Skip to main content

Digital Multi Control

6. Configuração

Nesta secção:

6.1. Menu de configuração

Procedimento de configuração:
  • Para entrar no modo de configuração, carregue no botão na parte posterior do painel de controlo durante cerca de 4 s até que o LED inferior na coluna da direita comece a piscar, indicando que o primeiro parâmetro pode ser alterado.

  • Para alterar o valor de um parâmetro, rode o botão até que o valor visualizado seja o necessário.

  • Carregue no botão de configuração para avançar para o parâmetro seguinte.

  • Carregar no botão de configuração, depois de selecionar o último parâmetro, permite sair do modo de configuração e ativa todos os parâmetros. Então, mesmo que apenas precise de regular um parâmetro, deve passar por todos os parâmetros.

  • O inversor/carregador muda para o modo "Apenas inversor” quando o botão de configuração for pressionado ou durante a configuração.

Os três LED inferiores na coluna da esquerda no painel de controlo indicam o parâmetro que está a ser regulado segundo o quadro abaixo:

Item de menu

LED

Parâmetro

Defeito

Intervalo

1

Digital_Multi_Control_GX_-_Setting_1.png

Factor de escala

0

0 - 9

2

Digital_Multi_Control_GX_-_Setting_2.png

Corrente do gerador (A)

16

0 - 198

3

Digital_Multi_Control_GX_-_Setting_3.png

Limite de corrente CA superior para entrada AC1 (A)

254

0 - 254

4

Digital_Multi_Control_GX_-_Setting_4.png

Limite de corrente CA superior para entrada AC2 (A)

254

0 - 254

5

Digital_Multi_Control_GX_-_Setting_5.png

Limite de corrente CA superior para entrada AC3 (A)

254

0 - 254

6

Digital_Multi_Control_GX_-_Setting_6.png

Limite de corrente CA superior para entrada AC4 (A)

254

0 - 254

Digital_Multi_Control_-_LED_off.png = o LED está apagado, Digital_Multi_Control_-_LED_blinking.png = o LED está intermitente, Digital_Multi_Control_-_LED_on.png = o LED está aceso

6.2. Factor de escala

Aviso

Este parâmetro aplica-se apenas aos sistemas pré-VE.Bus. Deve manter o valor predefinido de 1 para sistemas VE.Bus.

Para os sistemas anteriores ao VE.Bus descontinuados, consulte o capítulo Fator de escala pré-VE.Bus.

6.3. Limite de corrente do gerador

Aviso

Este parâmetro apenas se aplica quando for utilizado um comutador de transferência externo e não tiver qualquer outro impacto.

O limite da corrente CA do gerador pode ser regulado no intervalo de 0 A a 198 A, com incrementos de 2 A.

Ao configurar o limite da corrente CA do gerador, tenha em atenção que nem todos os geradores podem funcionar com carga total. Em particular, os geradores de 3000 rpm de menor dimensão de determinadas marcas podem sobreaquecer durante um funcionamento de carga total prolongada e a corrente máxima deve ser inferior ao máximo nominal, enquanto o limite da corrente CA para geradores de 1500 rpm pode ser ajustado com um valor superior.

  • Nos geradores de 3000 rpm, defina como 70 % do seu valor nominal máximo.

  • Nos geradores de 1500 rpm, defina como 90 % do seu valor nominal máximo.

6.4. Limite de entrada CA superior de 1 a 4

Para evitar limites de corrente de entrada CA demasiado elevados, o painel de controlo proporciona uma regulação do limite de entrada de CA superior. Por exemplo, ao lidar com grandes ou múltiplos inversores/carregadores a funcionar em paralelo, a corrente de passagem máxima pode ultrapassar a capacidade de alimentação CA ou do disjuntor. Alterar o limite da corrente de entrada CA superior assegura que o limite da corrente do cais permanece num intervalo específico.

Um sistema VE.Bus alargado pode incluir até quatro entradas CA. No entanto, um sistema básico VE.Bus Multiplus tem uma entrada CA. Como tal, apenas o limite superior para a entrada CA 1 precisa de ser configurado. Os outros limites de entrada de CA podem ser ignorados com segurança.

6.4.1. Função especial de visualização

Considere este cenário:

Tem um sistema de inversor/carregador com duas entradas de CA, nomeadamente o gerador e a energia do cais. Quer priorizar o gerador em relação à energia do cais. E liga o gerador à entrada CA 1 e a energia do cais à entrada CA 2. Não pretende que o utilizador altere o limite de entrada CA do gerador; por isso, nas definições do inversor/carregador, desative a definição "anulada pelo controlo remoto" para a entrada CA 1 e ativa-a para a entrada CA 2.

O painel de controlo comporta-se da seguinte forma:

  • Quando o gerador estiver ativo, o painel de controlo visualiza «AC1».

  • Quando o gerador estiver parado e a energia de cais estiver ativa, o painel alterna entre a visualização de «AC2» e do limite da corrente para AC2. No entanto, este visualização alternada pode não corresponder às suas preferências.

Para resolver esta situação:

Uma abordagem mais simples é indicar apenas o valor limite atual quando a entrada AC2 estiver ativa. Isto é suficiente para indicar a mudança para a energia do cais. Para conseguir isto, defina todos os parâmetros do limite de entrada CA superior como zero. Neste exemplo, os limites para AC1, AC3 e AC4 devem ser definidos como zero. Esta definição elimina o comportamento alternado indesejado.

6.5. Limite de corrente anulado por controlo remoto

Esta definição existe no inversor/carregador. Quando estiver ativado, o painel de controlo pode modificar o limite da corrente de entrada CA e, quando desativado, não pode.

No caso de um Quattro, ambas as entradas têm uma definição «anulada por controlo remoto» e são configuráveis independentemente.

Para obter mais informação sobre a configuração «anulado por controlo remoto», consulte o manual do inversor/carregador.

6.6. Exemplo de configuração

São dados dois exemplos para ajudar a compreender a configuração dos parâmetros.

Dois VE.Bus Multi 16A/230V e gerador 4kVA (3000 rpm) e comutador de transferência externo.

Como é um sistema VE.Bus, o fator de escala não precisa de ser definido.

Um gerador de 4 kVA pode proporcionar uma corrente máxima de 17,5 A. Utilizando um intervalo de segurança de 70 %, pode definir a corrente de gerador como 12 A.

Para definir a configuração, faça o seguinte:

  1. Mantenha premido o botão de configuração até que o LED inferior na coluna esquerda comece a piscar. Isto significa que entrou no modo de configuração e que pode alterar o fator de escala. Como afirmado, este parâmetro pode ser ignorado no caso do VE.Bus Multi.

  2. Carregue no botão para aceder à definição seguinte. O LED inferior esquerdo acende-se, indicando que já pode definir a corrente do gerador.

  3. Rode o botão até o monitor indicar 12.

  4. Carregue no botão para avançar para a definição "Limite de cais superior para entrada CA 1".

  5. Se quiser que a corrente máxima do cais que o operador pode definir seja inferior a 32 A, deve alterar este valor.

  6. Como os seguintes três parâmetros (limite de cais superior para a entrada CA 2, 3 e 4) não precisam de ser configurados, pode carregar no botão quatro vezes para percorrer as definições e finalizar a configuração.