4. Configuração
O inversor está pronto a ser utilizado com as definições de fábrica (consulte a secção Especificações técnicas).
O inversor pode ser configurado com a a aplicação VictronConnect. Faça a ligação com um «smartphone» ou «tablet» através de «Bluetooth» ou um computador através de USB e uma «interface» VE.Direct para USB).
Atenção
As configurações devem ser alteradas unicamente por um eletricista qualificado.
Leia atentamente as instruções antes da realização das alterações.
4.1. Tensão e frequência de saída CA
O inversor está predefinido para 230 VCA.
A tensão e a frequência de saída de CA podem ser definidas com um valor diferente, de acordo com a tabela abaixo.
Modelo | Intervalo de tensão de saída CA | Intervalo de frequência |
---|---|---|
Modelos de 230 VCA | De 210 VCA a 245 VCA | 50 Hz ou 60 Hz |
4.2. Modo ECO e definições ECO
O inversor está equipado com o modo ECO. O modo ECO é ativado através da aplicação VictronConnect.
Quando o inversor estiver no modo ECO, reduz o seu consumo de energia em aproximadamente 85 %, se não houver cargas ligadas ao mesmo.
Se o inversor estiver no modo ECO, o inversor muda para o estado de pesquisa quando não houver carga ou carga muito baixa. Se estiver no estado de pesquisa, o inversor está desligado e liga-se a cada 3 s durante um breve período (regulável). Se o inversor detectar uma carga de determinada dimensão (regulável), o inversor regressa ao modo de funcionamento normal. Assim que a carga for inferior a um determinado nível, o inversor regressa ao modo ECO.
A tabela seguinte indica as predefinições e o intervalo de definição dos parâmetros ECO:
Parâmetro | Valor por defeito | Intervalo |
---|---|---|
Potência mínima de ativação | 14 VA | 14 VA - classificação nominal do inversor |
Intervalo de pesquisa do modo ECO | 3 s | 0-64 s |
Tempo de pesquisa do modo ECO | 0,16 s | 0,08 s - 5,500 s |
Nota
Observe que as configurações necessárias do modo ECO dependem muito do tipo de carga: indutiva, capacitiva, não linear. Pode ser necessário ajustar para cargas específicas.
4.3. Definições do alarme de bateria fraca e de deteção de carga
O inversor tem dois modos diferentes de desconexão por bateria fraca:
Desconexão por bateria fraca com base na tensão da bateria. Esta é a tensão de «desconexão por bateria fraca».
Desconexão por bateria fraca com base na tensão da bateria em função da sua carga. Este modo está desativado por predefinição. Consulte a próxima secção Corte dinâmico para obter mais informação.
Quando o inversor for desligado devido a uma bateria fraca (independentemente do modo):
O inversor volta a arrancar quando a tensão da bateria superar o nível de «alarme e reinício por bateria fraca».
O inversor reconhece o alarme da bateria fraca quando detetar que a bateria está a ser carregada. Esta é a tensão de «deteção de carga».
Tensão da bateria | Desligamento de bateria gasta | Alarme e reinício por bateria fraca | Deteção da carga |
---|---|---|---|
12 V | Defeito: 9,3 V Alcance: 0-100 V | Defeito: 10,9 V Alcance: 0-100 V | Defeito: 14 V Alcance: 0-100 V |
24 V | Defeito: 18,6 V Alcance: 0-100 V | Defeito: 21,8 V Alcance: 0-100 V | Defeito: 28,0 V Alcance: 0-100 V |
4.3.1. Corte dinâmico
A função de «Corte dinâmico» torna a proteção da paragem de funcionamento por bateria fraca uma função da corrente da bateria consumida em relação à tensão da mesma.
Se estiver a ser retirada uma corrente elevada da bateria, será utilizado um limiar de tensão de corte inferior como, por exemplo, 10 V. Da mesma forma, quando a bateria apenas estiver a ser descarregada lentamente, será utilizada uma tensão de corte elevada, por exemplo como, 11,5 V.
