8. Retrocompatibilidade com unidades pré-VE.Bus descontinuadas
O painel de controlo é compatível com inversores/carregadores descontinuados (pré-VE.Bus) com versões de firmware 15xxiyy, 17xxiyy e 18xxiyy. A transição de pré-VE.Bus para VE.Bus ocorreu desde o final de 2007 até meados de 2008.
Nos sistemas pré-VE.Bus, o funcionamento e a configuração do painel de controlo estão de acordo com o manual, exceto se o painel de controlo não se adaptar automaticamente ao sistema. A predefinição destina-se a um inversor/carregador autónomo com um comutador de transferência de 16 A, mas se for aplicada uma corrente de transferência CA diferente, é necessário ajustar o valor Factor de escala.
8.1. Exemplos de sistema pré-VE.Bus
Sistema pré-VE.Bus com uma fonte CA:
O painel de controlo tem de ser dimensionado (compatível com o sistema) quando for utilizado com sistemas pré-VE.Bus. Isto pode ser feito alterando o parâmetro "fator de escala". Para obter instruções, consulte o capítulo Factor de escala.
Quando a escala estiver configurada com precisão, proceda à configuração de quaisquer outros parâmetros relevantes. Para obter instruções, consulte o capítulo Configuração.
Sistema pré-VE.Bus com duas fontes CA:
Num sistema pré-VE.Bus com duas fontes CA, é essencial um comutador de transferência externo (VE Transfer Switch).
O painel de controlo tem de ser dimensionado (compatível com o sistema) quando for utilizado com sistemas pré-VE.Bus. Isto pode ser feito alterando o parâmetro "fator de escala". Para obter instruções consulte o capítulo Factor de escala.
Depois de ter configurado o fator de escala, siga o processo de instalação semelhante à utilização de um sistema VE.Bus com um comutador de transferência externo. Consulte o capítulo Sistema Multiplus com duas fontes CA e comutador de transferência para obter instruções.
8.2. Configuração
A configuração é a mesma descrita neste manual, com a exceção de ser necessário configurar um fator de escala.
Para configurar o fator de escala, consulte o parágrafo seguinte e, para configurar os parâmetros restantes, consulte o capítulo Configuração.
8.2.1. Fator de escala pré-VE.Bus
Aviso
Este parâmetro aplica-se apenas aos sistemas pré-VE.Bus. Deve manter o valor predefinido de 1 nos sistemas VE.Bus.
O fator de escala alinha a corrente CA do painel de controlo com a corrente CA do sistema, sendo exclusivo para inversores/carregadores pré-VE.Bus.
Comece por calcular o fator de escala da forma indicada neste capítulo. Depois avance para a configuração do fator de escala. Para obter mais informação sobre a configuração, consulte o capítulo Menu de configuração.
Fator de escala: (NrOfDevices * DeviceType) - 1
DeviceType (tipo de dispositivo): 1 unidade 16 A, 2 unidades 30 A.
NrOfDevices (número de dispositivos): Todas as unidades, incluindo a principal.
Uma unidade de 16 A: O fator de escala é: (1 * 1) – 1 = 0
Duas unidades de 30 A em paralelo: O fator de escala é: (2 * 2) – 1 = 3
Quatro unidades de 30 A em paralelo: O fator de escala é: (4 * 2) – 1 = 7
Seis unidades de 30 A em três fases (duas unidades paralelas por fase): O fator de escala é: (2 * 2) – 1 = 3
Quando configurar um fator de escala diferente de zero no painel de controlo, não especifique o número de unidades secundárias no software VEConfigure. Em alternativa, defina a contagem de unidades secundárias como zero.
Numa configuração de fase dividida ou trifásica, o NrOfDevices reflete o número de dispositivos por fase. Assim, para um sistema trifásico composto por seis unidades (dois por fase), o NrOfDevices é 2.
8.2.2. Exemplo de configuração pré-VE.Bus
O fator de escala tem de ser calculado para esta configuração. O NrOfDevices é 4, o DeviceType é 2, então o fator de escala é (4 x 2) - 1 7.
Um gerador de 13 kVA de 120 V pode proporcionar uma corrente máxima de 108,3 A. Utilizando um intervalo de segurança de 90 %, pode definir a corrente do gerador como 98 A.
Para definir a configuração, faça o seguinte:
Mantenha premido o botão de configuração até que o LED inferior na coluna esquerda comece a piscar. Isto significa que entrou no modo de configuração e que pode alterar o fator de escala.
Rode o botão até que o ecrã indique 7.
Carregue no botão para aceder à definição seguinte. O LED inferior esquerdo acende-se, indicando que já pode definir a corrente do gerador.
Rode o botão até que o ecrã indique 98.
Carregue no botão para avançar para a definição "Limite de cais superior para entrada CA 1".
Provavelmente, a corrente máxima do cais que o operador pode definir é inferior a 128 A; por isso, deve rodar o botão até que o monitor indique uma corrente máxima do cais adequada.
Como os seguintes três parâmetros (limite de cais superior para a entrada CA 2, 3 e 4) não precisam de ser configurados, pode carregar no botão quatro vezes para percorrer as definições e finalizar a configuração.