Skip to main content

Lynx Smart BMS

7. Colocação em Funcionamento e Utilização do Lynx Smart BMS

Nesta secção:

7.1. Colocação em funcionamento do Lynx Smart BMS

Sequência de colocação em funcionamento:

checkbox.svg

Verifique a polaridade de todos os cabos da bateria.

checkbox.svg

Verifique a área da secção transversal de todos os cabos da bateria.

checkbox.svg

Certifique-se de que cada bateria tem o «firmware» mais atualizado.

checkbox.svg

Certifique-se de que, se as baterias tiverem sido ligadas em série, cada uma foi carregada completamente (consulte o manual da bateria).

checkbox.svg

Verifique se todos os terminais do cabo da bateria foram crimpados corretamente. Verifique se todas as ligações do cabo da bateria estão firmes (não exceda o torque máximo). Puxe levemente cada cabo da bateria e veja se as ligações estão apertadas.

checkbox.svg

Verifique todas as ligações do cabo BMS e certifique-se de que os anéis de parafuso do conector estão aparafusados até o fim.

checkbox.svg

Verifique se a cada bateria em paralelo tem fusível ou que cada fileira de baterias em paralelo tem um fusível.

checkbox.svg

Se utilizar um dispositivo GX, verifique se os cabos VE.Can e o terminal foram instalados e se o dispositivo é alimentado a partir da saída de tensão AUX do Lynx Smart BMS.

checkbox.svg

Alimente o Lynx Smart BMS ligando a alimentação da bateria ou instale os fusíveis de bateria e, se aplicável, colocando o interruptor de ligar/desligar remoto em «ligar».

checkbox.svg

Verifique se o pré-carregamento da carga está completo, o contactor fecha e as cargas recebem alimentação.

checkbox.svg

Ligue-se à aplicação VictronConnect e certifique-se de que o Lynx Smart BMS dispõe do «firmware» mais recente (consulte a secção de Atualizar o «firmware» e de que foram realizadas todas as definições, em particular se a capacidade da bateria e o número de baterias em paralelo estão definidos corretamente.

checkbox.svg

Certifique-se de que a tensão do sistema foi definida corretamente.

checkbox.svg

Verifique se os fusíveis do Distribuidor Lynx (se aplicável) foram nomeados corretamente.

checkbox.svg

Se o dispositivo GX estiver conectado, verifique se recebe alimentação a partir dos terminais AUX do Lynx Smart BMS.

checkbox.svg

Certifique-se de que o Lynx Smart BMS é visualizado corretamente no dispositivo GX.

checkbox.svg

Desligue um cabo BMS aleatório e verifique se o BMS está a desligar todas as fontes de carregamento e todas as cargas. Volte a ligar o cabo BMS.

checkbox.svg

Ligue uma carga e certifique-se de que a corrente é uma corrente negativa visualizada no dispositivo GX ou na aplicação VictronConnect.

checkbox.svg

Carregue as baterias completamente e verifique se visualiza um estado da carga de 100 %.

7.2. Alimentação

O Lynx Smart BMS será ligado quando uma bateria estiver conectada aos terminais de bateria e o interruptor de ligar / desligar remoto estiver ativado (ou o anel metálico estiver posicionado no terminal de ligar / desligar remoto).

A sequência de arranque inclui os seguintes passos:

  • Verificação do sistema: Um autoteste verifica as tensões internas e externas e o contactor.

  • Cargas em pré-carregamento: O circuito de pré-carregamento carrega previamente as cargas capacitivas, como inversores ou inversores/carregadores, antes de o contactor fechar para evitar uma corrente de irrupção elevada.

  • Fecho do contactor: O Lynx Smart BMS está operacional e a alimentação para os distribuidores Lynx está ativada.

Operacional

Depois de receber alimentação, o contactor é fechado. O LED de estado verde e o LED de «Bluetooth» azul no Lynx Smart BMS e o LED de energia verde nos Distribuidores Lynx estão acesos.

Lynx_Smart_BMS_-_LEDs.svg

LED do Lynx Smart BMS

7.3. Modos de funcionamento do BMS

O BMS no Lynx Smart BMS comunica com as baterias e protege-as contra a alta ou baixa tensão das células, bem como contra as variações extremas da temperatura. Estes eventos são comunicados pela bateria ao Lynx Smart BMS para que tome as medidas necessárias, desligando as cargas e/ou os inversores/carregadores e carregadores e desligando ou voltando a ligar o Lynx Smart BMS, de forma totalmente automática ou manual.

