3. Instalação
3.1. Resumo das ligações do Venus GX
3.2. Opções e acessórios de montagem
As seguintes opções de montagem e acessórios estão disponíveis para compra:
3.3. Alimentação do Venus GX
O dispositivo é alimentado com o conector Power in V+. Aceita de 8 VCC a 70 VCC. Este dispositivo não se alimenta de qualquer das outras ligações (p. ex., rede). O cabo de alimentação elétrica CC fornecido inclui um fusível de fusão lenta de 3,15 A em linha.
Quando o VGX for utilizado numa instalação com um VE.Bus BMS, conecte o Power in V+ no VGX ao terminal rotulado 'Desconectar carga' no VE.Bus BMS. Ligue ambas as pontas negativas ao conector negativo de uma bateria comum.
Uma advertência sobre a alimentação a partir do terminal de saída AC-out de um Inversor VE.Bus, Multi ou Quattro:
Se alimentar o VGX a partir de um adaptador CA ligado à porta de saída AC-out de qualquer produto VE.Bus (Inversor, Multi ou Quattro), ocorrerá um bloqueio depois de os produtos VE.Bus serem desligados por qualquer motivo (após qualquer anomalia operacional ou durante um arranque autónomo). Os dispositivos VE.Bus não vão arrancar enquanto o VGX não for alimentado… mas o VGX não vai arrancar enquanto não receber alimentação. Este bloqueio pode ser retificado desligando brevemente o cabo VE.Bus do VGX, momento em que verá como os produtos VE.Bus começam imediatamente a arrancar.
Ou pode modificar a cablagem RJ45. Consulte a FAQ P20 para obter mais informação.
De notar que, com ou sem a modificação anterior, alimentar o equipamento de monitorização com a saída AC-out de um inversor/carregador (obviamente) tem a desvantagem de que toda a monitorização é desligada quando existe um problema que causa o desligamento do inversor/carregador. Os exemplos incluem a sobrecarga do inversor, a elevada temperatura ou a baixa tensão da bateria. Por conseguinte, é recomendável alimentar o dispositivo GX a partir da bateria.
Isolamento
Como o VGX está conectado a muito produtos diferentes, realize o isolamento necessário para evitar os circuitos de terra. Em 99 % das instalações isto não será um problema.
As portas VE.Bus estão isoladas
As portas VE.Direct estão isoladas
As portas VE.Can estão isoladas
As portas BMS.Can não estão isoladas
As portas USB não estão isoladas. Conectar um dongle WiFi ou dongle GPS não constitui um problema, pois não está conectado a outra fonte de alimentação. Embora exista um circuito de terra quando montar um hub USB alimentado de forma separada, os nossos ensaios exaustivos não detetaram quaisquer problemas.
A porta Ethernet está isolada, exceto a blindagem: utilize cabos UTP não blindados na rede de Ethernet.
Ampliar as portas USB com um hub USB autoalimentado
Embora o número de portas USB possa ser ampliado com um hub, existe um limite para a quantidade de energia que a porta USB integrada consegue fornecer. Ao ampliar o número de portas USB, recomendamos que utilize sempre hubs USB alimentados. E para minimizar a probabilidade de problemas, certifique-se de que utiliza hubs USB de boa qualidade. Como a Victron também comercializa um adaptador VE.Direct para USB, pode utilizar esta disposição para aumentar o número de dispositivos VE.Direct que consegue conectar ao sistema; consulte este documento para conhecer o limite dos dispositivos a ligar aos diferentes dispositivos GX.
3.4. Ligações do relé
O Venus GX tem uma funcionalidade de relé sem potencial Normalmente Aberto (NO) e Normalmente Fechado (NC). A função dos relés pode ser definida através do menu GX, Definições → Relé → Função.
O relé 1 tem uma especial importância, porque, para além da ativação manual e relacionada com a temperatura(também se aplica ao relé 2), também pode ser usado como alarme, ligar/desligar o gerador ou relé da bomba do depósito.
Se a função de relé estiver configurada como relé de alarme, é possível inverter a polaridade através de um menu adicional. A predefinição é Normalmente Aberto. Tenha em conta que inverter a polaridade para normalmente fechado vai resultar num consumo de corrente ligeiramente superior do dispositivo GX.