2. Detalhes e requisitos
Requisitos:
Inversor/carregador Victron como Multi, MultiCompact, Multiplus, Multiplus-II ou Quattro com o novo microprocessador (26/27).
Solar, de preferência um carregador solar Victron, mas não necessariamente, ou um gerador eólico com um carregador designado. Tenha em conta que a Victron não fornece reguladores de carga para a energia eólica.
Para utilizar a função «Charge the battery to 100 %» (carregar a bateria até 100 %), quer um VE.Bus Smart Dongle mais a aplicação VictronConnect,que é uma solução de monitorização eficaz e simples; é necessária uma adaptação simples aos sistemas existentes ou a opção mais avançada, um dispositivo GX como o Cerbo GX ou Ekrano GX.
Mais detalhes e especificações:
Enquanto estiver no modo de sustentação, o inversor/carregador utiliza a energia de terra para garantir que a tensão da bateria não diminui abaixo da tensão de sustentação configurada.
A energia solar e eólica são priorizadas para carregar a bateria, bem como para alimentar cargas CC. Nas cargas CA, isto não acontece; a energia de terra é usada para as alimentar, o que, em diversos sistemas, não constitui realmente um problema, uma vez que são bastante pequenos. Se preferir também alimentar cargas CA a partir da bateria, da energia solar e eólica, consulte as nossas opções de entrada «Ignore AC» (ignorar CA) no VictronConnect, disponíveis no menu de definições de «Conditional AC input connection» (ligação de entrada CA condicional). Também descrito em detalhena sua publicação no blogue no Panbo.com.
Este recurso funciona puramente com tensão, pelo que é simples, robusto e eficaz. Não implica a integração em monitores de bateria, dispositivos GX ou mecanismos de controlo central, como o DVCC.
O modo de prioridade solar e eólica funciona nos sistemas com uma bateria gerida, nos quais um BMS gere o processo de carregamento (DVCC), e nos sistemas mais tradicionais, nos quais o inversor/carregador executa o seu próprio processo de carregamento. Os exemplos de sistemas de baterias geridas incluem as baterias Lynx Smart BMS, MG Energy Systems com MG Master LV e outras semelhantes. Nestes sistemas, durante os primeiros sete dias, o inversor/carregador carrega usando a tensão de sustentação configurada em vez da tensão de carga indicada pela bateria (CVL).
Apoio do gerador: O sistema deteta automaticamente o funcionamento de um gerador e, em seguida, carrega com a potência máxima, como faz normalmente. No Quattro, o gerador deve ser ligado à entrada AC-in-1. No caso de Multis com um comutador de transferência externo ligado à sua frente, o dispositivo GX pode ser utilizado para detetar a atividade do gerador (com uma entrada digital) e transmitir esta informação ao Multi. Ao utilizar um painel Digital Multi Control (DMC) e fechar os terminais de entrada de seleção do gerador do conector roscado na parte posterior, o sistema também faz o carregamento com a potência máxima.