3. Instalação
3.1. Aviso importante
Atenção
As baterias de iões de lítio são dispendiosas e podem ficar danificadas devido a uma sobrecarga ou a uma descarga excessiva.
O desligamento devido à baixa tensão da célula pelo BMS deve ser sempre utilizado como último recurso para estar sempre seguro. Recomendamos que não atinja esta situação e, em vez disso, desligue o sistema automaticamente após um estado de carga configurado (pode realizar isto através do limite de descarga ??? no BMS), para que haja sempre capacidade de reserva suficiente na bateria, ou ligando um interruptor de ligar/desligar remoto e utilizando-o como um interruptor de ligar/desligar do sistema; consulte Ligar/desligar o controlo remoto para mais detalhes.
Os danos causados por uma descarga excessiva podem ocorrer se as cargas pequenas (como sistemas de alarmes, relés, correntes de espera de determinadas cargas, a descarga da corrente de retorno de carregadores de baterias, ou reguladores de carga) descarregarem lentamente a bateria, quando o sistema não estiver a ser utilizado.
Se tiver dúvidas sobre um possível consumo de corrente residual, isole a bateria abrindo o interruptor, retirando o/s fusível/veis, ou desligando o positivo da bateria quando o sistema não estiver a ser utilizado.
A corrente de descarga residual é especialmente perigosa se o sistema tiver sido descarregado completamente e tiver ocorrido um corte por uma tensão da célula baixa. Depois desta desconexão, na bateria permanece uma capacidade de reserva de aproximadamente 1 Ah por 100 Ah. A bateria ficará danificada se a reserva da capacidade restante for extraída. Por exemplo, uma corrente residual de 10 mA pode danificar uma bateria de 200 Ah, se o sistema permanecer descarregado durante mais de oito dias.
É necessária uma ação imediata (recarregar a bateria) se tiver ocorrido uma desconexão por baixa tensão da célula.
3.2. Cuidados de Segurança
3.2.1. Advertências de Segurança para o Sistema de Distribuição Lynx
Atenção
A instalação deve seguir estritamente a regulamentação de segurança nacional para o cumprimento dos requisitos relativos ao invólucro, instalação, correntes de fuga, distâncias, sinistros, marcações e segregação da aplicação para a utilização final.
A instalação deve ser realizada apenas por instaladores formados e qualificados.
Não trabalhe em barramentos sob tensão. Antes de remover a tampa frontal do Lynx, desconecte todos os polos positivos da bateria para garantir que o barramento esteja sem alimentação.
Apenas pessoal qualificado deve trabalhar com baterias. Observe os avisos de segurança da bateria listados no manual da bateria.
Guardar este equipamento num ambiente seco. A temperatura de armazenagem deve variar de -40 °C a +65 °C.
Será declinada qualquer responsabilidade por danos durante o transporte se o equipamento não estiver na embalagem original.
3.3. Ligações mecânicas
3.3.1. Características de ligação do Lynx Smart BMS NG
|
3.3.2. Montagem e ligação dos módulos Lynx
Este parágrafo explica como ligar entre si vários módulos Lynx e como montar a unidade Lynx na localização final. Estes são os pontos que deve considerar ao ligar e montar os módulos Lynx.
|
3.4. Ligações elétricas
3.4.1. Ligar os cabos CC
Em todas as ligações CC aplica-se o seguinte:
|
3.4.2. Ligar os cabos RJ10
Estas instruções apenas são aplicáveis se o sistema incluir Distribuidor(es) Lynx.
Cada módulo Lynx tem dois conectores RJ10, um à esquerda e outro à direita. Veja o desenho abaixo.
Para ligar os cabos RJ10 entre a Lynx Smart BMS NG e o Distribuidor Lynx, faça o seguinte:
Introduza um lado do cabo RJ10 no conector RJ10 do Distribuidor Lynx, com o clipe retentor no conector RJ10 não orientado para si.