Desta forma, uma queda de tensão, causada pela resistência interna da bateria, é compensada para que a tensão seja um parâmetro muito mais fiável para decidir quando interromper a descarga da bateria.
A função de «Corte dinâmico» é mais útil para as baterias com uma elevada resistência interna, como as de OPzV e OPzS. É um pouco menos relevante para as baterias de GEL e AGM e talvez mesmo irrelevante para as baterias de lítio. O gráfico seguinte mostra a relação de descarga em relação à curva de tensão para as diferentes baterias. Podemos ver como a curva de lítio (LiFePO4) é quase plana em relação à curva de OPzV e OPzS.
A curva pode ser ajustada na aplicação VictronConnect.
Importante
Não utilize a função «Corte dinâmico» numa instalação com outras cargas ligadas à mesma bateria. Nestes sistemas, a tensão pode cair devido a outras cargas ligadas à bateria. O algoritmo de corte dinâmico no inversor não pode considerar as outras cargas e vai desligar o inversor demasiado cedo com um alarme de subtensão.
Definições VictronConnect
A função «Corte dinâmico» está desativada por predefinição.
Ative a funcionalidade «Corte dinâmico» para a utilizar e configurar.
Selecione a bateria. Escolha entre: OPzV/OPzS, GEL/AGM, LiFePO4 ou Personalizada.
Introduza a capacidade da bateria.
Introduza a tensão para as várias correntes de descarga. Estes valores já foram definidos para as tensões genéricas que pertencem à bateria específica selecionada anteriormente. Altere estas definições apenas se precisarem de ajuste e se tiver a competência necessária ou utilizar uma bateria personalizada.
4.4. Definições da bateria
Corrente de carga máxima
Esta definição configura a corrente de carga máxima da bateria. É definida por defeito como a corrente de carga solar máxima.
Utilize esta definição para reduzir a corrente de carga, por exemplo, quando utilizar um banco de baterias menor, que precise de uma corrente de carga inferior.
Predefinição da bateria
Esta definição configura a algoritmo de carga da bateria.
Pode selecionar entre:
Predefinições de fábrica da bateria
Predefinições da bateria feitas pelo utilizador
Criar, modificar ou eliminar uma predefinição feita por um utilizador.
Esta definição utiliza as predefinições de fábrica para uma ampla variedade de tipos de bateria. Estes algoritmos de carga predefinidos são adequados para quase todas as instalações.
Também é possível criar as predefinições da bateria pelo utilizador. A secção Algoritmo de carga da bateria personalizado explica como fazer isto. Estas predefinições do utilizador estão guardadas na biblioteca da aplicação VictronConnect. Serão úteis para configurar vários carregadores solares, não sendo assim necessário definir todo o algoritmo de carga sempre que configurar um carregador solar novo.
Modo especialista
Esta definição ativa ou desativa o modo especialista. Por defeito, está definido como «desativado».
Cuidado
Os algoritmos de carga predefinidos funcionam corretamente na maior parte das instalações. Apenas deve ativar as definições de especialista se o seu equipamento tiver requisitos especiais.
Quando esta definição está ativada, serão configurados os seguintes parâmetros:
Tensões do carregador: inicial, absorção e flutuação
Inicial: desvio da tensão para carga inicial
Absorção: duração, hora e corrente de cauda
Equalização: corrente, intervalo, modo de paragem e duração
Compensação da tensão por temperatura
Corte por baixa temperatura
Para saber o que significam estes parâmetros, consulte a secção Definições do algoritmo de carga da bateria
Equalização
Cuidado
A equalização pode causar danos na bateria se esta não for adequada para este tipo de carga. Verifique sempre junto do fabricante da bateria antes de ativar a equalização.
Esta definição pode ser utilizada para ativar e desativar a equalização automática. Quando está ativada, pode escolher os dias em que a equalização deve ser repetida.
