por defeito

Frequência do inversor

60 Hz

Gama de frequência de entrada

55 - 65 Hz

Intervalo da tensão de entrada

94 - 143 VCA

Tensão do inversor

120 VCA

Autónomo/paralelo/trifásico

Autónomo

Modo de Procura

desligado

Relé de ligação à terra

On

Ligar/desligar o carregador

ligado

Algoritmo de carga de bateria

adaptativo de quatro fases com modo BatterySafe

Corrente de carga

100 % da corrente de carga máxima

Tipo de bateria

Victron Gel Deep Discharge (também adequada para Victron AGM Deep Discharge)

Carga de equalização automática

Off

Tensão de absorção

14,4 V

Tempo de absorção

até 8 h (dependendo da duração da carga inicial)

Tensão de flutuação

13,8 V

Tensão de Armazenamento

13,2 V (não regulável)

Tempo de absorção repetida

1 h

Intervalo de absorção repetida

7 dias

Protecção de carga inicial

desligado

Limite da corrente de entrada CA

12 A (= limite de corrente regulável para as funções PowerControl e PowerAssist)

Função UPS ligada

ligado

Limitador dinâmico da corrente desligado

desligado

WeakAC (CA fraca)

desligado

Boost factor (factor de reforço)

2

Relé programável

Função alarme

5.2. Explicações das definições

A seguir as configurações são explicadas brevemente.

Para obter mais informação sobre estas definições, consulte os ficheiros de ajuda nos programas de configuração do software, conforme indicado no próximo capítulo Configuração por computador.

Frequência do inversor

Frequência de saída se não houver CA na entrada: 60 Hz

Gama de frequência de entrada

Intervalo de frequência de entrada aceite pelo Multi. O Multi faz a sincronização neste intervalo com a frequência de entrada CA. A frequência de saída é igual à frequência de entrada.

Ajustabilidade: 55 – 65 Hz.

Tensão do inversor

Tensão de saída do Multi a funcionar com a bateria.

Capacidade de adaptação: 95 V a 128 V.

Intervalo da tensão de entrada

Intervalo de tensão aceite pelo Multi. O Multi faz a sincronização neste intervalo com a tensão de entrada CA. A tensão de saída é igual à tensão de entrada.

Capacidade de adaptação:

  • Limite inferior: 94 V a 120 V

  • Limite superior: 120 V - 143 V

Funcionamento autónomo/paralelo/configuração bi-trifásica

Com vários aparelhos é possível:

  • Aumentar a potência total do inversor (vários dispositivos em paralelo).

  • Criar um sistema de fase dividida.

  • Criar um sistema de trifásico.

Os valores básicos do produto referem-se ao funcionamento autónomo. Consulte nos capítulos Ligação paralela e Ligação trifásica o funcionamento em paralelo ou trifásico.

Modo de Procura

Se o modo de Procura estiver ativado, o consumo em funcionamento sem carga diminui cerca de 70 %. Neste modo, o Multi, ao funcionar como inversor, desliga-se se não houver carga ou se esta for muito fraca e volta a ligar-se a cada 2 s durante um curto período. Se a corrente de saída superar um nível predefinido, o inversor continua a funcionar. Caso contrário, o inversor volta a desligar-se.

O modo de Procura não pode ser configurado com os interruptores DIP.

Os níveis de carga «desligar» e «continuar» do modo de Procura podem ser configurados com o VEConfigure. As configurações normais são:

  • Desligado: 30 W (carga linear)

  • Ligar: 60 W (carga linear)

AES (Comutador Automático de Poupança)

Em vez do Modo de Procura, também é possível selecionar o modo AES (unicamente com o VEConfigure).

Se estiver ativado, o consumo de energia num funcionamento sem carga e com carga baixa diminui aproximadamente 20 %, «estreitando» ligeiramente a tensão sinusoidal.

Relé de ligação à terra

Este relé realiza a ligação a terra do condutor neutro da saída CA pela caixa quando o relé de segurança de retroalimentação estiver aberto. (Consulte no capítulo Esquema de ligações internas o item H). Isto garante um funcionamento correto dos interruptores de fuga à terra das saídas.

Se não for necessária uma saída com ligação à terra durante o funcionamento do inversor, esta função deve ser desativada. (Utilize o VEConfigure ou a aplicação VictronConnect).

Curva de carga

A configuração básica é «adaptativa de quatro etapas com o modo BatterySafe». Consulte uma descrição no capítulo Carregador de baterias. Esta é a curva de carga recomendada. Consulte as outras características nos ficheiros de ajuda nos programas de configuração do «software».

