5. Instalação
5.1. Montagem
A Smart IP43 Charger gama foi projetada para ser montada permanentemente usando os flanges de montagem integrados ao dissipador de calor.
Antes da montagem, deve considerar os seguintes aspetos para identificar/proporcionar um local adequado e seguro:
Instale o carregador num local com um bom fluxo de ar / ventilação natural; caso o fluxo de ar seja restrito, deve considerar a instalação de uma ventoinha de arrefecimento.
Certifique-se de que existe espaço livre suficiente em volta do carregador; recomenda-se uma distância mínima de 100 mm por cima e por baixo.
Instale o carregador num substrato não inflamável e certifique-se de que não existem objetos sensíveis ao calor nas imediações; é normal que o carregador aqueça durante o funcionamento.
Instale o carregador num local no qual esteja protegido das condições ambientais, como água, humidade elevada e poeira, e também distante de quaisquer líquidos ou gases inflamáveis.
Não instale nem coloque/utilize o carregador na parte superior da bateria, diretamente sobre a bateria ou num compartimento hermético com a bateria; as baterias podem emitir gases explosivos.
Não cubra nem coloque quaisquer outros itens em cima do carregador.
Monte o Smart IP43 Charger verticalmente com os terminais voltados para baixo; fixe-os usando parafusos adequados através dos orifícios/ranhuras de montagem.
Selecione e use parafusos com cabeça combinada (não use parafusos com cabeça plana/sentinela) e um diâmetro externo da rosca do parafuso que corresponda ao diâmetro interno do orifício/ranhura de montagem (~5mm de diâmetro externo máximo para permitir um ajuste livre).
Para facilitar a instalação, recomenda-se «suspender» a unidade com os dois parafusos superiores (deixe as cabeças dos parafusos a ~3 mm da superfície) e, em seguida, instale os dois parafusos inferiores, antes de fixar totalmente os quatro parafusos.
Consulte no desenho abaixo as dimensões de montagem:
5.2. Cablagem
Conecte o cabo de alimentação CC adequado aos terminais da Smart IP43 Charger. BATTERY.
Utilize um cabo de alimentação CC flexível de cobre e multifilamentos entrançados com uma secção transversal suficiente, em linha com um fusível ou disjuntor adequado; consulte a secção «Installation > Wiring > DC power cable» (Instalação > Cablagem > Cabo de alimentação CC) e «Installation > Wiring > Overcurrent protection» (Instalação > Cablagem > Proteção contra sobretensão) para obter mais informações.
Certifique-se de que a polaridade dos fios esteja correta; conecte o cabo CC positivo (isolamento vermelho) ao terminal positivo (+ ) e o cabo CC negativo (isolamento preto) à conexão do terminal negativo (-).
Aperte os parafusos do terminal a 2,4 nm usando uma chave de binário pequena com uma ponta de parafusadora adequada.
Conecte o cabo de energia CC à bateria/baterias ou ao barramento de distribuição do sistema CC - siga as instruções relevantes para o tipo de instalação.
Para instalações fixas ou ao carregar uma bateria fora de um veículo/instalação:
Certifique-se de que o sistema CC está desligado (todas as cargas CC e as fontes de carga desligadas/isoladas) antes de desligar a cablagem existente da bateria/barramento de distribuição do sistema CC e de ligar o carregador aos terminais da bateria/barramento de distribuição do sistema CC.
Certifique-se de que a polaridade dos cabos esteja correta; conecte o cabo CC positivo (isolamento vermelho) ao terminal positivo (+) e o cabo CC negativo (isolamento preto) ao terminal negativo (-).
Aperte todo o equipamento de terminação dos cabos, de acordo com as especificações de binário do fabricante, usando uma chave de binário adequada e uma chave de fenda/soquete.
Para instalações temporárias ao carregar uma bateria instalada num veículo, e o terminal negativo (-) da bateria está aterrado ao chassis do veículo (convencional):
Conecte primeiro o cabo CC positivo/grampo da bateria (isolamento vermelho) diretamente ao terminal positivo (+) da bateria.