Pode iniciar uma equalização manual carregando no botão «START NOW» (iniciar agora). Utilize a opção de equalização manual apenas durante as fases de absorção e de flutuação e quando houver luz solar suficiente. Os limites de corrente e de tensão são idênticos aos da função de equalização automática. A fase de equalização manual dura uma hora e pode ser interrompida em qualquer momento com a função «Stop Equalize» (parar a equalização).
Aviso
A definição de equalização pode não estar ativada; isto pode ocorrer se a predefinição da bateria não suportar uma carga de equalização, como nas baterias de lítio.
4.4.1. Definições do algoritmo de carga da bateria
Esta secção explica todos os parâmetros utilizados no modo especialista e as definições usadas ao programar um tipo de bateria personalizado com o menu de predefinição da bateria.
Tensão de absorção
Esta definição configura a tensão de absorção.
Tempo de absorção adaptativa
Esta definição ativa ou desativa o tempo de absorção adaptativa.
Quando desativado: A duração da fase de absorção é igual todos os dias; a duração é determinada pela definição «tempo de absorção máximo», desde que haja energia solar suficiente.
Lembre-se de que esta opção pode potencialmente originar a sobrecarga das baterias, em particular nas baterias de chumbo e se ocorrerem apenas descargas diárias pouco profundas. Consulte no fabricante da bateria o tempo de absorção máximo recomendado.
A única condição que pode terminar o tempo de absorção antecipadamente é a «corrente de cauda». Se o tempo de absorção tiver de ser sempre igual, então desative a definição «Corrente de cauda». Consulte mais informação sobre a definição da corrente de cauda mais abaixo nesta secção.
Quando ativada: A duração da fase de absorção é diferente todos os dias, adapta-se ao estado da carga da bateria, durante a manhã, no início do ciclo de carga.
O tempo de absorção adaptativa máxima para o dia é determinado pela tensão da bateria medida antes de o carregador solar começar a funcionar todos os dias.
Multiplicador
x 1
x 2/3
x 1/3
x 1/6
Tempo de absorção adaptativa*
06:00 horas
04:00 horas
02:00 horas
1:00 hora
Sistema de 12 V
Vbat < 11,9 V
11,9 V < Vbat < 12,2 V
12,2 V < Vbat < 12,6 V
Vbat > 12,6 V
Sistema de 24 V
Vbat < 23,8 V
23,8 V < Vbat < 12,2 V
24,2 V < Vbat < 25,2 V
Vbat > 25,2 V
*) O tempo de absorção adaptativa é calculado pelo multiplicador vezes a definição «tempo de absorção máximo». Os tempos de absorção adaptativa nesta tabela são baseados numa predefinição do «Tempo de absorção máximo» de 6 h.
Tempo de absorção máximo
Esta definição configura o limite de tempo de absorção. Esta definição apenas está disponível ao programar um perfil de carga personalizado.
Introduza o tempo máximo em horas e minutos (hh:mm) que o carregador solar pode passar na fase de absorção. O tempo máximo que pode ser definido são 12 h e 59 min.
Tensão de flutuação
Esta definição configura a tensão de flutuação.
Compensação da tensão para reiniciar a carga inicial
Define a tensão de compensação da tensão para reiniciar a carga inicial. Esta tensão de compensação permite determinar quando uma fase de carga para e recomeça a fase inicial, ou seja, o ciclo de carga reinicia e começa novamente na primeira fase de carga.
A tensão para voltar à carga inicial é calculada adicionando o desvio da tensão para reiniciar a carga inicial com a definição da tensão inferior (normalmente, esta é a fase de flutuação).
Um exemplo: Se o desvio para a carga inicial estiver definida em 0,1 V e a tensão de flutuação em 13,8 V, o ciclo de carga irá reiniciar quando a tensão da bateria for inferior a 13,7 V (13,8 menos 0,1) durante 1 min.
Tensão de equalização
Esta definição configura a tensão de equalização.