Tipo de bateria

A configuração básica é a mais adequada para a bateria de gel de descarga profunda Victron, para a Gel Exide A200 e para as baterias estacionárias de placa tubular (OPzS). Esta configuração também pode ser utilizada com muitas outras baterias: AGM de descarga profunda Victron e outras baterias AGM e muitos tipos de baterias inundadas de placa lisa. Com os interruptores DIP pode definir até quatro tensões de carga.

Carga de equalização automática

Esta configuração destina-se às baterias de tracção de placa tubular. Durante a absorção, o limite da tensão aumenta para 2,83 V/célula. Quando a corrente de carga tiver diminuído para menos de 10 % da corrente máxima definida.

Tempo de absorção

O tempo de absorção depende do tempo inicial (característica de carga variável) para que a bateria seja carregada de forma óptima. Se o carregamento «fixo» for selecionado, o tempo de absorção é fixo. É conveniente um tempo de absorção máximo de oito horas para a maior parte das baterias. Se selecionar uma tensão de absorção maior para a carga rápida (só possível com baterias abertas inundadas), são preferíveis quatro horas. Com os comutadores DIP pode definir um tempo de oito horas. Para a curva de carga variável, isto determina o tempo máximo de absorção.

Tensão de armazenagem, tempo de absorção repetida, intervalo de repetição de absorção

Consulte a secção Carregador de baterias.

Proteção «Bulk» (carga inicial)

Definição por defeito: desligado. Quando esta função estiver ativada, a duração de carga inicial está limitada a 10 h. Um tempo de carga superior pode indicar um erro do sistema (p. ex., um curto-circuito da célula de bateria).

Limite da corrente de entrada CA

São os parâmetros de limitação de corrente com os quais o PowerControl e o PowerAssist começam a funcionar. A definição de fábrica são 12 A.

Função SAI

Se esta função estiver ativada e se a CA de entrada falhar, o Multi passa para o funcionamento de inversor praticamente sem interrupção. Deste modo, pode ser utilizado como Sistema de Alimentação Ininterrupta (UPS) em equipamentos sensíveis como computadores ou sistemas de comunicação. Se a tensão de saída para alguns grupos geradores pequenos for demasiado instável e distorcida para usar esta função*, o Multi passa para o funcionamento de inversor contínuo. Por esta razão, a função pode ser desativada. O Multi reagirá então mais lentamente a desvios da tensão de entrada CA. O tempo de transferência para o funcionamento do inversor é consequentemente mais longo, mas a maior parte dos equipamentos (computadores, relógios e eletrodomésticos) não sofrem um impacto negativo.

Recomendação: Desative a função UPS se o Multi não realizar a sincronização ou passar continuamente para o funcionamento de inversor.

* De uma forma geral, a definição de UPS pode ser deixada como «ligada» se o Multi estiver ligado a um gerador com um «alternador regulado AVR síncrono».

Pode ser necessário definir o modo UPS em «desligado» se o Multi estiver ligado a um gerador com um «alternador regulado de condensador síncrono» ou a um alternador assíncrono.

Limitador de corrente dinâmico

Para os geradores que produzem a tensão CA com um inversor estático (denominado gerador-inversor). Neste geradores as rpm são limitadas se a carga for baixa: isto reduz o ruído, o consumo de combustível e a poluição. Uma desvantagem é que a tensão de saída cairá enormemente ou, inclusive, falhará completamente em caso de aumento repentino da carga. Só é possível fornecer mais carga depois de o motor atingir a velocidade normal.

Se esta definição estiver ligada, o Multi vai reduzir a corrente de carga até atingir o limite de corrente de carga definido. Isto permite que o motor do gerador atinja a velocidade configurada. Esta função também pode ser utilizada com geradores clássicos que reagem lentamente a uma variação súbita da carga.

WeakAC (CA fraca)

Uma distorção forte da tensão de entrada pode fazer com que o carregador funcione mal ou que nem funcione de todo. Se ativar a função WeakAC, o carregador também aceita uma tensão muito distorcida à custa de uma maior distorção da corrente de entrada.

Recomendação: Ative a WeakAC se o carregador carregar pouco ou não carregar (o que é bastante incomum). Ative simultaneamente o limitador de corrente dinâmico e reduza a corrente de carga máxima para evitar a sobrecarga do gerador, se for necessário.

BoostFactor

Modifique esta função apenas depois de consultar a Victron Energy ou um técnico autorizado pela Victron Energy.

