Skip to main content

Lynx Smart BMS

4. Considerações e exemplos de Conceção do Sistema

Nesta secção:

4.1. Integração no Sistema de Distribuidor Lynx

O Lynx Smart BMS integra-se sem problemas no sistema de Distribuidor Lynx, o que, embora não seja obrigatório para o funcionamento, é altamente recomendável pela facilidade de instalação.

É importante notar que a bateria tem de estar sempre ligada ao lado esquerdo do Lynx Smart BMS (na posição normal), enquanto todas as cargas e carregadores estão ligados no lado direito.

O exemplo seguinte mostra o Lynx Smart BMS num sistema com dois distribuidores Lynx. Em conjunto formam um barramento contínuo, com ligações de bateria com fusível, monitor de bateria, sistema BMS, contactor e ligações de carga com fusível.

Os módulos Lynx podem ser montados na posição vertical. Se forem montados invertidos, o texto na parte frontal das unidades também ficará invertido. Utilize os autocolantes especiais incluídos em cada módulo Lynx para orientar o texto corretamente.

Lynx_interconnected_Smart_BMS_example.svg

Lynx Smart BMS com dois Distribuidores Lynx

Lynx_interconnected_current_flow_example.svg

Exemplo de orientação do módulo Lynx com as baterias ligadas na esquerda e com todas as cargas e carregadores ligados na direita.

Lynx_interconnected_upside_down.svg

Exemplo de módulos Lynx montados invertidos: agora as baterias estão ligadas ao lado direito, as cargas e os carregadores ao lado esquerdo e os autocolantes invertidos (incluído) são afixados.

Cuidado

É importante notar que a bateria é sempre ligada ao lado esquerdo do Lynx Smart BMS (na posição normal), enquanto todas as cargas e carregadores estão ligados no lado direito.

4.2. Dimensionamento do sistema

4.2.1. Corrente nominal do Lynx Smart BMS

O contactor de segurança principal do Lynx Smart BMS tem uma corrente contínua nominal de 500 A (1000 A para o modelo M10) e uma corrente de pico nominal de 600 A (1200 A para o modelo M10) durante 5 min. Mesmo que o Lynx Smart BMS tenha uma proteção contra a sobreintensidade, certifique-se de que a corrente nominal não é excedida.

O seguinte acontece se exceder o limite máximo da corrente de pico ou de o intervalo de 5 min:

  • será gerado um alarme de sobreintensidade

  • ATC ou ATD (dependendo da direção atual) é desativado após um atraso de 30 s

A tabela abaixo proporciona uma ideia da potência nominal de um Lynx Smart BMS para diferentes tensões. Isto proporciona uma indicação da dimensão possível do sistema de inversor/carregador ligado. Tenha em conta que, se utilizar inversores ou inversores/carregadores, o sistema CC e o CA serão alimentados a partir das baterias.

Tensão vs. Corrente

12 V

24 V

48 V

500 A

6 kW

12 kW

24 kW

1000 A

12 kW

24 kW

48 kW

4.2.2. Fusíveis

O Lynx Smart BMS não funciona como um fusível do sistema. Só adverte quando a corrente for demasiado elevada. Os fusíveis tem de ser realizados externamente, por exemplo, ligando os módulos do Distribuidor Lynx ao Lynx Smart BMS ou utilizando fusíveis e suportes de fusível externos.

Utilize sempre fusíveis com a corrente e a tensão corretas. Faça corresponder o calibre do fusível às correntes e tensões máximas que podem ocorrer no circuito com fusível. Para mais informação sobre os calibres e os cálculos de corrente do fusível, consulte o Livro Wiring Unlimited .

Cuidado

O valor total dos fusíveis de todos os circuitos não deve superar a corrente nominal do módulo Lynx ou do modelo Lynx com a corrente nominal inferior, no caso de serem utilizados vários módulos Lynx.

4.2.3. Cablagem

A corrente nominal dos fios ou dos cabos utilizados para ligar as baterias e/ou as cargas CC deve corresponder às correntes máximas que podem ocorrer nos circuitos conectados. Utilize uma cablagem com uma área superficial do núcleo suficiente para corresponder à corrente nominal máxima do circuito.

Para mais informação sobre a cablagem e os cálculos da espessura dos cabos, consulte o nosso livro Wiring Unlimited (Cablagem sem limites).