O Lynx Smart BMS tem três modos de funcionamento:

ON

Este é o modo de funcionamento normal. Todas as «interfaces» estão operacionais e o contactor está fechado. Se Lynx Smart BMS estiver desligado devido a uma baixa tensão da célula ou a desligamento por SoC baixo, vai sair do modo OFF (desligado) e regressar ao modo ON (ligado) quando

  • detetar uma tensão de carga >11,7 V (>23,4 V para um sistema de 24 V ou >46,8 V para um sistema de 48 V) que a tensão da bateria no lado do sistema ou

  • quando todas as tensões da célula forem superiores a 3,2 V em caso de desligamento por tensão da célula baixa ou

  • quando todas as tensões da célula forem superiores a 3,37 V em caso de um desligamento por SoC baixo ou

  • quando for novamente ligado através do interruptor de ligar/desligar remoto ou

  • quando for ligado novamente através da aplicação VictronConnect.

o modo também estiver ON (ligado) durante 5 min sem o fornecimento de tensão de carga quando tiver sido emitido um alarme por Tensão da Célula baixa.

OFF (desligado)

Modo de potência inferior. Todas as «interfaces» estão desligadas e o contactor está aberto. Este modo é utilizado para evitar os danos nas baterias causados por uma carga demasiado baixa.

O LSB vai ficar desligado se utilizar o interruptor de ligar/desligar remoto ou o interruptor da aplicação VictronConnect.

O Lynx Smart BMS também muda para o modo OFF (desligado) com um atraso de 5 min se:

  • uma ou mais células forem inferiores a 2,8 V (regulável na bateria) e nenhuma tensão de carga tiver sido detetada durante este período para evitar uma descarga adicional ou

  • quando o Limite de descarga configurado for atingido e não tiver sido detetada uma tensão de carga suficiente no lado do sistema do BMS.

Em espera

O Lynx Smart BMS pode ser colocado no modo de espera através do interruptor na aplicação VictronConnect ou através do dispositivo GX, sendo utilizado quando a embarcação estiver ancorada ou a autocaravana estacionada para evitar a descarga e o carregamento acidentais a partir das fontes no lado do sistema. Todos os sistemas são desligados, exceto o equipamento alimentado pela porta de alimentação AUX, que também deve alimentar o dispositivo GX. Este modo não deve ser utilizado quando a embarcação ou a autocaravana estiverem armazenadas durante um período prolongado. Por conseguinte, se for detetada uma tensão da célula baixa ou SoC baixo (conforme determinado pelo limite de descarga no BMS), o Lynx Smart BMS passa automaticamente para o modo OFF (desligado) para evitar uma descarga adicional da bateria.

Nota

O requisito básico para que o interruptor funcione na VictronConnect ou no dispositivo GX é que o contacto entre os pinos 10 e 11 do conector múltiplo esteja ligado em ponte com um anel metálico ou um interruptor de ligar/desligar remoto.

Consulte nas tabelas seguintes uma descrição geral dos três modos de funcionamento, a forma de os alterar manualmente e o estado das «interfaces»:

Modo

Contactor principal

ATC

ATD

Saída de potência AUX

Porta VE.Can

«Bluetooth»

Utilização prevista

Ligado

Fechado

Ligado

On

Alimentado

Funcional

Ligado

Modo de funcionamento normal. Todas as «interfaces» estão operacionais.

Em espera

Aberto

Desligado

Apagado

Alimentado

Funcional

Ligado

Todos os sistemas são desligados, exceto o equipamento alimentado pela porta de alimentação AUX, que também deve alimentar o dispositivo GX.

Desligado

Aberto

Desligado

Apagado

Apagado

Apagado

Ligado

Modo de potência inferior. Todas as «interfaces» estão desligadas e o contactor está aberto.

Modos do dispositivo Lynx Smart BMS e estado das «interfaces»

Modo

Interruptor da aplicação VictronConnect

Interruptor do dispositivo GX

Interruptor de ligar / desligar remoto cablado

* Apenas possível a partir do modo de espera

ON

Sim

Sim*

Sim

Em espera

Sim

Sim

Não

OFF

Sim

Não

Sim

Como ativar manualmente os modos do dispositivo

7.4. Acionador Lynx Smart BMS

Esta secção descreve o comportamento do Lynx Smart BMS no caso de ser atingido o limiar de pré-alarme ou de ser acionado um evento de baixa ou alta tensão da célula ou de baixa temperatura.

Os limites para o limiar de pré-alarme, a tensão baixa das células e a temperatura baixa são definidos na bateria.

Pré-alarme

Se a tensão de uma célula diminuir e atingir o limiar de pré-alarme, o relé programável vai ser ativado, se estiver configurado no modo de relé de alarme. Isto vai proporcionar uma advertência avançada de uma baixa tensão da célula eminente e antes de as cargas serem desativadas. O pré-alarme é indicado pelo LED vermelho intermitente três vezes a cada 4 s. O Lynx Smart BMS garante um atraso mínimo de 30 s entre a ativação do pré-alarme e a desativação das cargas.