Relé programável

O relé programável está configurado de forma predefinida como relé de alarme, ou seja, será desativado em caso de alarme ou de pré-alarme (o inversor demasiado quente, a ondulação na entrada é demasiado elevada e a tensão da bateria está demasiado baixa). Com o software VEConfigure ou a aplicação VictronConnect, também pode programar o relé para outros efeitos como, por exemplo, para proporcionar um sinal de arranque do gerador.

5.3. Configuração por computador

Todas as definições podem ser alteradas por meio de um telefone, tablet ou computador.

É necessário o seguinte:

Tenha em conta que algumas definições também podem ser alteradas com os interruptores DIP (ver o próximo capítulo Configuração por interruptores DIP).

5.4. Configuração por interruptores DIP

Algumas definições podem ser alteradas com os interruptores DIP.

Procedimento:

  1. Ligue o Multi, de preferência sem carga e sem tensão CA na entrada. O aparelho funcionará no modo inversor.

  2. Defina os interruptores DIP conforme necessário.

  3. Guarde as definições movendo o interruptor 6 do DIP para "ligado" e de volta para "desligado".

Interruptor DIP 1

Definição por defeito: para utilizar o produto com o interruptor de ligar/desligar/apenas carregador DS 1: «desligado»: quando combinado com o painel de controlo Multi Digital, um «dongle» VE.Bus Smart, CCGX, Venus GX ou semelhante; o interruptor DIP 1 também deve estar na posição «desligado». Definição para funcionamento com um interruptor remoto de três posições: DS 1: «ligado» O interruptor de três posições deve estar ligado ao terminal H; consultar o apêndice A.

Utilize apenas um tipo de controlo remoto: um interruptor ou um painel de controlo Multi Digital.

Interruptor DIP 2 e 3

Estes interruptores DIP podem ser usados para definir:

  • A tensão de carregamento das baterias e o tempo de absorção

  • Modo de Procura

(Para mais definições do sistema, utilize o VEConfigure ou a aplicação VictronConnect)

DS 2 - DS 3

Tensão de absorção (V)

Tensão de flutuação (V)

Tensão de armazenagem (V)

Tempo de absorção (h)

Tipos de baterias adequados

DS 2 = desligado

DS 3 = desligado

(defeito)

14.4

13.8

13.2

8

Gel Victron deep discharge

Gel Exide A200

AGM Victron deep discharge

DS 2 = ligado

DS 3 = desligado

14.1

13.8

13.2

8

Gel Victron long life (OPzV)

Long Life (OPzV)

Gel Exide A600 (OPzV)

Bateria Gel MK

Li-ion (LiFePO4)

DS 2 = desligado

DS 3 = ligado

14.7

13.8

13.2

5

AGM Victron deep discharge

Baterias de placas tubulares ou OPzS no modo de semiflutuação

AGM SpiralCell

Interruptor DIP 4

Não utilizado

Interruptor DIP 5

Modo de procura desligado = desligado ligado = ligado

Guarde as definições movendo o interruptor 6 do DIP para "ligado" e de volta para "desligado".

Exemplo 1 (definição de fábrica)

Exemplo 2

Exemplo 3

DS-1: Interruptor de três posições

DS-2: tensão de carga

DS-3: tensão de carga

DS-4: Não utilizado

DS-5: Modo de Procura

DS-6: Definição de armazenagem

Dip_switches_A.png

DS-1

DS-2

DS-3

DS-4

DS-5

DS-6

Dip_switches_B.png

DS-1

DS-2

DS-3

DS-4

DS-5

DS-6

Dip_switches_C.png

1: Interruptor de três posições ligado

2,3: GEL 14,4 V

4: qualquer posição

5: Modo de Procura desativado

6: Definição da armazenagem: desligado → ligado → desligado

1: Interruptor de três posições ligado

2,3: GEL vida longa 14,4 V (lítio)

4: qualquer posição

5: Modo de Procura desativado

6: Definição da armazenagem: desligado → ligado → desligado

1: Interruptor de três posições ligado

2,3: Placa tubular 15 V

4: qualquer posição

5: Modo de procura ligado

6: Definição da armazenagem: desligado → ligado → desligado

O exemplo 1 apresenta os valores de fábrica (como estes valores são introduzidos por computador, todos os interruptores DIP de um produto novo estão desativados («off»)).

Guarde as definições alterando o interruptor DS-6 de desligado para ligado e depois de novamente para desligado. Os LED «carregador» e «alarme» irão piscar para indicar a aceitação das configurações.