Skip to main content

Smart BatteryProtect 12/24V

3. Instalação e exemplos de cablagem

Nesta secção:

3.1. Precauções e notas de instalação

Há algumas coisas básicas a ter em consideração ao instalar um Smart BatteryProtect:

  1. O Smart BatteryProtect deve ser instalado num local bem ventilado e de preferência próximo da bateria (máx. 50 cm), mas não sobre a mesma (por causa dos eventuais gases corrosivos!).

  2. Escolha o tamanho e o comprimento corretos do cabo para corresponder à carga. A queda de tensão provocada por um cabo demasiado comprido ou subdimensionado entre o positivo da bateria e o SBP pode provocar um alarme de curto-circuito ao ligar a carga ou uma paragem inesperada. Também pode encontrar mais informações sobre como selecionar o tamanho certo do cabo e a sua proteção no nosso livro Ligação ilimitada.

  3. Deve ser instalado um fusível com a dimensão adequada no cabo que liga a bateria ao SBP, em conformidade com os regulamentos locais.

  4. Preste atenção à orientação correta. O SBP foi concebido para permitir o fluxo de corrente apenas dos terminais IN (bateria) para OUT (carga). As correntes inversas dos terminais OUT para IN são estritamente proibidas e danificarão o dispositivo. Se quiser utilizar o SBP como uma desconexão para a fonte de carga, deve orientar a unidade no sistema para que a corrente flua na direção pretendida, IN para OUT.

  5. A proteção de curto-circuito do SBP será ativada se tentar conectar cargas diretamente com condensadores, por exemplo, inversores ou inversores/carregadores, nas suas entradas CC. Para esta utilização, por favor utilize o SBP para controlar o botão ligar/desligar remoto no inversor, em vez de desligar a linha CC de potência superior. Consulte também o aviso na próxima página.

  6. Utilize um cabo de 1,5 mm2 fornecido para a conexão GND, que deve ligar diretamente ao terminal negativo da bateria (ou ao chassis de um veículo). Não deve ligar este cabo a outro equipamento. Tenha em atenção que o cabo GND tem de ser devidamente protegido. Um fusível de 300 mA é suficiente.

  7. A atribuição de pinos dos conectores está impressa na frente ou na lateral da caixa.

  8. O SBP deteta automaticamente a tensão do sistema uma vez apenas durante o arranque inicial. A tensão selecionada (12 V ou 24 V) fica guardada e a deteção automática é desativada. Consulte “d”na tabela de programação para saber como reiniciar o equipamento ao reutilizar o SBP numa instalação diferente ou utilize Bluetooth.

  9. Não ligue a saída de carga enquanto o SBP não estiver completamente programado.

  10. É possível ligar um interruptor remoto de ligar/desligar entre o H Remoto e o L Remoto. Em alternativa, o terminal H pode ser comutado para alto (para o positivo da bateria), ou o terminal L pode ser comutado para baixo (para o negativo da bateria).

  11. É possível ligar uma campainha, um LED ou um relé entre o terminal de saída do alarme e o positivo da bateria. Carga máxima na saída de alarme: 50 mA (à prova de curto-circuito).

3.2. Aviso ao conectar inversores e inversores/carregadores

Atenção

Em circunstância alguma é permitido conectar inversores ou inversores/carregadores a um SBP através das suas entradas CC, uma corrente inversa pode fluir que danifica o SBP. Caso deseje controlar um inversor ou inversor/carregador através de um SBP, deve utilizar o SBP para controlar o inversor ou inversor/carregador através da sua porta remota. Veja o exemplo abaixo. Tenha em atenção que a imagem mostrada abaixo é um exemplo para todos os modelos BatteryProtect, incluindo os modelos inteligentes.

SBP_Inverter_Remote_control.svg

Imagem esquerda: Entrada CC do inversor conectada através de um BatteryProtect - estritamente proibido

Imagem direita: Inversor controlado pela sua porta remota via BatteryProtect

3.3. Exemplos de cablagem

Esta secção contém vários exemplos de cablagem para mostrar todas as possibilidades de cablagem.

3.3.1. Smart BatteryProtect num sistema simples

O exemplo abaixo mostra um Smart BatteryProtect com o anel metálico (padrão) entre L e H do terminal remoto. Quando o anel metálico é removido, o SBP desconecta a carga após 90 segundos.

No entanto, se o anel metálico permanecer conectado e a tensão da bateria cair abaixo do valor programado para corte por subtensão (consulte a secção Programação), o SBP desconecta automaticamente a carga após 90 segundos.

SBP_1224_100_simple_wire_loop.svg

Smart BatteryProtect num sistema simples com anel metálico entre a entrada L e H (predefinição de fábrica)

O mesmo exemplo abaixo. Desta vez, o interruptor está conectado entre o positivo da bateria e a entrada H do terminal remoto.

Quando o interruptor está desligado, a entrada H torna-se baixa. A carga é desconectada passados 90 segundos. Quando o interruptor é ligado novamente, a entrada H torna-se alta e a carga é ligada com um atraso de 30 segundos.

Isto funciona da mesma forma entre o negativo da bateria e a entrada L do terminal remoto.

