10. Monitorização de carregador/inversor VE.Bus
10.1. Definição do limitador da corrente de entrada
Esta secção explica as implicações de ativar ou desativar o controlo do utilizador na definição do limitador da corrente de entrada, conforme visto no menu (Lista de Dispositivos → [o seu inversor/carregador]
O limite definido pelo utilizador no Ekrano GX será aplicado em todas as entradas em que a definição «Anulado por remoto» no VEConfigure esteja ativada:
Utilizando um exemplo de uma embarcação com duas entradas CA e um Quattro em que:
Um genset que conseguem fornecer 50 A está conectado à entrada 1;
A energia do cais está conectada à entrada 2 (a energia disponível depende do valor nominal de alimentação-potência no porto).
Configure o sistema exatamente como na captura de ecrã de VEConfigure. A entrada 1 tem prioridade sobre a entrada 2, pelo que o sistema vai conectar automaticamente o genset sempre que estiver a funcionar. O limite da corrente de entrada fixa de 50 A será aplicado. E quando o genset não estiver disponível e a rede elétrica estiver disponível na entrada 2, o Quattro vai usar o limite de corrente da entrada da forma configurada no EGX.
Mais dois exemplos: (Em ambos os casos , se desativar «Anular por remoto», definir um limite de corrente em EGX não terá qualquer efeito. E se ativar «Anular por remoto» em ambas as entradas, o limite de corrente definido no EGX será aplicado a ambas as entradas.)
Valores mínimos do limite da corrente de entrada
Se o PowerAssist estiver ativado no VEConfigure, existe um limite mínimo da corrente de entrada. O limite real é diferente para cada modelo. Após definir a corrente de entrada para um valor abaixo do limite, vai aumentar automaticamente o limite.
Lembre-se de que ainda é possível definir o limite da corrente de entrada como 0. Quando estiver definido como 0, o sistema vai estar em passagem (carregador desativado).
Sistemas - trifásicos e paralelos
O limite da corrente de entrada CA configurado é o limite total por fase.
10.2. Aviso de rotação de fase
O fornecimento de CA, quer do Gerador, quer da Rede Elétrica, para um sistema de carregador/inversor deve estar na rotação correta, também conhecida como sequência. Caso contrário, os carregadores/inversores não vão aceitar a alimentação CA e permanecem no modo inversor.
O aviso de rotação de Fase vai ser emitido neste caso. Para resolver o problema, altere a cablagem na entrada CA: inverta qualquer uma das fases, mudando efetivamente a rotação de L3 → L2 → L1 para L1 → L2 → L3. Ou então reprograme os Multi e modifique a fase atribuída para corresponder à cablagem.
No próprio dispositivo GX, a advertência uma janela emergente como uma notificação no GUI:
Também está visível nos menus:
No Portal VRM, é visível no assistente de alarmes VE.Bus e advertências na página Avançado e vai ser listado no Registo de Alarme no portal. Também é enviado um e-mail através dosistema de Monitorização de Alarme VRM.
10.3. Alarme de ligação BMS perdida
Este alarme é acionado quando o inversor/carregador tiver recebido dados CVL/CCL ou DCL de uma bateria gerida e desligado se a bateria estiver desligada ou se perder a comunicação com a bateria. O alarme também é acionado quando o inversor/carregador tiver perdido a ligação a um BMS VE.Bus.
Tenha em atenção que o sistema também indica um alarme de tensão baixa da bateria. No entanto, a causa deste alarme não é uma baixa tensão da bateria, mas a falta de informação da bateria devido a uma perda de comunicação.
Para resolver o alarme, restaure a ligação com o BMS ou reinicie/realize o ciclo do inversor/carregador. É possível fazer o reinício a partir do menu Avançado do dispositivo VE.Bus.
10.4. Monitorização da falha de rede elétrica
Quando esta funcionalidade estiver ativada, será mostrado um alarme quando o sistema não tiver sido conectado à entrada CA configurada como Rede Elétrica ou Energia do Cais durante mais de 5 s.
O alarme é visualizado como uma Notificação no GUI e como um alarme no Portal VRM. Também está disponível no Modbus TCP / MQTT.
Recomendado para usar nos sistemas de reserva. Mas também para iates ou veículos com energia do cais.
Lembre-se de que estas configurações monitorizam se o sistema está conectado à rede elétrica/energia do cais. A monitorização do gerador já está disponível como parte da função de ligar/desligar o gerador e não como parte disto.
