Skip to main content

Quattro-II 2x120V

2. Descrição

Nesta secção:

2.1. entrada e saída de 120/240 V ou entrada e saída de 120 V (sempre saída de 120 V no modo de inversor)

A entrada CA pode ser fornecida de uma fonte de fase dividida de 120/240 V ou uma fonte monofásica 120 V.

Quando estiver disponível uma fonte CA, o inversor/carregador irá alimentar através de CA para a sua saída. A saída irá assim espelhar a entrada CA.

O inversor/carregador está ligado ao neutro e à linha de entrada preferida (L1). A potência necessária para carregar as baterias vai ser retirada de L1.

O inversor/carregador muda para o funcionamento de inversor se não estiver disponível qualquer fonte de CA. A saída do inversor dispõe de 120 V monofásicos. No modo de inversor, o inversor/carregador liga ambas as linhas de saída (L1 e L2) entre si para proporcionar 120 VCA às cargas de cada linha.

Deste modo, quaisquer cargas de 240 V serão alimentadas apenas quando o inversor/carregador for alimentado por uma fonte CA de fase dissociada. Isto evita que as cargas pesadas como aquecedores de água ou ares condicionados de 240 V descarreguem a bateria.

As cargas de 240 V devem ser ligadas entre L1 e L2, que podem ser Ac-out-1 ou AC-out-2. Haverá 240 V entre elas quando a unidade estiver ligada a uma entrada de fase dissociada e de 0 V (rede monofásica ou modo inversor). A tensão L1-N e L2-N será 120 V independentemente de uma entrada monofásica ou fase dividida. Isto pode ser mais bem compreendido consultando os fluxogramas de energia localizados em Diagramas do fluxo elétrico.

2.2. Barcos, veículos e outras aplicações autónomas

A base do Quattro-II é um inversor sinusoidal extremamente potente, um carregador de bateria e um comutador de transferência, tudo num invólucro compacto.

Funções importantes:

Duas entradas CA, sistema de comutação integrado entre a tensão do cais e do grupo gerador

O inversor/carregador tem duas entradas CA (AC-in-1 e AC-in-2) para ligar duas fontes de tensão independentes. Por exemplo, dois grupos de geradores ou a alimentação da rede e um grupo gerador. O inversor/carregador seleciona automaticamente a entrada com tensão.

Se houver tensão em ambas as entradas, o inversor/carregador seleciona a entrada AC-in-1, na qual normalmente o grupo gerador é ligado.

Comutação automática e ininterrupta

Em caso de falha na alimentação ou desconexão do grupo gerador, o inversor/carregador muda para o funcionamento de inversor e assume a alimentação dos dispositivos conectados. Esta operação é tão rápida que o funcionamento de computadores e de outros aparelhos elétricos não é interrompido (Sistema de Alimentação Ininterrupta ou UPS). Isto torna o muito adequado como sistema de alimentação de emergência em aplicações industriais e de telecomunicações.

Duas saídas CA

Além da saída ininterrupta (AC-out-1) habitual, dispõe de uma saída auxiliar (AC-out-2) que desliga a carga em caso de funcionamento com bateria. Exemplo: uma caldeira elétrica que só funciona se o grupo gerador estiver a trabalhar ou se houver corrente de cais. Existem várias aplicações para AC-out-2.

Introduza «AC-out-2» no campo de pesquisa no nosso «site» e consulte a informação mais recente para outra aplicações.

Capacidade trifásica

É possível ligar em paralelo até seis grupos de três unidades. Pode configurar três unidades (ou três conjuntos de unidades em paralelo) como uma saída trifásica para proporcionar 43 kW / 54 kVA de potência de inversor e mais de 1260 A (24 V) de capacidade de carregamento.

PowerControl – aproveitamento máximo de uma potência CA limitada

O inversor/carregador consegue produzir uma enorme corrente de carga. Isto implica uma carga intensa da rede elétrica CA ou do gerador. Deste modo, é possível definir uma corrente mínima. O inversor/carregador considera os outros utilizadores da corrente e utiliza apenas a corrente «excedente» para a carga.

- Para a entrada AC-in-1, na qual normalmente se liga o grupo gerador, é possível definir um máximo fixo, para que o grupo gerador nunca fique em sobrecarga.

- A entrada AC-in-2 também pode ser configurada com um valor máximo fixo. Para as aplicações móveis (embarcações, veículos), não obstante, será seleccionado um valor variável no painel de controlo Multi. Desta forma, a corrente máxima pode ser adaptada à corrente de cais disponível com extrema facilidade.

