Skip to main content

VE.Bus BMS V2

1. Descrição geral

Nesta secção:

O VE.Bus BMS V2 é um sistema de gestão da bateria (BMS) para baterias Victron Energy Lithium Battery Smart disponíveis com uma tensão nominal de 12,8 V ou 25,6 V em várias capacidades. Este é o mais seguro entre os tipos de bateria de lítio comuns. Podem ser ligadas em série, em paralelo e em série/paralelo, permitindo construir um banco de baterias para tensões do sistema de 12 V, 24 V ou 48 V. É possível ligar até quatro baterias de 12,8 V ou duas 25,6 V em série. É possível ligar um total de 20 baterias, o que resulta numa armazenagem de energia até 84 kWh num sistema de 12 V ou até 102 kWh num sistema de 24 V e 48 V.

Protege cada célula individual de uma bateria Lithium Smart (LiFePO₄) da Victron.

Cada célula individual de uma bateria LiFePO₄ deve ser protegida contra a sub- e a sobretensão, bem como das altas e baixas temperaturas. É exatamente isto que o VE.Bus BMS V2 faz em combinação com o módulo BTV da bateria, que envia os sinais apropriados ao BMS.

A bateria de lítio 12,8 V e 25,6 V Smart da Victron tem um controlo integrado da Compensação, Temperatura e Tensão (sigla: BTV) e pode ser ligada ao VE.Bus BMS V2 mediante dois conjuntos de cabos de conector circular M8. Os BTV de várias baterias podem ser ligados na configuração «daisy chain». Consulte a nossa página de produto da Lithium Battery Smart para obter mais informação.

Dependendo dos sinais da bateria, o BMS vai:

  • Gerar um sinal de pré-alarme para avisar de uma subtensão iminente das células.

  • Encerrar ou desligar cargas em caso de subtensão da célula.

  • Desligar o inversor dos inversores/carregadores VE.Bus em caso de subtensão da célula.

  • Reduzir a corrente de carga em caso de sobretensão ou sobreaquecimento da célula dos inversores/carregadores VE.Bus ou dos inversores VE.Bus.

  • Encerrar ou desligar os carregadores de bateria em caso de sobretensão ou sobreaquecimento.

Pré-alarme

A saída do pré-alarme está normalmente em flutuação livre e torna-se elevada em caso de subtensão iminente das células. Por predefinição, são 3,1 V por célula com regulação na bateria de 2,85 V a 3,15 V por célula. O atraso mínimo entre o pré-alarme e a desconexão da carga é de 30 s. O pré-alarme não gera uma notificação no dispositivo GX e, portanto, no VRM também não.

Desconexão da Carga

A saída de desconexão da Carga é normalmente elevada e converte-se em flutuação livre em caso de subtensão das células. Esta saída pode ser utilizada para controlar:

  • O terminal de ligar/desligar remoto de uma carga.

  • O terminal de ligar/desligar remoto de um interruptor de carga eletrónico, como um BatteryProtect (solução preferida de baixo consumo de energia).

Desconexão do carregamento

A saída de desconexão do Carregamento é normalmente elevada e converte-se em flutuação livre em caso de sobretensão ou sobreaquecimento das células. Esta saída pode ser utilizada para controlar:

  • O terminal de ligar/desligar remoto de um carregador, como um carregador de CA, um carregador CC-CC ou um carregador solar.

  • Um relé de carga Cyrix-Li.

  • Um combinador de bateria Cyrix-Li-ct.

Indicadores LED

O BMS tem as seguintes indicações LED:

  • LED de estado (azul): Acende-se uma vez a cada 10 s quando o Multi é ligado para indicar o envio dos quadros de informação do BMS.

    Quando o Multi estiver desligado, devido a uma célula baixa / desligar remoto ou simplesmente através do interruptor do painel frontal, o BMS entra no modo de baixo consumo de energia, mas continua a enviar quadros de informação (com um intervalo ligeiramente maior). Neste modo, o LED de estado do BMS não se acende para economizar energia. Se o BMS estiver preso no carregador de arranque, o LED de estado vai piscar rapidamente. Isto pode ocorrer, por exemplo, após uma atualização do «firmware» interrompida (para corrigir esta situação, reinicie a atualização na aplicação VictronConnect ou através do VRM).

  • LED (vermelho) de tensão da célula superior a 4 V: Acende-se quando a saída de desconexão do Carregamento for baixa por sobretensão ou sobreaquecimento da célula.

  • LED (azul) de tensão da célula superior a 2,8 V: Acende-se quando a saída de desconexão da Carga for elevada e as tensões da célula da bateria superarem 2,8 V.

Conectividade e comunicação com o dispositivo GX

  • Controlo de ligar/desligar/apenas carregador dos produtos VE.Bus através de um dispositivo GX.

  • Controlo dos carregadores solares GX DVCC. Não é necessário instalar um BatteryProtect ou Cyrix-Li-Charge para controlar os carregadores solares através do BMS, como acontece no VE.Bus BMS V1.

Possui ligações de entrada e saída de potência separadas para os dispositivos GX.

  • A saída GX-Pow alimenta o GX a partir da bateria ou da entrada AUX-In, a que tiver o valor mais elevado.

  • Um adaptador CA-CC (não incluído) ou outra fonte de alimentação conectada à entrada AUX-In garante que o dispositivo GX é alimentado enquanto a energia Aux estiver disponível, mesmo se a bateria estiver em baixo; por exemplo, devido a um erro, a bateria está em subtensão e o inversor/carregador está desligado. Isto permite diagnosticar o sistema remotamente (assumindo que a Internet ainda está disponível), mesmo quando (quase) tudo o resto estiver desligado. Consulte nas Especificações Técnicas a classificação de potência necessária de um adaptador CA-CC.

Terminal de ligar/desligar remoto verdadeiro

  • O VE.Bus BMS V2 deve permanecer conectado ao positivo da bateria para manter o Multi no modo de baixo consumo, mesmo quando a entrada CA estiver disponível (o Multi interrompe a inversão/carregamento, fecha o interruptor de transferência e indica um erro de bateria fraca com os LED de estado). Em comparação, desconectar o positivo da bateria do VE.Bus BMS V1 só desliga o Multi quando não houver uma entrada CA disponível.