7. Resolução de problemas
7.1. O LED alterna entre verde e vermelho intermitente (modo de gestor de arranque)
Pode haver duas razões para este comportamento:
Está a ser realizada uma atualização do firmware. Quando a atualização do firmware estiver concluída, o medidor de energia regressa automaticamente ao modo de aplicação, indicado por um LED verde constante.
Uma atualização de firmware não foi realizada corretamente ou não existe nenhuma aplicação para iniciar. O medidor de energia permanece no modo de gestor de arranque até que a aplicação tenha sido instalada através de uma atualização do firmware.
Para corrigir esta situação, execute a atualização do firmware novamente, conforme descrito na secção Atualizações de firmware.
Nota
Quando o medidor de energia estiver no modo de gestor de arranque, os únicos métodos disponíveis para realizar uma atualização do firmware incluem a VictronConnect localmente (por Ethernet ou Wi-Fi) ou remotamente através do VRM: Atualizações de firmware remotas (utilizando a conectividade VE.Can ou Ethernet).
Não é possível efetuar uma atualização do firmware através do VictronConnect Remote (VC-R) no modo de gestor de arranque.
7.2. Códigos de erro
O VM-3P75CT indica a existência de um erro com o acendimento do LED em vermelho constante. Em simultâneo, aparece um código de erro no dispositivo GX, no VRM e na VictronConnect.
Podem ser apresentados os seguintes códigos de erro:
116 - Perda de dados de calibragem
Se a unidade não funcionar e o erro 116 surge como erro ativo, a unidade está avariada. Contacte o seu distribuidor para uma substituição.
119- Definições corrompidas:
O medidor de energia não conseguiu ler a configuração e parou.
Para corrigir o erro, execute uma reposição de fábrica conforme descrito na secção Reinício e reposição das predefinições de fábrica.
122 - contadores kWh corrompidos
Para corrigir este erro, deve reinicializar o contador kWh.
7.3. FAQ
7.3.1. O valor atual parece anormalmente elevado para a potência indicada
O medidor de energia calcula a potência de cada fase em Watts (P) e a potência ativa (real) é visualizada. A Potência Ativa é o produto da tensão, da corrente e do fator de potência, sendo o fator de potência normalmente indicado por cos(θ). Num sistema com fator de potência unitária, no qual cos(θ)=1, a potência real será igual à potência aparente, o produto da tensão RMS e da corrente.
Na maioria dos sistemas elétricos, também ocorre uma potência reativa, causada pela existência de cargas indutivas e/ou capacitivas. Nestes sistemas, o fator de potência será menor que a unidade e a potência aparente será sempre superior à potência real.
Portanto, nos sistemas CA é normal e até esperado que a potência aparente (S), ou seja, a tensão RMS multiplicada pela corrente, seja mais elevada que a potência real (P).
Muitos dispositivos eletrónicos mais pequenos, como carregadores USB e iluminação LED, podem ter um fator de potência particularmente reduzido, o que vai causar uma grande diferença entre P e S. Esta condição é frequentemente agravada pela instalação de dispositivos de produção de energia renovável, uma vez que estes dispositivos são legalmente obrigados a funcionar próximo da unidade. A produção renovável de maior dimensão tende a anular todo o fator de potência positivo, deixando apenas o fator de potência negativo causado pelas cargas.
Se o fator de potência for um motivo de preocupação, a solução é procurar equipamento de correção do fator de potência ou investir em cargas com um fator de potência superior. As fontes de alimentação do modo de comutação para computadores pessoais incluem frequentemente a correção do fator de potência.
7.3.2. AAA atualização de firmware através da ligação de Ethernet falhou
Se tiver dificuldades ao atualizar o firmware do VM-3P75CT através de Ethernet, tente ligá-lo ao dispositivo GX através de VE.Can (consulte os detalhes na secção Ligações de Ethernet e VE.Can), volte a fazer a atualização conforme indicado em Atualizações de firmware e depois volte a fazer a ligação por Ethernet.