PowerAssist – Utilização alargada do gerador e corrente de cais: a função de «coalimentação» do inversor/carregador

Esta função amplia o princípio do PowerControl, permitindo que o Inversor/carregador complemente a potência da fonte alternativa. Se for necessário um pico de potência num breve período, como acontece frequentemente, o inversor/carregador compensa imediatamente com a bateria a eventual falta de potência da rede elétrica CA ou do gerador. Quando a carga diminuir, a energia excedente será utilizada para recarregar a bateria.

Relé programável

O Inversor/carregador está equipado com um relé programável. O relé pode ser programado para diferentes aplicações como, por exemplo, um relé de arranque para um gerador.

Portas programáveis de entrada/saída digital/analógica (AUX 1 e AUX 2; consulte o Apêndice)

O inversor/carregador está equipado com duas portas de entrada/saída digital/analógica.

Estas portas podem ser utilizadas com várias finalidades. Uma aplicação pode ser a comunicação com o BMS de uma bateria de iões de lítio.

2.3. Carregador de baterias

2.3.1. Baterias de chumbo- ácido

Algoritmo de carga adaptável em quatro etapas: «Bulk» (inicial) - «Absorption» (absorção) - «Float» (flutuação) - «Storage» (armazenagem).

O sistema de gestão de baterias adaptável ativado por microprocessador pode ser usado em vários tipos de baterias. A função adaptável adequa automaticamente o processo de carga à aplicação da bateria.

A carga certa: tempo de absorção variável

Em caso de uma descarga ligeira da bateria, a absorção é reduzida para evitar sobrecargas e uma formação excessiva de gases. Depois de uma descarga em profundidade, o tempo de absorção é aumentado automaticamente para carregar completamente a bateria.

Prevenção de danos por gaseificação excessiva: o modo BatterySafe (bateria segura)

Se escolher uma combinação de corrente de carga e de tensão de absorção elevadas para carregar a bateria rapidamente, pode evitar os danos por gaseificação limitando automaticamente o aumento da tensão quando atingir o ponto de gaseificação.

Menos manutenção e desgaste quando a bateria não está a ser utilizada: modo de armazenagem

O modo Armazenagem é ativado quando a bateria não sofre uma descarga durante 24 h. Neste modo, a tensão de flutuação é reduzida para 2,2 V/célula (13,2 V para uma bateria de 12 V) para minimizar a gaseificação e a corrosão das placas positivas. Uma vez por semana, a tensão é aumentada de novo até ao nível de absorção para «equilibrar» a bateria. Esta função previne a estratificação do eletrólito e a sulfatação, que são as principais causas de avaria nas baterias.

Sensor de tensão da bateria: a tensão carregada correta

As perdas causadas pela resistência do cabo podem ser compensadas com este sensor que mede a tensão diretamente no barramento CC ou nos terminais da bateria.

Compensação da tensão e da temperatura da bateria

O sensor de temperatura incluído reduz a tensão de carga quando aumenta a temperatura da bateria. Isto é particularmente útil nas baterias sem manutenção que, de outra forma, secariam devido a sobrecarga.

Duas saídas CC para carregar duas baterias

O terminal CC principal pode fornecer toda corrente de saída. A segunda saída, concebida para carregar uma bateria de arranque, tem um limite de 4 A e uma tensão de saída ligeiramente menor (apenas modelos de 12 V e 24 V).

2.3.2. Lithium Battery Smart da Victron

Com baterias Lithium Battery Smart da Victron, utilize o VE.Bus BMS V2 ou o Lynx Smart BMS.

2.3.3. Outras baterias de lítio

Se utilizar outras baterias de lítio, siga esta ligação para obter uma lista das baterias compatíveis e informação para as instalar e configurar: https://www.victronenergy.com/live/battery_compatibility:start.

2.3.4. Mais sobre baterias e o seu carregamento

O livro «Energy Unlimited» disponibiliza mais informação sobre as baterias e o seu carregamento e pode ser obtido gratuitamente no nosso «site». Pode ser descarregado em: https://www.victronenergy.com/upload/documents/Book-Energy-Unlimited-EN.pdf ou então pode encomendar uma cópia impressa em: https://www.victronenergy.pt/orderbook

Para obter mais informação sobre o carregamento adaptável, consulte a documentação técnica: Carregamento adaptativo, como funciona.