SBP_1224_100_simple_switch_battery_to_H.svg

Interruptor conectado entre o positivo da bateria e a entrada H do terminal remoto

3.3.2. Smart BatteryProtect interruptor de ligar/desligar

O exemplo abaixo mostra um Smart BatteryProtect num sistema simples com um interruptor de ligar/desligar remoto conectado aos terminais remotos.

Este interruptor pode ser utilizado, por exemplo, para ligar e desligar o sistema remotamente. O consumo de energia do Smart BatteryProtect é insignificante em menos de 1 mA quando desligado (verifique o capítulo Especificações).

SBP_1224_100_simple_switch.svg

Smart BatteryProtect com interruptor de ligar/desligar remoto

3.3.3. Smart BatteryProtect num sistema de bateria de lítio com BMS externo

A imagem abaixo mostra um Smart BatteryProtect num sistema de bateria de lítio com BMS externo. O BMS externo (Victron Lynx Smart BMS neste exemplo) tem uma saída ATD (com autorização de descarga) e ATC (com autorização de carga). Concebido como um contacto seco, o ATD e o ATC funcionam como um interruptor que controla diretamente o SBP através do seu terminal remoto.

Para isto, o Smart BatteryProtect deve ser programado para o modo de iões de lítio.

O contacto seco é conectado entre os conectores L e H do terminal remoto.

Se, por exemplo, o ATD abrir no caso de uma subtensão da célula da bateria de lítio, o SBP desconectará imediatamente a carga sem atraso.

O SBP permanecerá desativado durante 30 segundos, mesmo se o ATD fechar neste período. Após estes 30 segundos, ele responde imediatamente e conecta a carga à bateria.

Por favor, tenha em atenção que os limiares de subtensão e a saída de alarme do SBP estão desativados neste modo.

Cuidado

Se possui uma bateria de lítio com BMS interno (denominados ‘drop-ins’) que não possua saída para controlo de cargas ou carregadores, o SBP deve ser programado no modo A ou B. O modo C não é aplicável neste caso.

SBP_1224_65_simple_Lynx_Smart_BMS_ATD.svg

Smart BatteryProtect no modo de iões de lítio controlado por ATD de um Lynx Smart BMS

3.3.4. Smart BatteryProtect num sistema de lítio com BMS externo e saída de carga desconectada

Este exemplo das ligações elétricas mostra um Smart BatteryProtect ligado a um sistema de lítio controlado por um BMS externo (smallBMS Victron com pré-alarme). Este BMS tem uma saída de carga e de desconexão de carregamento que pode ser ligada diretamente Smart BatteryProtect à entrada H do terminal remoto.

Tal como no exemplo anterior, é necessário programar o SBP no modo de iões de lítio (consulte o capítulo Programação).

Se, por exemplo, o smallBMS acionar o pré-alarme devido a uma tensão de célula baixa iminente, a saída de carga torna-se flutuante (normalmente alta) quando houver uma tensão de célula baixa real e o SBP irá desconectar a carga e permanecer desativado durante 30 s, mesmo que receba um sinal de reinício (H torna-se alto novamente) neste período. Após 30 s, responde imediatamente a um sinal de reinício.

Nota

Se o sistema tiver sido desligado devido à baixa tensão da célula, o SBP permanecerá desativado durante 30 segundos, mesmo que receba um sinal de reinício dentro deste período (o que é mais provável se não houver outras cargas conectadas à bateria). Após 3 tentativas, o SBP permanecerá desativado até que a tensão da bateria ultrapasse 13 V (ou 26 V para um sistema de 24 V) durante, pelo menos, 30 segundos (o que é uma indicação de que a bateria está a ser recarregada).

SBP_1224_65_simple_smallBMS_load_disconnect.svg

O Smart BatteryProtect utiliza a carga desconectada de um smallBMS

3.3.5. Dois Smart BatteryProtects para controlo de carga e de carregador

Também é possível ter vários Smart BatteryProtect num sistema, por exemplo, para controlar carregadores e cargas simultaneamente.

Se o BMS sinalizar uma subtensão da célula, o SBP responsável pela carga desconectará a carga da bateria para proteger a bateria de mais descargas.

Se o BMS sinalizar uma sobretensão da célula ou uma temperatura muito baixa para carregar a bateria de lítio, o SBP desconectará imediatamente o carregador da bateria.

Por favor, tenha também em atenção a conexão correta dos SBPs: siga sempre o fluxo de corrente de IN para OUT. O terminal positivo do carregador vai para a entrada IN do SBP.

2xSBP_1224_65_smallBMS_load_charge_disconnect.svg

Dois Smart BatteryProtects assumem o controlo de um carregador e um circuito de carga

3.3.6. Smart BatteryProtect Cablagem de saída do alarme

A saída do alarme pode ser ligada, p. ex., a um LED, uma campainha ou um relé. Para isto, o Smart BatteryProtect deve ser programado no respetivo modo devido a pequenas diferenças no comportamento. Consulte também a secção Modos de funcionamento para obter mais detalhes.

Certifique-se de que o LED, a campainha e o relé correspondem à tensão do sistema.

SBP_1224_100_alarm_connector.svg

Ligar um LED, campainha ou relé à saída Smart BatteryProtect