Percentagem da corrente de equalização
Esta definição configura a percentagem da definição «corrente de carga máxima» que será utilizada para calcular a corrente de carga de equalização.
Por exemplo: Se a definição «corrente de carga máxima» for configurada em 10 A e a definição «percentagem de corrente de equalização» em 10 %, a corrente de equalização será 1 A (10 % de 10 A).
Equalização automática
Esta definição configura o intervalo de repetição para a fase de equalização. Pode ser configurada de um a 250 dias. A definição em 1 significa uma equalização diária, em 2 significa dia sim dia não e assim sucessivamente.
A fase de equalização é utilizada tipicamente para equilibrar as células e também para evitar a estratificação do eletrólito nas baterias de chumbo-ácido inundadas. A necessidade da equalização depende do tipo de bateria, de a equalização (automática) ser precisa e em que condições. Consulte o fornecedor da bateria para descobrir se a bateria precisa de equalização.
Durante a fase de equalização, a tensão de carga aumenta até à «Tensão de equalização» definida. Esta é mantida enquanto a corrente de carga for inferior à «percentagem de corrente de equalização» da definição «Corrente máxima».
Duração do ciclo de equalização automática:
Para todas as predefinições da bateria VRLA e para algumas das baterias inundadas, a fase de equalização automática termina quando o limite de tensão (maxV) for atingido.
A equalização não está disponível para a predefinição da bateria de lítio.
Se uma fase de equalização automática não tiver sido completada num dia, não recomeçará no dia seguinte. A seguinte equalização decorrerá de acordo com o intervalo previsto na definição «Equalização Automática».
Modo de paragem da equalização
Esta definição determina quando a fase de equalização deve terminar:
Automática: A equalização para se a tensão da bateria tiver atingido a tensão de equalização
Tempo fixo: A equalização para quando o tempo definido for atingido, segundo a definição «Duração da equalização máxima».
Duração da equalização máxima
Esta definição configura o tempo máximo que a fase de equalização vai durar.
Equalização manual
Utilize esta opção para efetuar uma equalização «única». Depois de carregar no botão «Start Now»» (Iniciar agora), é realizado um ciclo de equalização de uma hora; em alternativa, pode parar a fase de equalização manualmente.
Corrente de cauda
Esta configuração define o limite de corrente para terminar a fase de absorção antes de o tempo de absorção máximo ser atingido. Se a corrente de carga for inferior à corrente de cauda, durante 1 min, a fase de absorção terminará e a fase de flutuação começará. Esta configuração pode ser desativada definindo-a como zero.
Compensação da temperatura
Esta configuração define o coeficiente de compensação da temperatura necessário para um carregamento compensado pela temperatura.
Diversos tipos de bateria requerem uma tensão de carga mais baixa em condições de funcionamento quentes e uma tensão de carga mais elevadas em condições de funcionamento frias. O coeficiente configurado é em mV por grau Celsius para todo o banco de baterias, não por célula. A temperatura de base para a compensação são 25 ºC (77 ºF).
O gráfico seguinte indica o comportamento da tensão de carga de absorção e flutuação em diferentes temperaturas. O gráfico mostra a compensação da temperatura para um sistema de 12 V e utiliza um coeficiente de compensação da temperatura -16m V/ºC. Para um sistema de 24 V, multiplique as tensões por dois.
Por defeito, o Inversor SUN utiliza a temperatura interna para o carregamento compensado pela temperatura da bateria. É realizada uma leitura da temperatura interna de manhã e depois novamente quando o Inversor SUN estiver inativo durante, pelo menos, uma hora, por exemplo, quando não estiver a carregar ativamente uma bateria ou a alimentar uma carga.
Quando o Inversor SUNintegrar uma rede VE.Smart e receber uma leitura da temperatura da bateria de um Sensor de Bateria ou de um monitor de bateria com sensor de temperatura, a temperatura real da bateria será utilizada para o carregamento compensado pela temperatura durante todo o dia.
