4. Configuração e definições
4.1. Primeira ligação
O Lynx Smart BMS NG liga-se quando for ligada uma bateria, o anel metálico for instalado entre os pinos 10 e 11 do multiconector, ou quando o interruptor de ligar/desligar remoto for ativado.
Na primeira ligação e após uma “Reposição das predefinições” (através da aplicação VictronConnect), o Lynx Smart BMS NG determina e define automaticamente as seguintes definições:
Tensão do sistema, 12 V, 24 V ou 48 V, medindo a tensão da bateria
Número de baterias em configuração paralela, em série e paralela/série
Número de células de bateria por bateria
4.2. Atualizar «firmware»
O firmware do Lynx Smart BMS NG pode ser atualizado de duas maneiras diferentes:
Através da aplicação VictronConnect
Através do VRM: função de atualização remota do firmware (requer um dispositivo GX ligado à internet)
Notas gerais sobre a atualização do «firmware»
O mais novo nem sempre é o melhor
Não estrague se estiver a funcionar
Certifique-se de que lê o registo de alterações antes de iniciar o processo de atualização. O registo de alterações pode ser descarregado em Victron Professional.
Por conseguinte, esta função deve ser utilizada com cuidado. O nosso principal conselho é não atualizar um sistema que está a funcionar, exceto se houver problemas com o mesmo ou antes do primeiro arranque.
Notas sobre a atualização do firmware do Lynx Smart BMS NG
Uma atualização de firmware não resultará num desligamento temporário do sistema. Durante a atualização, o Lynx Smart BMS NG mantém todos os contactos e o contactor no mesmo estado em que se encontrava ao iniciar a atualização. Se a atualização falhar, o ATD/ATC e o contactor abrem após 120 segundos por motivos de segurança. Isso também dá tempo para tentar atualizar novamente.
A atualização do firmware inicia sempre um novo ciclo de carga completo, apesar da definição do limite do estado de carga, o que significa que o limite de tensão de carga (CVL) é automaticamente ajustado de 13,5 V para 14,0 V (28,0 V ou 56,0 V).
Atualizar o «firmware» através da aplicação VictronConnect
Tenha em atenção o seguinte antes de atualizar o «firmware» através da VictronConnect:
Consulte as instruções detalhadas sobre esta operação na secção de atualização do firmware no manual VictronConnect.
Se houver uma versão nova do firmware disponível, a aplicação VictronConnect (certifique-se de que tem a versão mais recente) irá notificá-lo, assim que existir uma ligação ao Lynx Smart BMS NG.
Atualizar o «firmware» através do portal VRM: Atualização remota do «firmware»
Características:
Atualize remotamente os produtos ligados à Internet diretamente a partir do portal VRM
Não precisa de instalar qualquer «software»
Funciona com o computador portátil, «tablet» e telemóvel
Não é necessário encontrar o ficheiro de firmware certo: o sistema tem todos eles e irá indicar claramente que uma versão mais recente está disponível.
Consulte as instruções detalhadas no VRM: manual de atualização remota do «firmware».
4.3. Definições do Lynx Smart BMS NG
Depois de ligado, utilize a aplicação VictronConnect para configurar as definições do BMS.
Verificar a definição da tensão da Bateria (12 V, 24 V ou 48 V):
Verifique a definição da capacidade da bateria:
Verifique o número de baterias em paralelo:
Verifique a definição do modo de Pré-alarme: Esta definição é configurada automaticamente na ligação inicial e depois de «Repor as definições por defeito». Está ativado por defeito.
Definir o modo de relé: O relé programável dispõe de dois modos de funcionamento: Relé de alarme e ATC do Alternador.
Definições DVCC: O DVCC é forçado a ligar e não pode ser desligado. No entanto, é possível alterar algumas definições, descritas abaixo. Tenha em atenção que estas definições apenas afetam dispositivos DVCC compatíveis, tais como inversores/carregadores da Victron, carregadores de bateria Orion XS DC-DC e carregadores Solar MPPT.
|
|
Definições do monitor da bateria: Ao contrário de outros monitores de bateria, as definições do monitor de bateria Lynx Smart BMS NG são maioritariamente fixas e não personalizáveis. Isto deve-se ao facto de o Lynx Smart BMS NG ser sempre utilizado em conjunto com baterias Lithium NG da Victron e de muitos parâmetros do monitor de bateria serem conhecidos porque estão relacionados com o tipo de bateria. As seguintes definições são ajustáveis. Uma lista completa de todas as definições utilizadas pode ser encontrada Lista das definições do monitor de bateria no apêndice.
|
|
4.4. Definições do Distribuidor Lynx
Estas instruções apenas são aplicáveis se o sistema incluir um ou mais Distribuidores Lynx.
Cada distribuidor Lynx tem de receber um endereço e ser definido como A, B, C ou D. Isto pode ser feito com um interruptor DIP de duas vias localizado no seu interior. Consulte a secção 6.1.3. Endereço do Distribuidor Lynx do manual respetivo.
Dica
Se os interruptores DIP tiverem sido programados incorretamente de forma involuntária ou tiverem de ser reprogramados para um endereço diferente após a entrada em funcionamento do Lynx Smart BMS NG, deve reiniciar o BMS (modo desligado e voltar ao modo de espera ou ligado). Esta ação é necessária para adotar corretamente o estado do Distribuidor Lynx na aplicação VictronConnect e no dispositivo GX. Reiniciar o BMS também reinicia a mensagem de erro «W-D02: comunicação com o distribuidor [A, B, C ou D] perdida» na VictronConnect e confirma o alarme de Lynx Smart BMS «Ligação de Distribuidor A, B, C ou D] perdida».
Utilize a aplicação VictronConnect para atribuir um nome personalizado a cada fusível (máximo de 16 carateres). Se o nome de fusível estiver vazio (zero carateres), o fusível será desativado e ignorado na monitorização.
|