3. Descrição Geral
O Multi RS Solar é um Inversor/carregador e carregador solar MPPT combinado.
Foi concebido para funcionar com um banco de baterias de 48 V e produzir uma onda sinusoidal CA pura a 230 V.
3.1. Duas saídas CA
Além da saída ininterrupta (AC-out-1) habitual, dispõe de uma saída auxiliar (AC-out-2) que desliga a carga em caso de funcionamento apenas com bateria. Exemplo: uma caldeira elétrica que só funciona se a entrada CA estiver disponível. Existem várias aplicações para AC-out-2.
3.2. PowerControl – aproveitamento máximo de uma potência CA limitada
O produto consegue produzir uma enorme corrente de carregamento. Isto implica um carregamento intenso da entrada CA. Deste modo, é possível definir uma corrente mínima. O produto considera os outros utilizadores da corrente e utiliza apenas a corrente «excedente» no carregamento.
3.3. PowerAssist – Utilização alargada da corrente de entrada CA:
Esta função amplia o princípio do PowerControl, permitindo que o produto complemente a potência da fonte alternativa. Se for necessário um pico de potência durante um período limitado, como acontece frequentemente, o produto compensa imediatamente com a bateria a eventual falta de potência de entrada CA. Quando a carga diminuir, a energia excedente será utilizada para recarregar a bateria.
The Multi RS can provide throughput of up to 50 A to the loads. The AC input relays are limited to 50 A (Multi RS - 2 tracker), and the inverter can contribute up to 25 A continuous at best conditions (when it gets hotter this figure will be reduced).
Esta potência vem da bateria e/ou do PV CC (a energia PV CC também precisa de passar pelo inversor antes de atingir as cargas CA).
3.4. Programável
Todas as definições programáveis para este produto podem ser alteradas com um telemóvel ou computador (o Windows precisa de um conector «dongle» VE.Direct para USB), através do «software» VictronConnect gratuito disponível na App Store do seu dispositivo, ou emwww.victronenergy.com.
3.5. Relé programável
O produto está equipado com um relé programável. Este pode ser programado para diferentes aplicações como, por exemplo, um relé de arranque.
3.6. Portas programáveis de entrada/saída digital/analógica
O produto está equipado com 2 portas de entrada/saída digital/analógica.
Estas portas podem ser utilizadas com várias finalidades. Uma aplicação pode ser a comunicação com o BMS de uma bateria de iões de lítio.
Consulte o apêndice.
3.7. Monitor de bateria integrado
A solução ideal quando o produto integra um sistema híbrido (entrada CA, inversor/carregador, bateria de armazenagem e energias alternativas). O monitor de bateria integrado pode ser configurado para abrir ou fechar o gerador:
início com uma % de descarga predefinida,
início (com um atraso predefinido) a uma tensão de bateria predefinida
início (com um atraso predefinido) a um nível de carga predefinido
paragem com uma tensão da bateria predefinida
paragem (com um atraso predefinido) depois de a fase de carga inicial terminar
paragem (com um atraso predefinido) a uma carga predefinida.
3.8. Elevada eficiência
Eficiência excecional do inversor/carregador - eficiência máxima de 96 %. O inversor é imune aos curtos-circuitos e está protegido contra o sobreaquecimento, tanto causado por sobrecarga, como por uma temperatura ambiente elevada.
- Localização do Ponto de Potência Máxima (MPPT) Ultrarrápida - Especialmente com céu nublado, em que a intensidade luminosa varia continuamente, um algoritmo MPPT rápido melhora a recolha de energia até 30 % em relação aos controladores de carga PWM e até 10 % em comparação com os controladores MPPT mais lentos.
Deteção Avançada do Ponto de Potência Máxima em condições de sombreamento parcial - Quando ocorre sombreamento parcial, podem existir dois ou mais pontos de potência máxima na curva de tensão-potência. Os MPPT convencionais tendem a bloquear num MPP local e que pode não ser ótimo. O algoritmo inovador do SmartSolar irá sempre maximizar a captação de energia ao bloquear o MPP ótimo.