Corte por baixa tensão da célula

Se a tensão das células ficar demasiado baixa e atingir o limiar de tensão de célula baixa, o contacto ATD desliga todas as cargas. Se o Lynx Smart BMS estiver ligado a um dispositivo GX, os inversores DVCC compatíveis ligados ao mesmo dispositivo GX também são desligados. Após 5 min sem tensão de carga suficiente no lado do sistema do BMS, este desliga-se.

Corte por alta tensão da célula ou baixa temperatura

Se uma tensão da célula aumentar demasiado e atingir o limiar de alta tensão da célula (codificação rígida de 3,75 V na bateria) ou se o limiar de baixa temperatura (regulável na bateria) for atingido, o contacto ATC irá abrir-se e desligar todos os carregadores. Se o Lynx Smart BMS estiver ligado a um dispositivo GX, os carregadores DVCC compatíveis ligados ao mesmo dispositivo GX também são desligados.

7.5. Funcionamento do monitor de bateria

O Lynx Smart BMS dispõe de um monitor integrado. Este aparelho mede a tensão e a corrente da bateria. Com base nestas medidas, calcula o estado da carga, o tempo restante e segue os dados históricos, como a descarga mais profunda, a descarga média e o número de ciclos.

7.6. Cuidado da bateria

Quando o Lynx Smart BMS estiver em funcionamento, é importante proteger as baterias.

Estas são as diretrizes básicas:

  • Evite sempre a descarga total da bateria e utilize a definição do limite de descarga para evitar esta situação.

  • Familiarize-se com o recurso de pré-alarme e aja quando o pré-alarme estiver ativo para evitar o desligamento do sistema CC.

  • Carregue as baterias logo que possível quando o pré-alarme estiver ativo ou o BMS tiver desativado as cargas.

  • Minimize o tempo que as baterias passam num estado totalmente descarregado tanto quanto possível.

  • As baterias devem passar pelo menos 2 horas no modo de carga de absorção a cada mês para garantir tempo suficiente no modo de equilíbrio.

  • Quando o sistema ficar sem supervisão durante um período prolongado, certifique-se de que mantém as baterias carregadas durante esse período ou que as baterias estão (quase) cheias e depois desligue o sistema CC da bateria. Pode fazer isto desligando o polo da bateria positivo.

7.7. VictronConnect - Assistência remota (VC-R) *

A funcionalidade remota da aplicação VictronConnect permite aceder ao Lynx Smart BMS através de um produto G, por meio do portal VRM.

Esta funcionalidade poderosa permite a configuração (exceto «Bluetooth») e a monitorização total de um produto a partir de praticamente qualquer ponto no planeta, usando a aplicação. A experiência da «interface» do utilizador é semelhante à de ligar localmente o Lynx Smart BMS com o «Bluetooth».

  1. Abra a aplicação VictronConnect e toque no botão VRM.

  2. Clique na instalação que inclui o Lynx Smart BMS.

  3. Clique no botão Dispositivos. Será visualizada uma lista de todos os dispositivos VE.Direct e VE.Can disponíveis.

  4. Toque no Lynx Smart BMS. O ecrã de estado do Lynx Smart BMS vai ser apresentado como se estivesse ligado localmente através de «Bluetooth».

*Requer VictronConnect v5.70 ou superior e Venus OS v2.90 ou superior

7.8. Leitura imediata VictronConnect*

Tensão, corrente, estado de carga e tempo de funcionamento restante da bateria num relance. Veja o que quer saber em alguns segundos na lista de dispositivos da aplicação VictronConnect.

A vantagem é que os dados estão disponíveis muito mais rapidamente, juntamente com os dados de outros dispositivos inteligentes «Bluetooth»; por outro lado, o alcance excede o de uma ligação «Bluetooth» normal.

Para ativar a leitura imediata:

  1. Abra a aplicação VictronConnect e toque na entrada do seu Lynx Smart BMS.

  2. Toque no ícone da roda dentada no canto superior direito.

  3. Toque no ícone dos três pontos no canto superior direito. Surge o ecrã de Informação do produto.

  4. Ative a leitura imediata tocando no cursor. Tenha cuidado para não desativar o Bluetooth.

  5. Volte à lista de dispositivos locais. A leitura imediata é agora visível para o Lynx Smart BMS.

* Requer o VictronConnect v5.70 ou superior

LSB_VC_bluetooth_live_data.svg
LSB_VC_bluetooth_live_data_2.svg