Em seguida, conecte o cabo CC negativo/grampo da bateria (isolamento preto) a um ponto de aterramento adequado no chassis do veículo (não diretamente ao terminal negativo da bateria).
Ao desconectar o carregador, desconecte os cabos CC/grampos da bateria na ordem inversa da conexão.
Para instalações temporárias ao carregar uma bateria instalada num veículo, e o terminal positivo (+) da bateria está aterrado ao chassis do veículo (não convencional):
Conecte primeiro o cabo CC negativo/grampo da bateria (isolamento preto) diretamente ao terminal negativo (-) da bateria.
Em seguida, conecte o cabo CC positivo/grampo da bateria (isolamento vermelho) a um ponto de aterramento adequado no chassis do veículo (não diretamente ao terminal positivo da bateria).
Ao desconectar o carregador, desconecte os cabos CC/grampos da bateria na ordem inversa da conexão.
Conecte o cabo de comunicação VE.Direct (entre a porta VE.Direct no carregador e o dispositivo Venus) e/ou o cabo de controlo (ligar/desligar remoto e/ou relé programável) conforme necessário para a instalação.
Ligue o cabo de alimentação CA a uma tomada elétrica; todos os LED acendem-se brevemente quando o carregador recebe energia e depois os LED que indicam o modo de carga atual e estado da carga também se acendem.
Aviso
Exemplos de esquemas de cabos que descrevem a maioria das configurações típicas de instalação também são fornecidos para referência; consulte a secção «Installation > Schematics» (Instalação > Esquemas) para obter mais informações.
5.2.1. Cabo de alimentação CC
Para garantir um funcionamento fiável e seguro, é importante selecionar e instalar cabos de alimentação CC com uma classificação adequada entre o Smart IP43 Charger e a bateria/baterias.
A seleção do tipo/especificação de cabo deve considerar os seguintes aspetos:
Material condutor e secção transversal
O material do condutor e a secção transversal afetam a resistência de um cabo por comprimento de unidade e, por conseguinte, determina a capacidade / classificação máxima de corrente, bem como a perda de energia / queda de tensão no comprimento total do cabo.
Para evitar o sobreaquecimento do cabo e/ou equipamento de interface, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade com condutores de cobre e uma secção transversal do condutor dimensionada apropriadamente para a aplicação.
A corrente nominal máxima segundo o fabricante do cabo (depois de aplicar quaisquer fatores de redução da mesma aplicáveis à instalação) deve superar a corrente de funcionamento máxima possível no sistema, devendo o cabo suportar também com segurança a corrente de anomalia necessária para fundir o fusível / disparar o disjuntor.
Para evitar uma elevada perda de energia e problemas operacionais devido a uma queda excessiva da tensão, desenhe a disposição do sistema para que os comprimentos dos cabos sejam o mais curtos possível e, se for necessário, aumente a secção transversal do condutor para reduzir a queda de tensão para um nível aceitável.
Se for preciso, deve aumentar a secção transversal do condutor para que a queda de tensão sobre o comprimento total do cabo seja inferior a 0,5 V e ~3 % na corrente operacional máxima.
Diâmetro de filamento
O diâmetro de filamento afeta a área de contacto / resistência e, consequentemente, determina a quantidade de calor gerado nas terminações, bem como a capacidade de flexibilidade / classificação do cabo.
Para evitar o sobreaquecimento do cabo e/ou do equipamento de interface em/próximo das terminações, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade com condutores de cobre de multifilamentos finos.
Para maximizar a área de contacto e minimizar a resistência nas terminações, o diâmetro de cada filamento de cobre individual não deve exceder 0,4 mm (0,016 in) ou uma área de superfície de 0,125 mm² (AWG26).
Se for utilizado um cabo com um diâmetro de filamento mais grosso, a área de contacto na interface entre os fios condutores e a terminação será insuficiente e causará uma resistência excessiva. Uma conexão elétrica de elevada resistência produz um calor substancial ao funcionar sob carga e causará um sobreaquecimento grave ou potencialmente um incêndio.