3.9. Função de mudança de frequência
Quando os inversores PV externos estão conectados à saída do inversor, a energia solar em excesso é utilizada para recarregar as baterias, . Quando a tensão de absorção for atingida, a corrente de carga vai diminuir ao mudar para uma frequência de saída mais elevada. Esta mudança de frequência é automática e não implica a configuração no Multi RS Solar, embora o inversor PV CA possa precisar de uma configuração adicional.
Esta função é utilizada para proteger da sobrecarga e assistência solar.
O Multi RS Solar não permite carregar totalmente a bateria para um inversor PV CA no Estado de Carga completo.
É uma precaução de segurança para evitar o carregamento excessivo da bateria quando não for possível regular a saída PV CA rapidamente para impedir o desligamento do sistema, de modo que, ao carregar com PV CA, haja alguma capacidade restante na bateria para absorver este excedente.
Para realizar uma carga completa a partir com energia solar, conecte o PV ao carregador solar interno MPPT ou a outro MPPT CC.
3.10. Inversor de elevada potência
Potência de pico elevada - O inversor consegue fornecer uma potência de saída CA máxima para um pico de 9000 W ou 50 A CA, durante 3 s. Isto proporciona um funcionamento regular no arranque do motor e com outras cargas de pico.
Saída de potência contínua, com reforço solar - A saída de potência contínua a uma T ambiente de 25º, a 52 VCC, são 5300 W. Em combinação com a potência solar do MPPT integrado, aumenta aproximadamente 10 % a 5800 W.
Ligações PV isoladas para uma segurança adicional - O isolamento galvânico completo entre o PV e as ligações da bateria proporciona uma segurança do sistema global adicional.
Proteção de temperatura - Proteção contra o sobreaquecimento e a descarga de potência com alta temperatura.
3.11. Interface e comunicações
Porta VE.Direct e duas portas VE.Can
O Multi RS Solar apenas suporta uma ligação de dados com um dispositivo GX (isto é, Cerbo GX) através da porta VE.Can e não da porta VE.Direct. A porta VE.Direct pode ser utilizada para ligar um GlobalLink 520 de monitorização de dados remotos ou um «dongle» USB para VE.Direct para aceder à VictronConnect num computador Windows.
Monitor do dispositivo
Um monitor LCD retroiluminado de quatro linhas visualiza a informação operacional como os níveis da bateria, o rendimento solar e os ícones do sistema.
Conector E/S do utilizador:
Aux 1, 2 entradas
Relé programável
Sensor de tensão das baterias (Vsense).
Sensor de temperatura da bateria (Tsense)
Remoto H e Remoto L - Configurável
Bluetooth Smart integrado
A solução sem fios para configurar, monitorizar e atualizar o controlador com smartphones Apple e Android, tablets ou outros dispositivos compatíveis.
Configuração e monitorização com VictronConnect
Configure com a aplicação VictronConnect. Disponível para dispositivos iOS, Android, bem como para computadores macOS e Windows. Pode ser necessário um acessório USB para os sistemas Windows; introduza «VictronConnect» no campo de pesquisa do nosso «site» e consulte a página de descargas desta aplicação para obter mais informação.
3.12. Carregador de baterias
As baterias podem ser carregadas com energia solar usando o controlador solar MPPT integrado, uma fonte CA compatível ou um gerador ligado à entrada CA ou um inversor de rede PV CA ligado na saída CA. O MPPT integrado tem um limite de potência de 6000 W total - 3000 W per tracker. Se um inversor de rede PV adicional (máx. de 5000 W) estiver ligado, a corrente de carregamento total máxima está limitada a 100 A. A corrente de carga máxima de 100 A é reduzida se a tensão da bateria superar 60 V. O instalador também pode definir um valor personalizado da corrente de carga máxima na VictronConnect. O inversor de rede PV apenas carrega a bateria até ~95 %.
O algoritmo de carga é igual ao dos controladores solares BlueSolar MPPT. Isto proporciona parâmetros predefinidos da bateria e permite um modo especialista para definir os parâmetros de carga adicionais.
