5. Funcionamento
5.1. Monitor do dispositivo
O inversor tem um monitor LCD que visualiza a informação do funcionamento.
Inversor:
Estado do inversor, Saída de Energia, Frequência e Tensão CA
Bateria:
Potência da Bateria (a carregar visualiza um número positivo, a descarregar visualiza um número negativo), Corrente, Tensão CC, Temperatura (*), Estado da carga (*) e Tempo restante (*). Estado da bateria (p. ex., a descarregar, inicial, absorção, flutuação, etc.).
(*) Estes artigos apenas são visíveis se os dados estiverem disponíveis.
Solar:
Na parte superior direita existem outros ícones de informação do sistema.
Comunicar em qualquer interface (p. ex., Bluetooth, VE.Can, etc.) | |
Bluetooth ativado, as cores do ícone mudam quando estiver ligado | |
MPPT Ativo | |
(Intermitente) Erro ou Advertência | |
Inversor ativo | |
Bateria, carregada corresponde à tensão, pisca quando estiver vazia |
5.2. ESTADO - Informações dos dados em direto
MPPT [Número do modelo] confirma o dispositivo ligado. Também pode ser definido um nome personalizado, se desejado.
O ícone «nível» solar apresenta a saída de energia dinâmica em tempo real do painel solar. Em relação à tensão do painel solar, observe que o carregador solar só funcionará quando a tensão do painel tiver subido mais de 5 V acima da tensão da bateria.
Bateria - Tensão A medição da tensão é realizada nos terminais da bateria do carregador solar.
Bateria- Corrente Esta leitura mostra a corrente fluindo para ou retirada dos terminais da bateria do carregador solar. Importa notar que, no caso dos carregadores solares 100/20 e de menor dimensão - que têm uma saída de carga dedicada - uma notação Positiva ao lado da leitura de corrente significa que a corrente está fluindo para a bateria; enquanto que uma notação Negativa significa que a corrente está a ser retirada da bateria.
Bateria - Estado:
Carga inicial: Durante esta etapa, o controlador proporciona toda a carga possível para carregar rapidamente as baterias. Quando a tensão da bateria atingir o valor da tensão de absorção, o controlador ativa a etapa de Absorção.
Absorção: Durante esta etapa, o controlador muda para o modo de tensão constante, onde uma tensão de absorção predefinida, adequada ao tipo de bateria (consulte a secção 4.1 Configurações da bateria abaixo), é aplicada. Quando a corrente de carga diminui abaixo da corrente de cauda e/ou o tempo de absorção predefinido expirou, a bateria está totalmente carregada O controlador muda para a etapa Flutuação. A corrente de cauda é de 1 A para modelos 100/20 e de menor dimensão; e 2 A para modelos de maior dimensão. (Quando uma equalização automática está a ser realizada, isto também será comunicado como «Absorção».)
Flutuação: Durante esta etapa, a tensão de flutuação é aplicada à bateria para manter um estado totalmente carregado. Quando a tensão da bateria cair abaixo da tensão de flutuação durante pelo menos 1 minuto, um novo ciclo de carga será disparado
Equalização: Isto é mostrado quando «Iniciar equalização agora» é pressionado nas configurações da bateria. O carregador aplica a tensão de equalização à bateria, desde que o nível de corrente fique abaixo de 8 % (Gel ou AGM) ou 25 % (placa tubular) da corrente de carga inicial.
* Itens de menu disponíveis apenas em modelos MPPT com saída de carga (100/20 e de menor dimensão).
Saída de carga ligar/desligar A função do comutador da saída de carga é desligar a carga quando a bateria está com pouca carga para evitar danificá-la. Consulte a secção de configuração (4.2 abaixo) para os algoritmos de alteração de carga disponíveis.
Corrente de carga Isto apresenta a corrente a ser consumida por dispositivos eletrónicos, luzes, frigorífico, etc.
Observe que, para que a leitura de saída da carga seja fiável, todas as cargas devem ser ligadas diretamente à saída da carga, incluindo os respetivos terminais negativos. Consulte o manual ou consulte o seu instalador para obter detalhes.
Observe que algumas cargas (especialmente inversores) ligam melhor diretamente à bateria. Nestes casos, a saída de carga não apresenta uma leitura fiável - a corrente consumida pelo inversor, por exemplo, não será incluída. Considere adicionar um monitor de bateria BMV que irá medir toda a corrente que vai para - ou é retirada da bateria, incluindo cargas ligadas diretamente à bateria, não apenas os terminais de saída de carga do controlador de carregamento.
A minha bateria está carregada?
A bateria será carregada sempre que a energia disponível dos painéis fotovoltaicos exceder a energia consumida pelas cargas (luzes, frigorífico, inversor, etc.).
Só pode saber se esse é o caso com controladores de carga, que têm todas as cargas ligadas aos terminais de saída de carga. Lembre-se: quaisquer cargas ligadas diretamente à bateria não podem ser monitorizadas pelo carregador solar.
5.3. Histórico - Gráfico de trinta dias
(O ícone quadrado fragmentado (canto superior esquerdo) permite que alterne entre apresentações de ecrã «retrato» e «paisagem».)
