2. Medição da corrente, da temperatura e da tensão - mais detalhes
Os dados de tensão da bateria são utilizados para compensar as quedas de tensão nos cabos de bateria. Isto assegura que a bateria é carregada com a tensão exata configurada no carregador, em vez de com uma tensão baixa causada pela resistência da cablagem.
Os dados da temperatura da bateria são utilizados para regular as tensões de carga. Com está frio, uma bateria de chumbo-ácido normalmente necessita de uma tensão de carga superior e de uma inferior se estiver calor.
Nas baterias de lítio, as tensões de carga permanecem inalteradas em todas as temperaturas, desde que não esteja demasiado frio. É preferível não carregar as baterias de lítio com uma temperatura inferior a 5 ºC, para evitar o dano e degradação das mesmas.
Os dados da corrente da bateria permitem utilizar a corrente de cauda com uma maior precisão (consultar o manual do carregador MPPT e Orion XS), pois, ao dispor da corrente de bateria real, os carregadores podem decidir se é melhor parar a fase de absorção e avançar para a fase de equalização / flutuação.
Na VictronConnect, a utilização dos dados de corrente da bateria apenas será visualizada quando estes carregadores estiverem realmente a carregar. Com o carregamento sincronizado ativado, o carregador solar também deve ser o mestre.
Se o MPPT ou o Orion XS estiver ligado a um dispositivo GX que transmite a corrente da bateria, vai ser utilizado o valor do dispositivo GX, pelo que a corrente de bateria não será visualizada no menu de VE.Smart Networking (consultar também o capítulo 5: Limitações).