3.12.1. Baterias de chumbo- ácido
Algoritmo de carga adaptável em quatro etapas: inicial - absorção - flutuação - armazenagem.
O sistema de gestão de baterias adaptável ativado por microprocessador pode ser usado em vários tipos de baterias. A função adaptável adequa automaticamente o processo de carga à aplicação da bateria.
A carga certa: tempo de absorção variável
Em caso de uma descarga ligeira da bateria, a absorção é reduzida para evitar sobrecargas e uma formação excessiva de gases. Depois de uma descarga em profundidade, o tempo de absorção é aumentado automaticamente para carregar completamente a bateria.
Prevenção de danos por gaseificação excessiva: o modo BatterySafe (bateria segura)
Se escolher uma combinação de corrente de carga e de tensão de absorção elevadas para carregar a bateria rapidamente, pode evitar os danos por gaseificação limitando automaticamente o aumento da tensão quando atingir o ponto de gaseificação.
Menos manutenção e desgaste quando a bateria não está a ser utilizada: modo Storage (armazenagem)
O modo Armazenagem é ativado quando a bateria não sofre uma descarga durante 24 h. Neste modo, a tensão de flutuação é reduzida para 2,2 V por célula, de modo a minimizar a gaseificação e a corrosão das placas positivas. Uma vez por semana, a tensão é aumentada de novo até ao nível de absorção para «equalizar» a bateria. Esta função previne a estratificação do eletrólito e a sulfatação, que são as principais causas de avaria nas baterias.
Sensor de tensão da bateria: a tensão carregada correta
As perdas causadas pela resistência do cabo podem ser compensadas com este sensor que mede a tensão diretamente no barramento CC ou nos terminais da bateria.
Compensação da tensão e da temperatura da bateria
O sensor de temperatura (incluído) serve para reduzir a tensão de carga quando a temperatura da bateria sobe. Isto é particularmente útil nas baterias sem manutenção que, de outra forma, secariam devido a sobrecarga.
3.12.2. Baterias Li-Ion
Baterias Lithium Battery Smart da Victron
Quando utilizar as baterias Lithium Battery Smart da Victron, o sistema terá de ser ligado através de um BMS Victron compatível.
Lynx Smart BMS - Este BMS é recomendado quando o sistema utiliza também um dispositivo GX. É ligado através da interface do bus VE.Can. Nota: quando utilizar este BMS, defina o modo remoto como ligar /desligar remoto quando colocar o produto em funcionamento na aplicação VictronConnect.
SmallBMS - Este BMS é conectado mediante os contactos de autorização de carga e autorização de descarga a partir de Victron smallBMS para a porta de ligação E/S. Nota: quando utilizar este BMS, deve configurar para o modo remoto de dois fios BMS quando colocar o produto em funcionamento na aplicação VictronConnect.
Baterias de lítio BMS-Can compatíveis
As baterias de lítio BMS-CAN compatíveis podem ser utilizadas com o Multi RS Solar; no entanto, é necessário que sejam ligadas através da porta BMS-CAN do dispositivo GX (como o Cerbo GX) e não diretamente à «interface» de comunicação de Multi RS Solar. Consulte o Guia de Compatibilidade da Bateria da Victron para obter informação mais específica.
3.12.3. Mais sobre baterias e o seu carregamento
O nosso livro «Energy Unlimited» disponibiliza mais informação sobre baterias e o seu carregamento e pode ser obtido gratuitamente em: https://www.victronenergy.pt/support-and-downloads/technical-information
Para obter mais informação sobre o carregamento adaptável, consulte a secção de Informação Técnica Geral no nosso sítio Web.
A Victron proporciona um programa abrangente de Formação «Online» através do portal https://www.victronenergy.com.au/information/training . A aprovação nesta formação é essencial para os projetistas e instaladores do sistema, sendo reconhecida por um certificado de conclusão.
3.13. Opções de configuração
Carregamento adaptativo de três passos
O controlador de carga está configurado para um processo de carregamento de três passos: Inicial – Absorção – Flutuação.