Um resumo da atividade dos últimos 30 dias é apresentado graficamente. Deslize a barra para a esquerda ou direita para mostrar qualquer um dos 30 dias anteriores.
O registo diário mostra:
Rendimento: A energia convertida nesse dia.
P máx.: A potência máxima registada durante o dia.
T máx.: A tensão mais alta do painel fotovoltaico durante o dia.
Clicar em qualquer dia/barra no gráfico irá expandir as informações para apresentar os tempos do estado de carga - ambos como horas/m; e também como uma percentagem do dia de «carga». Este gráfico fornece uma representação rápida de quanto tempo o seu carregador está gastar a em cada um dos três modos: Inicial/ Absorção/ Flutuação.
Conselho! Pode utilizar os tempos de carga para ver se o painel fotovoltaico está dimensionado corretamente para as suas necessidades. Um sistema que nunca atinge a «Flutuação» pode precisar de mais painéis; ou talvez a carga pudesse ser reduzida?
É possível exportar o histórico como um arquivo separado por vírgulas (.csv) clicando nos três pontos ligados no canto superior direito da tela do histórico:
Este é um exemplo dos dados exportados para 3 de 30 dias:
Tensão da bateria
A primeira figura mostra a tensão máxima da bateria durante o dia, a figura abaixo é a tensão mínima da bateria.
Erros
Apresenta o número de erros (se houver) durante o dia, para ver os códigos de erro clique no ponto laranja. Consultar os códigos de erro do Carregador solar MPPT. (Pode ser necessário deslizar o ecrã do dispositivo para cima para ver os erros.)
Total
Apresenta a energia total convertida pela instalação e não é reconfigurável.
Desde que foi eliminado
Apresenta quanta energia foi convertida pela instalação desde a última reinicialização.
5.4. Proteções e reinícios automáticos
5.4.1. Sobrecarga
Algumas cargas, como motores ou bombas, produzem correntes de irrupção elevadas no arranque. Nestas circunstâncias, existe a possibilidade de a corrente de arranque ultrapassar o limite de sobreintensidade do inversor. Neste caso, a tensão de saída diminuirá rapidamente para limitar a corrente de saída do inversor. Se o limite de sobreintensidade for superado continuamente, o inversor vai desligar-se durante 30 s e depois reiniciar automaticamente. Após três reinícios seguidos de uma sobrecarga num período de 30 s desde o reinício, o inversor irá desligar-se e manter-se assim. Para reiniciar o funcionamento normal, desligue a carga e depois o inversor e volte a ligá-lo.
5.4.2. Limiares de tensão da bateria baixa (reguláveis na VictronConnect)
O inversor vai desligar-se quando a tensão de entrada CC for inferior ao nível de desligamento por bateria gasta. Após um período mínimo de desligamento de 30 s, o inversor vai reiniciar se a tensão for superior ao nível de reinício por bateria gasta.
Após três desligamentos e reinícios consecutivos, seguidos de um desligamento de bateria gasta no período de 30 s desde o reinício, o inversor vai desligar-se e parar as tentativas com base no nível de reinício por bateria gasta. Para desativar esta função e reiniciar, desligue e depois ligue o inversor e limite as cargas que permitem carregar a bateria com energia solar.
O solar MPPT vai continuar a recarregar a bateria mesmo quando o inversor tiver sido desligado devido a uma tensão da bateria baixa. Se o inversor se desligar quatro vezes, vai tentar ligar-se logo que a tensão CC for superior ao nível de Deteção de Carga durante 30 s.
Consulte na tabela de Dados Técnicos os níveis predefinidos de desligamento por bateria gasta, reinício e carga. Podem ser ajustados com a VictronConnect (computador ou aplicação).
Adicionalmente também pode ser usado outro MPPT externo ou carregador de baterias para recarregar a bateria até atingir o nível de tensão de Reinício de Bateria e Deteção de Carga. !!! Se utilizar a função do sinal de autorização de carga, deve permanecer acima da tensão mínima, para que, se a bateria estiver completamente gasta, não permitir o início do carregamento. Neste caso, pode desativar esta função temporariamente na VictronConnect para permitir o reinício do carregamento e depois para o ativar.
Consulte na tabela de Dados Técnicos os níveis predefinidos de desligamento e de reinício por carga gasta. Podem ser alterados com a VictronConnect (computador ou aplicação). Em alternativa, pode ser implementado o Corte Dinâmico, consultar https://www.victronenergy.com/live/ve.direct:phoenix-inverters-dynamic-cutoff
5.4.3. Tensão alta da bateria
Reduza a tensão de entrada CC e / ou verifique se há um carregador solar ou bateria com defeito no sistema. Após o desligamento devido a uma tensão da bateria elevada, a unidade vai primeiro aguardar 30 s e depois retomar o funcionamento se a tensão da bateria diminuir para um valor aceitável.
5.4.4. Temperatura alta
Uma temperatura ambiente alta ou uma carga alta duradoura pode resultar em desligamento por excesso de temperatura. O inversor será reiniciado após 30 segundos. O inversor continuará a tentar e retomar o funcionamento e não ficará desligado após várias tentativas. Reduza a carga e/ou mova o inversor para uma área mais bem ventilada.