1. Introdução
1.1. O Lynx Smart BMS NG
O Lynx Smart BMS NG é um sistema de gestão de bateria dedicado para baterias Lithium NG da Victron (não confundir com o Lynx Smart BMS 500A, que é para baterias Smart Lithium da Victron) disponíveis com uma tensão nominal de 12,8 V, 25,6 V e 51,2 V em várias capacidades. Este, é o mais seguro dos principais tipos de bateria de lítio. O número máximo de baterias num sistema é 50, o que resulta num armazenamento máximo de energia de 192 kWh num sistema de 12 V e de, até 384 kWh, num sistema de 24 V e 48 V. A capacidade máxima de armazenamento de energia pode ser multiplicada pelo paralelismo de vários Lynx Smart BMS, o que também garante redundância em caso de falha de um banco de baterias.
Estão disponíveis vários BMS para a nossa série de baterias Lithium NG, e o Lynx Smart BMS NG é a opção mais completa e rica em recursos. As suas principais caraterísticas são:
Contactor de 500 A ou 1000 A integrado, utilizado como um mecanismo de segurança e, também adequado como interruptor remoto do sistema.
Monitor de bateria, que indica a percentagem do estado de carga e outra informação.
Sinal de pré-alarme: fornece um aviso antes de o sistema se desligar devido a uma tensão da célula baixa.
Bluetooth para utilizar com a nossa aplicação VictronConnect na configuração, monitorização e diagnóstico.
Monitorização local e remota com um dispositivo Victron GX, por exemplo, o Cerbo GX e o nosso portal VRM.
Barramento M10 - O Lynx Smart BMS NG integra-se perfeitamente no nosso sistema Distribuidor Lynx e pode ser ligado a todos os produtos Lynx M10.
1.2. Características
Sistema de Gestão da Bateria
O BMS monitoriza, controla e protege as suas baterias Lithium NG da Victron. Deteta o estado de carga e protege contra descargas totais e sobrecargas.
As suas principais características são:
Modo de pré-alarme configurável através do relé programável
Portas ATC/ATD para controlar os carregadores e as cargas
Controlo de circuito fechado DVCC para inversor/carregador Victron compatível, carregador de bateria Orion XS DC-DC e MPPTs através de um dispositivo GX ligado
Nível de descarga que define o estado de carga mínimo para determinar até que ponto é possível descarregar a bateria
Um pré-alarme avisa, com um atraso mínimo de 30 segundos, de uma paragem iminente das cargas como resultado de uma tensão baixa iminente das células. Ao reagir rapidamente ao pré-alarme, por exemplo reduzindo a carga ou ligando um gerador para carregar as baterias, é possível evitar o desligamento das cargas.
O contacto ATC é aberto para parar a carga com uma tensão elevada da célula ou uma baixa temperatura, enquanto o contacto ATD é aberto para parar a descarga com uma baixa tensão da célula.
O DVCC controla dispositivos compatíveis através do Lynx Smart BMS NG e de um dispositivo GX ligado, com a vantagem de não haver cablagem ou configuração adicional para esses dispositivos. A corrente e as tensões de carga são definidas automaticamente, pelo que os algoritmos Bulk (carga inicial), Absorption (absorção) e Float (flutuação) deixam de ser utilizados. A carga ou descarga são interrompidas quando a tensão da célula é baixa ou alta ou quando a temperatura é baixa. Para mais informações sobre o DVCC, consulte o manual do dispositivo GX.
Contactor
O contactor integrado tem duas finalidades:
Funciona como um sistema de segurança secundário para proteger a bateria caso os controlos primários (contactos ATC e ATD, bem como DVCC) não desativem as cargas e/ou os carregadores, quando for necessário.
Pode ser utilizado como interruptor de ligar/desligar do sistema principal controlado remotamente através da aplicação VictronConnect, de um dispositivo GX (apenas em espera e ligado), bem como através dos terminais de ligar/desligar remoto.
Circuito de pré-carregamento integrado
Este circuito carrega previamente as cargas capacitivas, como inversores ou inversores/carregadores, antes de o contactor fechar para evitar uma corrente de irrupção elevada.
Monitor de Bateria
O monitor de bateria Lynx Smart BMS NG funciona de forma similar a outros monitores de bateria da Victron Energy. Contém um derivador e a eletrónica do monitor de bateria. Leitura dos dados do monitor de bateria através de Bluetooth com a aplicação VictronConnect, um dispositivo GX e o portal VRM.
Relé programável
O Lynx Smart BMS NG tem um relé programável que pode ser utilizado como relé de alarme (combinado com o pré-alarme) ou para desligar um alternador através do respetivo regulador externo (cabo de ignição).
Terminal AUX
O Lynx Smart BMS NG está equipado com uma fonte de alimentação auxiliar. Esta saída de alimentação produz a mesma tensão que a tensão da bateria do sistema e tem um valor nominal para uma corrente contínua máxima de 1,1 A.
O objetivo da fonte de alimentação auxiliar é manter determinados sistemas alimentados como, por exemplo, um dispositivo GX, depois de o BMS ter desligado as cargas em caso de um evento de baixa tensão da célula.
Nota
É recomendável que o sistema inclua um dispositivo GX alimentado pela porta AUX. Isto mantém o dispositivo GX alimentado até que a porta AUX seja finalmente desligada (máx. de 5 min após um evento de tensão da célula baixa) para conservar a energia para a autodescarga da bateria.
Lynx Smart BMS redundante em paralelo
A nova funcionalidade de redundância paralela para as séries Lynx Smart BMS e Lynx Smart BMS NG permite múltiplos Lynx BMS numa única instalação. Cada um tem o seu próprio banco de baterias e, em conjunto, formam um único sistema de baterias redundante. Podem ser colocados em paralelo até 5 BMS. Para mais informação, consulte o capítulo Colocar em paralelo o Lynx Smart BMS.
1.3. Comunicação e «interface»
O Lynx Smart BMS NG comunica através de várias interfaces com outros dispositivos e serviços. A lista seguinte fornece uma visão geral das interfaces mais importantes:
Bluetooth: para alterar as definições e monitorizar o Lynx Smart BMS NG com a nossa aplicação VictronConnect.
O Bluetooth pode ser desativado através da VictronConnect ou de um dispositivo GX, mas só pode ser reativado com um dispositivo GX.
VE.Can: para ligar um dispositivo GX ao Lynx Smart BMS NG. O dispositivo GX mostra todos os parâmetros medidos, o estado operacional, o estado de carga da bateria, tensões e temperaturas das células e alarmes e disponibiliza-os para serem controlados através do nosso portal de monitorização remota VRM.
Monitorização de fusível do Distribuidor Lynx: através da aplicação VictronConnect e de um dispositivo GX ligado. A comunicação com os distribuidores Lynx é feita através dos conectores RJ10. Este pode ser utilizado para fazer a leitura dos Distribuidores Lynx e para gerar alarmes em caso de fusível queimado ou de perda de comunicação. A comunicação do estado do fusível requer um distribuidor Lynx com o número de série HQ1909 ou posterior.
NMEA 2000 através de VE.Can: A comunicação com uma rede NMEA 2000 pode ser estabelecida através de VE.Can com um cabo VE.Can para NMEA2000 micro-C. Para mais informações, consulte oPGN NMEA 2000 compatíveis:, no apêndice.