7. Entradas digitais
7.1. Ligações e pinos
O GlobalLink 520 inclui duas entradas digitais, que também funcionam como contadores de impulso; pode visualizar o estado atual e o número de impulsos detetados (bordo crescente, 1000 Hz máx.) no VRM. O GlobalLink 520 redefine os contadores de impulso numa reinicialização, o módulo também é reinicializado quando não houver rede.
Pinout | Entrada |
---|---|
pin1 | entrada1 |
pin2 | entrada2 |
pin3 | terra |
As entradas não são isoladas. Operam nos níveis 3V3 e podem suportar uma entrada de 5 V. Cada entrada tem uma resistência de pull-up 10k para 3V3.
Recomendamos que faça a ligação a um relé sem potencial que mude a entrada entre flutuação livre e ligada a terra. Ou a uma saída de coletor aberto / acoplador ótico, que também mude o sinal entre flutuação livre e ligado a terra.
7.2. Entradas digitais como ativação de notificação do alarme VRM
É possível que as entradas digitais ativem uma notificação de alarme no VRM e enviem um correio eletrónico aos utilizadores selecionados, se pretendido.
O 520 GlobalLink foi concebido como um consumidor de dados reduzidos e envia atualizações em «cloud» a cada 15 min.
Portanto, é normal que exista algum atraso de latência entre a mudança do estado da entrada digital e o sinal para o VRM e qualquer alarme subsequente. Portanto, pode não ser adequado para as aplicações que precisem de um alarme em tempo real.
As opções de alarme são definidas no menu Definições VRM -> Regras de alarme.
Neste menu pode visualizar os alarmes por defeito que estão pré-configurados. Para mais informação sobre todos os parâmetros VRM possíveis, consulte a documentação do portal VRM.
Adicione uma nova regra de alarme no VRM utilizando as entradas digitais como um ativador
É possível adicionar uma nova regra de alarme no VRM clicando no botão «Adicionar regra de alarme nova».
As entradas digitais são visualizadas como dispositivos separados para os restantes parâmetros GlobalLink ao criar uma regra de alarme nova.
GlobalLink 520 [0] - Dados internos
GlobalLink 520 [1] - Entrada digital 1
GlobalLink 520 [2] - Entrada digital 2
Também pode visualizar os dispositivos conectados separadamente nesta lista.
Quando tiver selecionado o dispositivo de entrada digital que pretende utilizar para ativar um alarme, clique em «seguinte».
Depois selecione o parâmetro;
Estado de entrada digital e clique em «seguinte».
Depois ative o valor «Alto» ou «Baixo», dependendo do comportamento do alarme pretendido. Isto pode envolver alguns testes na cablagem das entradas digitais específicas e os resultados serão visualizados no VRM para obter os resultados pretendidos.
Pode ser útil ativar os «widgets» do estado de entrada digital no separador avançado do VRM para detetar o comportamento e a leitura que deve configurar para o alarme.
Depois selecione o tempo mínimo em que a condição está ativa antes de ser criada uma notificação de alarme.
Lembre-se de que o tempo definido corresponde à duração em que a condição de alto ou baixo está ativa antes de ser gerado um alarme. Então pode ainda demorar mais tempo (até 15 min) até que o alarme seja enviado ao VRM e emitida uma notificação de correio eletrónico.
Quando a regra de alarme nova tiver sido adicionada, reveja as notificação de «e-mail», ative ou desative os alertas de «e-mail» para os utilizadores registados do «site».
Depois clique em «Guardar todas as alterações».
Exemplo de uma notificação de alarme por «e-mail».
Existe um atalho das definições de alarme para o registo de alarme VRM. O histórico dos seus alarmes digitais será registado aqui.