Para facilitar a disposição dos cabos com dobras apertadas e evitar falhas no cabo e/ou equipamentos de interface causadas por uma força ou tensão excessivas nas terminações e/ou por fadiga cíclica, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade concebido especificamente para aplicações que exigem uma elevada flexibilidade.
Recomenda-se a utilização de um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação de classe de flexibilidade de cinco ou superior (de acordo com as normas VDE 0295, IEC 60228 e BS6360).
Isolamento
O isolamento afeta a capacidade / classificação de temperatura máxima e, por conseguinte, a capacidade / classificação de corrente máxima, bem como a capacidade / classificação de isolamento da tensão máxima de um cabo.
Para evitar o sobreaquecimento do isolamento do cabo, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação da temperatura do isolamento adequada para a instalação.
A temperatura do isolamento nominal indicada pelo fabricante deve superar a temperatura máxima projetada para a instalação, considerando a combinação da temperatura ambiente máxima possível e o aumento de temperatura devido ao calor gerado pelo próprio cabo na carga máxima.
Recomenda-se a utilização de um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação de temperatura máxima de, pelo menos, 90 ºC (194 ºF).
Para garantir um isolamento elétrico sólido, selecione um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação de tensão de isolamento adequada à tensão de funcionamento do sistema máxima.
Recomenda-se a utilização de um cabo de alimentação de elevada qualidade com uma classificação de tensão nominal máxima de 0,6/1 kV.
Consulte na tabela seguinte a secção transversal/calibre mínimo recomendado do cabo em relação ao comprimento do cabo (comprimento unidirecional entre o carregador e a bateria):
5.2.2. Ligar / desligar remoto
O Smart IP43 Charger está equipado com terminais de ligar/desligar remoto; estes terminais permitem que o carregamento seja ligado ou desligado à distância, dependendo do seu estado.
Existem três opções para ligar Smart IP43 Charger com o(s) terminal(ais) remoto(s):
Interligar / curto-circuitar os terminais L e H (a predefinição de fábrica é uma ligação de curto-circuito entre L e H). Os terminais L e H podem ser interligados / curto-circuitados através de um interruptor, relé ou outro dispositivo externo, como um sistema de gestão da bateria (BMS).
Puxe o terminal H para um nível de alta tensão; quando a tensão no terminal H for superior a 2,9 V (ligado ao positivo da bateria, por exemplo), o carregador liga-se. O terminal H pode ser ligado a um nível de alta tensão através de um interruptor, relé ou outro dispositivo externo, como um sistema de gestão da bateria (BMS).
Puxe o terminal L para um nível de tensão baixo; quando a tensão no terminal L for inferior a 3,5 V (ligado ao negativo da bateria, por exemplo), o carregador desliga-se. Os terminais L podem ser ligados a um nível de baixa tensão através de um interruptor, relé ou outro dispositivo externo, como um sistema de gestão da bateria (BMS).
Para desligar Smart IP43 Charger com o(s) terminal(s) remoto(s), ambos os terminais têm de estar em circuito aberto reciprocamente e devem ser deixados em flutuação (sem ligação a um nível de tensão alta ou baixa).
5.2.3. Relé programável
O Smart IP43 Charger está equipado com um relé programável, que pode ser utilizado para controlo externo com base no modo de relé selecionado (Alarme, Controlo remoto ou Carregamento) e nas condições de funcionamento.
Existem três terminais de relé programáveis:
NO (normalmente aberto)
C (Comum)
NC (normalmente fechado)
Se o relé estiver desligado, existe um circuito fechado entre C e NC e um circuito aberto entre C e NO.
Se o relé estiver ligado, existe um circuito aberto entre C e NC e um circuito fechado entre C e NO.
Ligue os terminais do relé a um dispositivo externo, conforme necessário, para obter o sinal/controlo pretendido.
Aviso
Nota: A função de relé programável só funciona quando a alimentação de entrada de CA está disponível e o carregamento ativado. Se o carregamento for desativado por qualquer meio (os terminais de ligar/desligar remoto, através do VictronConnect ou de um dispositivo GX), o relé programável também será desativado.