Corte de baixa temperatura
Esta definição é utilizada para evitar os danos numa bateria de lítio ao desativar o carregamento a baixas temperaturas.
Atenção
A função «Corte por temperatura baixa» só está ativa quando um sensor de temperatura estiver ligado. Consulte a secção Sensor de temperaturapara obter mais informação.
A definição «low temperature cut-off» (corte por temperatura baixa) está configurada por defeito como desativada. Quando está ativada, é possível definir um corte de baixa temperatura. A temperatura predefinida são 5 ºC, uma temperatura adequada para as baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). No entanto, deve verificar junto do fornecedor da bateria de lítio para saber o valor de definição desta bateria.
O mecanismo de «corte por temperatura baixa» suspenderá o carregamento da bateria quando a temperatura da bateria for inferior ao valor desta definição. O carregamento da bateria recomeça quando a temperatura da bateria for 0,5 ºC superior à definição de corte por baixa temperatura.
Lembre-se de que a definição «corte por temperatura baixa» não é necessária para baterias Victron Lithium Smart ou para baterias Victron Super Pack com o número de série HQ2040 e superior. Esta definição só é necessária para baterias de lítio que não consigam bloquear o carregamento quando a temperatura desce demasiado.
4.5. Rede VE.Smart
A rede VE.Smart permite que os vários produtos ligados partilhem dados através do «Bluetooth». Foi especialmente desenvolvida para sistemas mais pequenos que não têm um dispositivo GX instalado.
Quando este produto integrar uma rede VE.Smart, pode receber dados ou comunicar com os seguintes dispositivos:
Todos os carregadores solares SmartSolar
Todos os carregadores solares BlueSolar que estejam ligados a um «dongle» VE.Direct Bluetooth Smart.
Um monitor de bateria BMV ou SmartShunt equipado com «bluetooth» (ou «dongle» VE.Direct Bluetooth Smart) e um sensor de temperatura BMV opcional.
Certos carregadores CA
Inversor SUN
Para obter informação sobre a lista de compatibilidade de produtos, consulte o manual VE.Smart localizado na página de produto da aplicação VictronConnect.
A rede VE.Smart pode ser utilizada para:
Medir a temperatura - a temperatura de bateria medida é utilizada pelos carregadores na rede no carregamento com compensação de temperatura e, no caso das baterias de lítio, no corte de baixa temperatura.
Medir a tensão da bateria - a tensão da bateria medida é utilizada pelos carregadores na rede para compensar a tensão de carga se houver uma queda de tensão nos cabos da bateria.
Medir de corrente - a corrente de bateria medida é utilizada pelo carregador, de modo a saber a corrente de cauda exata em que a fase de absorção deve terminar e iniciar a fase de flutuação (ou equalização). Para medir a corrente de carga, são combinadas todas as correntes de carga de todos os carregadores ou, se um monitor de bateria integrar a rede, será utilizada a corrente de bateria real.
Carregamento sincronizado - todos os carregadores na rede atuarão como um grande carregador. Um dos carregadores na rede assume um papel de mestre e indica o algoritmo de carga que os outros carregadores vão utilizar. Todos os carregadores seguem o mesmo algoritmo de carga e as fases de carga. O mestre é selecionado aleatoriamente (não é definível pelo utilizador), pelo que é importante que todos os carregadores tenham as mesmas definições de carga. Durante a sincronização, cada carregador funciona até à definição da corrente de carga máxima própria (não é possível definir uma corrente máxima para a rede completa). Para obter mais informação, consulte o manual VE.Smart localizado na página de produto da aplicação VictronConnect.
Este vídeo apresenta o sensor Smart Battery e algumas funções da rede VE.Smart:
4.5.1. Configuração da rede VE.Smart
Notas de conceção da rede VE.Smart:
Apenas pode haver um produto na rede que transmite a tensão da bateria e/ou a temperatura da bateria. Não é possível utilizar um monitor de bateria com um sensor Smart Battery ou vários destes dispositivos.
