2. Descrição Geral
O Inverter RS Smart é um Inverter.
Foi concebido para funcionar com um banco de baterias de 48 V e produzir uma onda sinusoidal CA pura a 230 V.
2.1. Função de mudança de frequência
Quando os inversores PV externos estão conectados à saída do inversor, a energia solar em excesso é utilizada para recarregar as baterias, . Quando a tensão de absorção for atingida, a corrente de carga vai diminuir ao mudar para uma frequência de saída mais elevada. Esta mudança de frequência é automática e não implica a configuração no Inverter RS, embora o inversor PV CA possa precisar de uma configuração adicional.
Esta função é utilizada para proteger da sobrecarga e assistência solar.
O Inverter RS não permite carregar totalmente a bateria para um inversor PV CA no Estado de Carga completo.
É uma precaução de segurança para evitar o carregamento excessivo da bateria quando não for possível regular a saída PV CA rapidamente para impedir o desligamento do sistema, de modo que, ao carregar com PV CA, haja alguma capacidade restante na bateria para absorver este excedente.
Para realizar uma carga completa a partir com energia solar, conecte o PV ao carregador solar interno MPPT ou a outro MPPT CC.
2.2. Inversor de elevada potência
Potência de pico elevada - O inversor consegue fornecer uma potência de saída CA máxima para um pico de 9000 W ou 50 A CA, durante 3 s. Isto proporciona um funcionamento regular no arranque do motor e com outras cargas de pico.
Proteção de temperatura - Proteção contra o sobreaquecimento e a descarga de potência com alta temperatura.
2.3. Interface e comunicações
Porta VE.Direct e duas portas VE.Can
O Inverter RS apenas suporta uma ligação de dados com um dispositivo GX (isto é, Cerbo GX) através da porta VE.Can e não da porta VE.Direct. A porta VE.Direct pode ser utilizada para ligar um GlobalLink 520 para monitorização de dados remotos ou um «dongle» USB para VE.Direct para aceder à VictronConnect num computador Windows.
Monitor do dispositivo
Um monitor LCD retroiluminado de quatro linhas visualiza a informação operacional como os níveis da bateria, o rendimento solar e os ícones do sistema.
Conector E/S do utilizador:
Aux 1, 2 entradas
Relé programável
Sensor de tensão das baterias (Vsense).
Sensor de temperatura da bateria (Tsense)
Remoto H e Remoto L - Configurável
Bluetooth Smart integrado
A solução sem fios para configurar, monitorizar e atualizar o controlador com smartphones Apple e Android, tablets ou outros dispositivos compatíveis.
Configuração e monitorização com VictronConnect
Configure com a aplicação VictronConnect. Disponível para dispositivos iOS, Android, bem como para computadores macOS e Windows. Pode ser necessário um acessório USB para os sistemas Windows; introduza «VictronConnect» no campo de pesquisa do nosso «site» e consulte a página de descargas desta aplicação para obter mais informação.
2.4. Carregador de baterias
As baterias podem se carregadas com energia solar se um inversor de rede PV CA estiver ligado à saída CA. O tamanho máximo do conversor de rede pode chegar a 5000 W. A corrente de carga máxima está limitada a 100 A e será reduzida se a tensão de bateria superar 60 V. É possível definir uma corrente de carga máxima com a aplicação VictronConnect. O carregamento da bateria decorrerá até aproximadamente 98 % do estado da carga da bateria.
O algoritmo de carga é igual ao dos controladores solares BlueSolar MPPT. Isto proporciona parâmetros predefinidos da bateria e permite um modo especialista para definir os parâmetros de carga adicionais.
2.5. Opções de configuração
Carregamento adaptativo de três passos
O controlador de carga está configurado para um processo de carregamento de três passos: Inicial – Absorção – Flutuação.
Também é possível programar uma carga de equalização circular.
Inicial- Durante esta etapa, o controlador proporciona toda a carga possível para recarregar rapidamente as baterias.
Absorção - Quando a tensão da bateria atingir o valor da tensão de absorção, o controlador muda para o modo de tensão constante. Quando a descarga for reduzida, o tempo de absorção é encurtado para evitar a sobrecarga da bateria. Depois de uma descarga intensa, o tempo de absorção é aumentado automaticamente para garantir que a bateria fica carregada completamente.
Adicionalmente, o período de absorção também termina quando a corrente de carga diminuir para menos de 2 A.
Flutuação - Durante esta etapa, a tensão de flutuação é aplicada na bateria para a manter num estado de carga total.
Sensor externo opcional da temperatura e da tensão
As ligações com fios estão disponíveis para medir a tensão e a temperatura da bateria. O carregador solar utiliza estas medidas para otimizar os seus parâmetros de carga. A precisão dos dados que transmite irá melhorar a eficiência do carregamento da bateria e prolongar a sua vida útil.
O sensor de bateria Smart e as outras funções de rede VE.Smart não são suportados atualmente.
Entrada de Ligar/Desligar Remoto
L remoto funciona como “autorização de carga” se estiver selecionada uma bateria de lítio e H remoto funciona como “autorização de descarga”. Utilize um smallBMS para o RS com baterias de lítio Victron.
Relé programável
Pode ser programado (com um smartphone) para abrir ou fechar um alarme ou para outros eventos.