Instale o cabo RJ10 na reentrância na parte inferior do Distribuidor Lynx; consulte a imagem anterior.
Introduza o cabo RJ10 no conector RJ10 na parte inferior do Lynx Smart BMS NG.
3.4.3. Ligar os cabos BMS
Ligue os cabos BMS a partir da bateria de lítio aos conectores BMS no Lynx Smart BMS NG.
Se utilizar diversas baterias (pode ligar até 50 baterias ao BMS), primeiro ligue os cabos BMS da bateria e depois ligue o cabo BMS da primeira e da última bateria aos conectores BMS no Lynx Smart BMS NG.
Se os cabos BMS forem demasiado curtos, utilize os cabos de extensão BMS.
3.4.4. Ligar o multiconector
O multiconector é o conector verde na parte inferior do Lynx Smart BMS NG. O conector do Lynx Smart BMS NG tem 13 pinos, numerados da esquerda para a direita, começando com o pino 1 e terminando com o pino 13. Os pinos 12 e 13 estão reservados para futuras funcionalidades. Não ligar nada a eles.
Consulte no Apêndice uma tabela com os pinos e a descrição.
O terminal de parafuso do multiconector pode ser extraído do Lynx Smart BMS NG, o que permite uma cablagem fácil.
O ligar / desligar remoto (pino 10 e 11) do terminal estão ligados por um anel metálico por defeito. Se utilizar a conexão de ligar / desligar remoto com um interruptor simples de ligar / desligar, retire o anel e instale a cablagem necessária.
3.4.5. Conectar as cargas e os carregadores controlados por ATC/ATD
O ATC (autorizar o carregamento) e o ATD (autorizar a descarga) são contactos secos, sem potencial do multiconector, que podem controlar os carregadores e as cargas no sistema, desde que tenham um conector de ligar/desligar remoto e estejam devidamente cablados. Podem ser utilizados de diversas formas.
Um exemplo comum é proporcionar +12 V cablados do AUX+ (igual à tensão do sistema) ao pino 3 e ao pino 5. Depois é enviado um sinal alto ativo às portas H remotas ligadas dos carregadores e das cargas através do pino 4 e do pino 6, respetivamente. Com uma tensão baixa da célula, o ATD abre o contacto entre o pino 5 e o pino 6. A carga é então desligada para evitar uma descarga adicional. Se a temperatura for demasiado baixa para carregar, o contacto ATC entre os pinos 3 e 4 abre-se e desliga os carregadores.
Em vez de utilizar a tensão do sistema em AUX+, o negativo do sistema pode ser aplicado em AUX para gerar um sinal L ativo. A funcionalidade é igual à descrita acima, exceto que o sinal baixo garante que as cargas e os carregadores estão desligados. Este sinal L ativo pode então ser ligado aos terminais L remotos de um carregador ou carga. Em contraste com o sinal H, o negativo também está presente em caso de abertura do contactor e o Lynx Smart BMS NG entra no modo OFF (desligado).
Outra opção é utilizar os contactos ATC e ATD como interruptores remotos, por exemplo, para controlar um Smart BatteryProtect para desligar as cargas, em caso de baixa tensão da célula, ou um carregador em caso de temperatura baixa.
Veja os exemplos de cablagem abaixo:
Nota
Para que o sistema funcione corretamente, é essencial que todas as cargas e carregadores possam ser controlados por sinais DVCC ou ATC e ATD. De forma ideal, realize a cablagem dos sinais ATC e ATD a um conector de ligar/desligar remoto dos dispositivos ou, se for disponível, pode utilizar um Smart BatteryProtect ou Cyrix-Li.
3.4.6. Ligar/desligar o controlo remoto
Em vez do anel metálico pré-instalado entre o pino 10 e o pino 11, é possível instalar um interruptor de ligar/desligar simples para ativar e desativar remotamente Lynx Smart BMS NG. Como alternativa, o terminal H (pino 10) pode ser comutado para alto (tipicamente positivo da bateria), ou o terminal L (pino 11) pode ser comutado para baixo (tipicamente negativo da bateria) para controlar remotamente o Lynx Smart BMS NG.