Para que a rede funcione, todos os dispositivos em rede devem encontrar-se no raio da transmissão de «Bluetooth».
É possível incluir 10 dispositivos numa rede VE.Smart.
Alguns dispositivos mais antigos podem não ser compatíveis com a rede VE.Smart. Para obter mais informação, consulte a secção Limitações no manual da Rede VE.Smart.
Configurar a rede
Ao criar a rede, primeiro configure um sensor Smart Battery ou monitor de bateria e depois adicione um ou mais carregadores solares ou carregadores CA.
Todos os carregadores solares e carregadores CA devem ter as mesmas definições de carga. A forma mais simples de fazer isto é utilizar uma bateria predefinida ou uma bateria definida pelo utilizador guardada. Uma mensagem de advertência #66 será mostrada se houver uma diferença entre as definições de carga dos dispositivos.
Para configurar uma rede nova:
Abra a aplicação VictronConnect.
Selecione um dos dispositivos que precisa de integrar na rede VE.Direct nova.
Aceda à página de definições clicando no símbolo de engrenagem .
Clique em «VE.Smart Networking» (rede VE.Smart).
Clique em «Create Network» (criar rede).
Introduza um nome para a rede nova.
Clique em «Save» (guardar).
Espere pela confirmação de que a rede foi configurada e clique em «OK».
Se precisar de adicionar mais dispositivos a esta rede, consulte o próximo parágrafo.
Para adicionar um outros dispositivo a uma rede existente:
Abra a aplicação VictronConnect. Selecione um dispositivo que precise de integrar numa rede VE.Direct.
Aceda à página de definições clicando no símbolo de engrenagem .
Clique em «VE.Smart Networking» (rede VE.Smart).
Clique em «Join existing» (adicionar a existente).
Selecione a rede à qual quer adicionar o dispositivo.
Espere pela confirmação de que a rede foi configurada e clique em «OK».
Repita os passos anteriores se quiser adicionar mais dispositivos à rede.
Para sair de uma rede:
Abra a aplicação VictronConnect.
Selecione um dispositivo que tenha de ser removido da rede VE.Direct.
Aceda à página de definições clicando no símbolo de engrenagem .
Clique em «VE.Smart Networking» (rede VE.Smart).
Clique em «Leave network» (deixar rede).
Verificar a rede
Quando a rede estiver configurada, todos os dispositivos comunicam entre si. O LED ativo em cada dispositivo conectado piscará a cada 4 s. Isto indica que o dispositivo está a comunicar ativamente com a rede.
Para verificar se um dispositivo individual está em comunicação com a rede, clique no símbolo VE.Smart no ecrã principal ao lado do marcador solar. Uma janela emergente abre-se para visualizar o estado da ligação e os parâmetros partilhados.
Para verificar se todos os dispositivos estão em comunicação ativa com a mesma rede VE.Smart, aceda à página de definições de um dos dispositivos em rede e clique em «VE.Smart Networking» (Rede VE.Smart). Será apresentado um ecrã com os parâmetros do dispositivo partilhados e todos os outros dispositivos ligados à mesma rede são apresentados.
Mais informação
Para obter mais informação, consulte o manual da Rede VE.Smart.
4.6. Atualização de firmware
O «firmware» pode ser atualizado nas definições do produto do inversor:
Aceda às definições do inversor clicando no símbolo de engrenagem no canto superior direito.
Clique no símbolo de três pontos no canto superior direito.
Selecione «Definições do produto» no menu.
A secção de «firmware» apresenta a versão do «firmware» e um botão para o atualizar.
4.7. Repor as definições por defeito
As definições do inversor podem ser configuradas com as predefinições da seguinte forma:
Aceda às definições do inversor clicando no símbolo de engrenagem no canto superior direito.
Clique no símbolo de três pontos no canto superior direito.
Selecione «Repor predefinições» no menu e as definições vão assumir os valores por defeito.