Nota
Não utilize esta função em sistemas que aplicam as configurações Ignorar Entrada CA nos nossos inversores/carregadores; quando o sistema ignora a entrada CA, isto é, funciona no modo ilha, conforme pretendido, apesar de a rede elétrica estar disponível, vai comunicar uma falha da rede.
10.5. Menu avançado
Pode aceder ao menu Avançado a partir da Lista de Dispositivos → [Multi ou Quattro] → Avançado e inclui opções para equalizar, redetetar e reiniciar o sistema VE.Bus e apresenta o estado do teste do relé ESS.
Equalização: Inicia a equalização. Consulte na documentação do Multi ou Quatro os detalhes.
Redetetar o sistema VE.Bus: Limpa a cache no Ekrano GX que tenha determinados dados do sistema VE.Bus guardados para reduzir o tempo de arranque o mais possível. Utilize esta função, por exemplo, se um VE.Bus BMS estava integrado num sistema e agora já não é utilizado ou foi substituído por um Lynx Smart BMS. Ao utilizar Redetetar Sistema VE.Bus, o inversor/carregador não se desliga durante alguns segundos como aconteceria se utilizasse o Reiniciar Sistema VE.Bus.
Reiniciar Sistema VE.Bus: Reinicia o inversor/carregador (tal como desligá-lo e ligá-lo novamente a partir do interruptor principal frontal) se não reiniciar automaticamente (após três tentativas), por exemplo, após uma sobrecarga (muito) intensa; ou três sobrecargas seguidas. Quaisquer erros persistentes, como um erro de sobrecarga repetido e irrecuperável, são eliminados.
Entrada CA 1 ignorada: Estado do sinalizador Input CA 1
Teste da Transmissão ESS: Mostra o estado do teste da Transmissão ESS. Apenas relevante quando for um sistema ESS. Consulte a P9 nas FAQ do Manual ESS para obter mais detalhes.
10.6. Estado do alarme de monitorização
Pode aceder à página de monitorização do estado do alarme a partir da Lista de Dispositivos → [Multi ou Quattro] → Estado do Alarme. Visualiza informação de diagnóstico sobre parâmetros específicos para auxiliar na resolução de problemas e proporciona informação adicional sobre o erro VE.Bus 8/11.
10.7. Menu de configuração do alarme VE.Bus
Ao usar um sistema VE.Bus, pode configurar a gravidade dos problemas que podem originar uma notificação para visualizar no Ekrano GX (e emitir um bipe).
Para alterar as notificações de alarme e advertência do VE.Bus, proceda da seguinte forma:
Na Consola Remota, aceda a Lista de Dispositivos → [o seu produto VE.Bus] → Configuração de Alarme
Escolha entre as seguintes definições de notificação para cada alarme:
Desativado: O EGX nunca vai emitir um bipe ou visualizar uma notificação. Não recomendado.
Apenas alarme (predefinição): O EGX apenas vai emitir um bipe e visualizar uma notificação quando o sistema VE.Bus tiver sido desligado numa condição de alarme. As advertências são ignoradas.
Alarme e advertências: O EGX emite um sinal sonoro e visualiza uma notificação sobre todos os alarmes e advertências selecionados.
Navegue para a parte inferior da lista e ative ou desative a notificação de erro VE.Bus.
No fim não se esqueça de alterar o nível de acesso ao utilizador quando for necessário.
10.8. Menu do dispositivo
O menu Dispositivo (Lista de Dispositivos → [Multi ou Quattro] → Dispositivo) oferece parâmetros relacionados com o dispositivo, como a definição de nome personalizado, versão do firmware, números de série (no submenu) e muito outros que podem ser utilizados no diagnóstico.
10.9. Prioridade solar e eólica
A função de prioridade solar e eólica garante que a energia solar e eólica são utilizadas para carregar a bateria. Em simultâneo, a energia do cais é utilizada apenas para evitar que a bateria fique demasiado descarregada.
Quando está ativado, o sistema permanece neste modo, denominado Sustentação, durante sete dias; se não houver sol ou vento suficiente, ocorre um ciclo de carga completa, carregando as baterias até 100 %. Isto garante que permanecem em ótimas condições e estão preparadas para a utilização posterior.
Após estes sete dias, o sistema não retorna ao modo de sustentação. Em alternativa, mantem as baterias totalmente carregadas e prioriza a energia solar sobre a energia do cais sempre que possível durante o dia para acionar as cargas CC, como as bombas e os sistemas de alarme.
Para obter detalhes e configuração, consulte o manual de prioridade Solar e Eólica.