Também é possível programar uma carga de equalização circular.
Inicial- Durante esta etapa, o controlador proporciona toda a carga possível para recarregar rapidamente as baterias.
Absorção - Quando a tensão da bateria atingir o valor da tensão de absorção, o controlador muda para o modo de tensão constante. Quando a descarga for reduzida, o tempo de absorção é encurtado para evitar a sobrecarga da bateria. Depois de uma descarga intensa, o tempo de absorção é aumentado automaticamente para garantir que a bateria fica carregada completamente.
Adicionalmente, o período de absorção também termina quando a corrente de carga diminuir para menos de 2 A.
Flutuação - Durante esta etapa, a tensão de flutuação é aplicada na bateria para a manter num estado de carga total.
Sensor externo opcional da temperatura e da tensão
As ligações com fios estão disponíveis para medir a tensão e a temperatura da bateria. O carregador solar utiliza estas medidas para otimizar os seus parâmetros de carga. A precisão dos dados que transmite irá melhorar a eficiência do carregamento da bateria e prolongar a sua vida útil.
O sensor de bateria Smart e as outras funções de rede VE.Smart não são suportados atualmente.
Entrada de Ligar/Desligar Remoto
L remoto funciona como “autorização de carga” se estiver selecionada uma bateria de lítio e H remoto funciona como “autorização de descarga”. Utilize um smallBMS para o RS com baterias de lítio Victron.
Relé programável
Pode ser programado (com um smartphone) para abrir ou fechar um alarme ou para outros eventos.
3.14. Limitações
O ESS completo não é suportado
O Multi RS Solar ainda não é compatível com os códigos da rede elétrica e, portanto, não funciona em todas as instalações ESS. Veja o tópico sobre as funções do ESS para mais detalhes.
Nota: No funcionamento fora da rede e para impedir a injeção na rede ou no gerador, o modo ESS deve ser definido como «Manter as baterias carregadas».
Os assistentes e os controlos avançados não são compatíveis
O Multi RS Solar não permite a programação com os assistentes VE.Configure. A personalização e os controlos estão limitados atualmente ao indicado nas definições Multi RS Solar na aplicação VictronConnect. Pode utilizar o modo de demonstração Multi RS Solar na aplicação VictronConnect para ver os recursos disponíveis neste momento. Prevemos que uma funcionalidade de controlo semelhante acabará por ser incluída na VictronConnect.
As unidades em paralelo não são compatíveis
O Multi RS Solar não proporciona a sincronização de ondas sinusoidais de saída CA entre as unidades em paralelo. Ainda não é possível saber se a revisão do «hardware» atual será compatível com as configurações em paralelo através de uma atualização futura do «firmware».
Limitações da potência de carregamento máxima
O Multi RS Solar de localizador duplo consegue carregar as baterias a partir de três fontes de entrada CA, MPPT Solar CC e da saída CA com um inversor PV CC.
O máximo das fontes CA varia de 88 A CC a 230 VCA e 57,6 VCC; consulte no gráfico seguinte outras tensões.
O máximo do localizador MPPT CC é de 6 kW no total, 3 kW por localizador para o modelo com dois localizadores. No modelo de localizador único (descontinuado), são 4 kW.
O total máximo combinado é de 100 A CC
A corrente de carga máxima varia consoante a tensão da bateria e a tensão de entrada CA.
Por exemplo, um intervalo de variação da corrente de saída normal é de 100 A a 48 VCC / 180 VCA a 67A a 60 VCC / 180 VCA.
É um comportamento normal que a saída possa ser inferior a estas especificações da corrente de carga máxima, devido à temperatura ambiente e ao caudal de ar.
A saída CA2 não é programável nem controlada por relé
A saída CA2 está ligada internamente à entrada CA. Não existe nenhum interruptor de contacto do relé interno que possa desligar ou voltar a ligá-lo através da programação. Também não existe nenhum atraso desde quando a entrada CA está conectada até quando flui para a saída CA2.