4. Configuração e monitorização
O VM-3P75CT é configurado através da aplicação VictronConnect.
Ao utilizar a ligação VE.Can, o VM-3P75CT será detetado automaticamente depois de ser ligado à porta VE.Can e devidamente terminado.
Ao utilizar a ligação Ethernet, o VM-3P75CT é reconhecido automaticamente pelo dispositivo GX.
Monitorização e configuração por VictronConnect
Existem duas opções para ligar o VM-3P75CT utilizando a aplicação VictronConnect a partir de um dispositivo móvel, computador portátil ou de mesa:
Diretamente através da Ethernet utilizando a ligação Modbus/UDP na rede local
Ou utilizando o VictronConnect-Remote (VC-R) remotamente por VE.Can ou Modbus/UDP (requer o dispositivo GX ligado ao portal VRM)
O VM-3P75CT é compatível com uma leitura instantânea de dados essenciais (potência total e potência por fase) num relance diretamente a partir da lista de dispositivos (1) na VictronConnect. Isto funciona através de uma ligação de rede local e do VictronConnect-Remote (VC-R).
A visualização de dados na VictronConnect está dividida numa página Estado (2) para mensagens de estado de fases individuais e numa página Energia (3) com uma visão geral da energia alimentada e adquirida por fase.
Tocar na roda dentada no canto superior direito da página Estado ou Energia permite aceder à página Definições, na qual são realizadas as definições de rede e a configuração do medidor.
O menu Definições (4) inclui as seguintes opções:
Função: (8) Para definir como Rede elétrica, Inversor PV, Gerador ou carga CA, dependendo dos aparelhos que pretende medir.
Configuração de fase: (7) Se o VM-3P75CT for instalado em monofásico, deve defini-lo apenas para L1. Para uma instalação trifásica, pode definir como trifásico.
Configuração de IP (5) Recomendamos deixar esta definição em Automático (DHCP). A configuração manual (6) apenas é necessária em casos muito raros. Contacte o seu administrador de rede para obter mais detalhes.
Posição: (9) Se, como função, for selecionado um inversor PV, a posição deve ser ajustada, dependendo do local onde está ligado relativamente à entrada Multi/Quattro CA ou à saída CA:
Saída de impulso de LED: (10) O LED de estado pode ser utilizado como um sinal de impulso energético para permitir um diagnóstico visual das cargas possíveis rápido. Cada impulso corresponde a uma quantidade específica de energia que passa pelo medidor. As opções possíveis: Desativado (predefinido), 10 Wh, 100 Wh e 1 kWh.
A configuração fica concluída depois de definir corretamente a Função.
Monitorização do dispositivo GX
Depois de o VM-3P75CT estabelecer uma ligação ao dispositivo GX na rede local, o dispositivo tem de ser ativado no menu Modbus TCP/UDP para aparecer na Lista de Dispositivos.
Aceda a Definições → Dispositivos Modbus TCP/UDP → Dispositivos Detetados e ative o medidor de energia detetado; está desativado por defeito quando for instalado e ativado pela primeira vez.
Após a ativação, o medidor de energia será visualizado na Lista de Dispositivos.
Clicar com o botão direito do rato no dispositivo permite aceder à página de resumo do dispositivo para ler os dados atuais das fases individuais, os totais de CA e a energia total por fase.
Na página Dispositivo pode encontrar uma vista geral da ligação e dos dados específicos do hardware. Aqui, também pode atribuir um nome personalizado ao medidor.
4.1. Códigos LED
O VM-3P75CT integra um LED que mostra o estado do medidor de energia.
Os estados de LED são os seguintes:
Intermitência rápida alternadamente em verde/vermelho: Modo de arranque / atualização.
Verde constante: Tudo OK, modo de funcionamento normal.
Verde intermitente @ 1 Hz (ciclo de funcionamento de 50 %): Para identificar a unidade. Para após 60 s.
Apagado durante 3 s, aceso durante mais 10 s e apagado novamente enquanto carrega no botão de reinicialização durante cerca de 15 s: Repor valores de fábrica.
apagado e imediatamente aceso depois de premir brevemente o botão de reinicialização: Reinicia o dispositivo.
Vermelho constante: O LED acende-se em vermelho constante se houver um erro.
Impulso vermelho curto: Cada impulso corresponde a uma quantidade específica de energia que passa pelo medidor. Esses impulsos representam incrementos como 0,01 kWh, 0,1 kWh ou 1 kWh.