Skip to main content

Manual do Portal VRM

13. Gerir várias instalações

O VRM foi concebido para suportar utilizadores individuais com locais individuais, bem como operadores de parques que gerem milhares de locais com diversos utilizadores.

As funções avançadas incluídas neste capítulo destinam-se a administradores de parques maiores.

13.1. Visão geral das instalações

A visão geral da instalação é mostrada quando existe mais de um local associado à sua conta VRM.

Victron_-_VRM_installation_overview.jpg

A visão geral da instalação do VRM apresenta os dados mais recentes (mesmo em tempo real) disponíveis a partir do seu parque de sistemas. Pode ver o consumo de energia, a produção solar, os níveis do depósito, o estado da bateria, e muito mais, acessível através de computador ou telemóvel.

As instalações com um alarme ativo são mostradas no topo. Passar o rato sobre o estado do alarme à direita mostra uma sugestão de ferramenta com detalhes do(s) alarme(s) emitidos(s).

As instalações que foram visualizadas pela última vez há três meses, e mais tempo, são movidas para o fundo da tabela.

Pode ordenar a lista de instalação por qualquer uma das informações disponíveis, clicando nos cabeçalhos da tabela.

Se tiver mais de 100 locais, pode considerar como a janela principal de visão geral demora mais tempo a carregar. Se quiser aceder rapidamente a um local específico por nome, utilize o menu da barra lateral. Isto carrega apenas os nomes dos locais e mantém-se extremamente rápido para os operadores com milhares de locais.

Ao clicar no triângulo na parte superior do Portal VRM, pode visualizar uma descrição geral de todos os alarmes ativos.

13.1.1. Alarmes ativos

Clicar no triângulo no canto superior direito da visão geral revela todos os alarmes ativos.

VRM_-_active_alarms.png

Se o alarme incluir documentação específica (como os códigos de erro MPPT e VE.Bus), pode clicar para ver a descrição, determinar exatamente o significado do código de alarme e encontrar sugestões de resolução de problemas para o confirmar.

vrm-alarm-flow-web_228231264.jpg

13.1.2. Modo detalhado e configuração da coluna

Clicar no botão de ajustamento da mesa no canto superior direito permite ocultar e revelar as colunas que são mostradas e também ativar / desativar o modo detalhado.

VRM_-_Table_adjustment.png

O modo detalhado faz minigráficos que proporcionam informação detalhada sobre as cargas, a energia solar e o desempenho da rede de diferentes locais na sua visão geral durante as últimas 24 h sem precisar de abrir cada um deles separadamente.

Isto pode ajudar a identificar rapidamente os problemas e os picos de carga de sinal no início.

Passar o rato sobre o minigráfico faz surgir uma barra que mostra o valor nesse momento. Tenha em conta que o último valor ainda é mostrado na célula principal.

VRM_-_detailed_minigraphs.png

Dependendo do número de locais no seu parque, pode considerar que o desempenho melhorou ao desativar esta função.

Nalgumas plataformas, p. ex., telemóveis, esta função pode não estar disponível ou apenas disponível no modo paisagem, devido à pequena dimensão do ecrã.

13.1.3. Transferências

Existe um recurso de transferência na página de visão geral da instalação que permite exportar apenas os sistemas mostrados (lista filtrada), todos os sistemas e um relatório de produção.

VRM_-_overview_download.png

Aqui está um exemplo do relatório de produção:

VRM_-_production_report.jpg

13.1.4. Mapa

Os sistemas que são visualizados no mapa filtram os sistemas visíveis mostrados na lista de instalação seguinte.

vrm-map_228231962-scaled.jpg

As coordenadas do mapa visíveis são visualizadas na barra de URL do seu navegador.

Isto significa que pode personalizar as vistas visíveis do sistema de acordo com as suas preferências e, em seguida, marcar a página no navegador para um acesso rápido.

Esta função torna-se ainda mais útil para sistemas com uma localização dinâmica definida por um GPS. Por exemplo, se gerir uma frota de veículos com sistemas Victron que contêm um dispositivo GX e um módulo GPS, pode criar um marcador de localização e uma vista de filtração para mostrar apenas os sistemas na sua oficina de assistência técnica.