Os níveis de tensão necessários e máximos para a comutação remota através do pino H ou L estão listados na tabela seguinte:
Nível de ativação do pino H | Nível de ativação do pino L | Maximum voltage (tensão máxima) | Minimum voltaje (tensão mínima) |
---|---|---|---|
> 3 V | 5 V | 70 V | -70 V |
Consulte o exemplo abaixo para ver a cablagem correta:
Aviso
Para que o Lynx Smart BMS NG funcione, a conexão entre o pino 10 e o pino 11 deve estar fechada, ou o terminal H (pino 10) deve estar comutado para alto (normalmente o positivo da bateria), ou o terminal L (pino 11) deve estar comutado para baixo (normalmente o negativo da bateria).
3.4.7. Cablagem do relé programável
O relé programável é um relé SPDT (monopolar, curso duplo) com 3 contactos:
O relé entra em contacto entre COM e NC quando não estiver ativado, enquanto COM e NO entram em contacto quando o relé estiver ativado. |
Dependendo da definição do modo Relé (relé de Alarme ou ATC de Alternador) na aplicação VictronConnect, pode ligar um dispositivo audível (sinal sonoro ou altifalante externo) ou visível (sinal LED) ou a linha de sinal (normalmente o fio de ignição) ao sinal ATC de um regulador externo do alternador.
3.4.8. Ligar o dispositivo GX
Conecte a porta VE.Can do Lynx Smart BMS à porta VE.Can do dispositivo GX usando um cabo RJ45.
É possível ligar vários dispositivos VE.Can em série (daisy chain), mas deve certificar-se de que o primeiro e o último dispositivo VE.Can têm instalado um terminal RJ45 VE.Can .
Alimente o dispositivo GX a partir do terminal AUX + e AUX do Lynx Smart BMS NG.
3.5. Exemplos do sistema em detalhe
3.5.1. Lynx Smart BMS NG, dois Distribuidores Lynx e baterias Lithium NG
O coração desse sistema é um Lynx Smart BMS NG com dois distribuidores Lynx e um Cerbo GX com um painel GX Touch. Esses dispositivos monitorizam continuamente as baterias, os fusíveis, as cargas conectadas, os carregadores e o(s) inversor(es)/carregador(es).
Um sistema típico pode incluir os seguintes componentes:
Lynx Smart BMS NG com contactor integrado e monitor de bateria.
Distribuidor Lynx com duas baterias Lithium NG com fusível em paralelo e comprimentos de cabo idênticos para cada bateria (podem ser utilizadas até 50 baterias por sistema – ver o manual da bateria Lithium NG para mais detalhes).
Distribuidor Lynx com ligações com fusíveis para carregadores, inversores/carregadores e cargas.
Um Cerbo GX (ou outro dispositivo GX).
3.5.2. Lynx Smart BMS NG, um Distribuidor Lynx e baterias Lithium NG
O mesmo que antes, mas desta vez com um Distribuidor Lynx no lado da carga do Lynx Smart BMS NG e a bateria Lithium NG ligada diretamente à entrada do BMS. Isto é útil se for utilizada uma única bateria Lithium NG ou uma fileira em série de baterias Lithium NG. Caso contrário, são utilizados os mesmos componentes.
3.5.3. Apenas Lynx Smart BMS NG
Para um sistema reduzido, o Lynx Smart BMS NG pode ser utilizado sozinho. Isto é útil se o sistema incluir uma única bateria de lítio ou uma única série de baterias de lítio em conjunto com um sistema CC simples.
Repare também que não é utilizado qualquer dispositivo GX. Não é absolutamente necessário para o funcionamento do Lynx Smart BMS NG. No entanto, sem um dispositivo GX é impossível controlar inversores/carregadores compatíveis e MPPT através de DVCC.