2. Projeto do sistema
2.1. Energia fotovoltaica
2.1.1. Carregadores solares MPPT e/ou inversor ligado à rede.
O sistema de armazenamento de energia pode funcionar com um carregador solar MPPT, um inversor ligado à rede ou uma combinação de ambos.
De um modo geral, o carregador solar MPPT será mais eficiente do que um inversor ligado à rede num sistema de pequena dimensão. Isto ocorre porque um carregador solar MPPT é até 99 % eficiente, enquanto que a energia PV proveniente de um inversor ligado à rede é primeiro convertida de CC para CA, depois de volta para CA para CC, causando perdas de 20 % ou 30 %. Isto ainda será mais percetível quando o consumo de energia ocorrer principalmente de manhã e à noite.
Quando a maior parte do consumo de energia ocorrer durante o dia, (digamos num escritório com ar condicionado) um inversor ligado à rede será mais eficiente. Após a conversão (muito eficiente) para CA, a unidade de ar condicionado utiliza a energia fotovoltaica diretamente.
Em caso de «Não Injeção», considere a aplicação de um carregador solar MPPT ou um inversor Fronius PV e depois utilize a função «Injeção zero». Isto leva a um sistema muito mais estável.
2.1.2. Alimentação ou sem alimentação
As regras de alimentação diferem em todo o mundo. Em vários países:
A energia pode ser vendida de volta à rede ou, para reduzir a conta de eletricidade, funciona ao contrário.
A alimentação é permitida, mas não recompensada: Toda a energia que é realimentada é perdida no sentido de que o fornecedor de serviços públicos não pagará por ela. É, no entanto, uma contribuição de energia ecologicamente viável.
A alimentação é absolutamente não tolerada - mesmo por alguns segundos: existem certos contadores pré-pagos na África do Sul que se desligam da rede quando detetam a alimentação.
A alimentação resulta em contas inflacionadas porque o medidor de eletricidade só pode contar numa direção - para cima. Cada kWh realimentado para a rede é contado erroneamente como energia utilizada e será cobrado.
Alimentação
A alimentação de energia fotovoltaica através de um carregador solar MPPT pode ser ativada ou desativada no menu Sistemas de Armazenagem de Energia no CCGX. Importa notar que, quando desativada, a energia fotovoltaica ainda estará disponível para alimentar cargas CA.
A alimentação fotovoltaica ligada a inversores de rede ocorre automaticamente. Não há configurações ou considerações especiais de conceção a serem consideradas, esteja ligado na entrada e/ou saída do inversor/carregador.
Sem alimentação
A alimentação de energia fotovoltaica através de um carregador solar MPPT pode ser ativada ou desativada no menu Sistemas de Armazenagem de Energia no CCGX.
Para inversores ligados à rede, a única opção é utilizar um inversor ligado à rede Fronius e utiliza a função alimentação zero do Fronius. Consultar ponto 2.1.3.
A utilização de outras marcas de inversores ligados à rede num sistema «sem alimentação» não é recomendado. Com o sistema de armazenagem de energia não é possível evitar a alimentação onde outras marcas estão instaladas. E utilizar o Assistente Hub-2 como método alternativo faz com que seja uma instalação nada perfeita. Podem surgir problemas com luzes a piscar - ou até mesmo a um desligar de todo o sistema, por sobrecarga, quando uma carga elevada é ligada ou desligada.
2.1.3. Alimentação zero do Fronius
Para os inversores ligados à rede Fronius, o sistema de armazenagem de energia tem uma característica especial: Alimentação zero.
Com a opção alimentação zero ativada o sistema de armazenagem de energia monitoriza continuamente e controla ativamente a potência de saída do inversor ligado à rede Fronius. Consultar o ponto 4.3.11 para requisitos e configurações pormenorizadas.
2.1.4. Carregadores solares MPPT
Todos os carregadores solares MPPT Victron podem ser utilizados: ambos os modelos com uma porta VE.Direct, bem como os modelos com uma porta VE.Can.
2.1.5. Inversor ligado à rede em paralelo ou na saída CA?
Existem duas opções ao ligar o inversor ligado à rede:
em paralelo com o Multi ou Quattro.
na saída CA.
Quando ligado à saída CA, aplica-se a regra do fator 1,0. Não existem exceções. Utilize também a regra do fator 1,0 em países onde a rede elétrica raramente falha; e também ao ligar um inversor ligado à rede Fronius na saída CA, e a utilizar o a «alimentação zero».
2.2. Capacidade do banco de baterias
Num sistema paralelo à rede, a dimensão do banco de baterias tem os seguintes efeitos:
As baterias pequenas serão mais económicas: mas toda a capacidade de armazenamento disponível é utilizada todos os dias
As baterias pequenas serão carregadas e descarregadas com altas correntes. Isto fará com que as baterias de chumbo, em particular, tenham uma vida útil mais curta.
As baterias maiores, combinadas com uma instalação fotovoltaica relativamente grande, podem armazenar o excesso de energia em dias ensolarados. A energia pode então estar disponível durante vários dias consecutivos de mau tempo.
As baterias maiores fornecem uma maior autonomia durante uma queda de energia. Quando a instalação é necessária para funcionar como uma fonte de alimentação ininterruptauma bateria de grande capacidade oferece um fornecimento de energia seguro por períodos mais longos..
Num sistema auxiliar, o tamanho da bateria é calculado pela autonomia necessária durante uma falha de rede.
Consultar Capacidade mínima da bateria do acoplamento CA para tamanhos mínimos de bateria de sistemas com um inversor fotovoltaico ligado à saída CA do(s) Multi(s) ou Quattro(s).
2.3. Dimensão do inversor/carregador
A dimensão necessária do inversor/carregador depende do tipo de instalação..
Numa instalação paralela à rede, o tamanho do inversor/carregador pode ser (muito?) menor do que as cargas nominais e de pico mais altas previstas Por exemplo, para cobrir a carga básica de uma residência de duas pessoas, um inversor/carregador de 800 VA pode ser suficiente. Para uma família, um inversor/carregador de 3000 VA pode operar a maioria dos aparelhos - desde que não esteja a funcionar ao mesmo tempo mais que um aparelho. Isto significa que o sistema pode reduzir o consumo de energia da rede do final da primavera ao início do outono - talvez até zero - com armazenamento suficiente.
Numa instalação de reserva, o inversor/carregador tem de ser dimensionado de acordo com as cargas previstas.
2.4. Anti-isolamento
O sistema de armazenagem de energia requer sempre anti-isolmento. Isto também é verdadeiro para um sistema sem alimentação.
Em vários países, o anti-isolamento integrado nos nossos produtos pode ser utilizado. Por exemplo, o MultiGrid na Alemanha e o MultiPlus no Reino Unido. Consulte os certificados no nosso site para obter detalhes.
Caso não haja nenhum produto certificado disponível para o país de instalação, instale um anti-isolamento externo.
Mais informação aqui: VEConfigure: códigos da rede e deteção de perda da rede elétrica.