A visibilidade do filtro pode variar segundo a largura da janela do navegador. Dispositivos diferentes podem visualizar uma lista diferente de sistemas a partir da mesma ligação se a resolução do ecrã variar.

Também pode clicar para redefinir o grau de ampliação para ver todas as suas instalações.

Abrir o mapa numa vista de ecrã completo permite ocultar com base no estado do local e nos níveis do depósito do gerador e nos tempos de manutenção.

victron-VRM-map-1_263154103-scaled-2_271610960.jpg

Se mais de um lado estiver situado no mesmo local, clicar no mesmo revela outros detalhes (os nomes estão desfocados neste exemplo).

victron-VRM-map-2_263154133.jpg

13.1.5. Filtrar

A barra de filtração permite filtrar as instalações mostradas por vários parâmetros:

VRM_-_filter_bar.png

A barra de filtração guarda todos os filtros no URL, para que possa partilhar rapidamente a visão geral da instalação filtrada ou marcá-la nas suas listas de verificação periódica.

Pode limpar os filtros aplicados mesmo que a barra de filtros esteja fechada, clicando no botão «Limpar filtros» mostrado no canto superior direito da lista de instalações quando um filtro está aplicado.

13.1.6. Etiquetas

O VRM gera automaticamente etiquetas para um local quando for adicionado a um grupo de instalação e também quando uma instalação associada fizer parte de um grupo de equipa.

O VRM também aplica automaticamente etiquetas se um local tiver um alarme ativo. As etiquetas de alarme são codificadas por cores para uma maior visibilidade.

Alguns instaladores também adicionam dezenas de etiquetas personalizadas para gerir os seus parques de milhares de sistemas.

A visibilidade da etiqueta pode ser ativada ou desativada por tipo para reduzir a confusão; as etiquetas também são ordenadas alfabeticamente.

As etiquetas que selecionou ativamente estão agora visíveis na barra de URL do navegador. Isto permite criar marcadores de navegador dos seus grupos de etiquetas específicas, para poupar tempo com os locais que quer ver regularmente ou que pretende partilhar com outro utilizador com acesso às mesmas instalações.

As etiquetas são uma ferramenta indispensável na gestão de grandes grupos de sistemas. São flexíveis e podem ser adicionadas para filtrar as suas instalações da forma que preferir.

As formas de utilização são praticamente ilimitadas e dependem inteiramente das necessidades da sua equipa.

Alguns exemplos de etiquetas que vimos incluem:

  • Locais do contrato de assistência: Vários sistemas podem aparecer offline devido a problemas de rede no local, mas apenas pretende aplicar um filtro para mostrar aqueles em que o cliente pagou mais como parte de um contrato de assistência com o instalador para a monitorização ativa de elevado nível do sistema e a assistência para as falhas desta natureza.

  • Diferentes equipamentos: Como um tipo de gerador específico ou uma bateria de lítio controlada.

  • Clientes especiais com vários locais: As etiquetas são mais flexíveis do que apenas um prefixo para o nome do sistema.

  • Um tipo particular de instalação: Bombas solares, diferentes modelos de unidades de gerador híbrido ou sistemas de contentores.

  • Dimensões do sistema: Mostrar apenas sistemas com módulos solares superiores a 10 kW.

  • Ano de instalação: Filtrar para mostrar que sistemas podem estar a aproximar-se do fim da vida útil ou precisar de uma intervenção de assistência técnica com base no tempo.

Existem milhares de etiquetas de sistema utilizadas ativamente no VRM, pelo que isto mostra apenas um pouco do seu potencial.

Tenha em conta que os utilizadores vão continuar a ver apenas as instalações às quais têm acesso. Portanto, ao partilhar uma vista de etiquetas, as instalações visualizadas podem variar entre utilizadores diferentes com a sessão iniciada.

13.1.7. Pesquisa avançada

A barra de pesquisa no topo da visão geral da instalação permite encontrar rapidamente e filtrar a lista de visão geral da instalação.

Pode pesquisar por

  • Nome da instalação

  • ID da instalação

  • ID do Portal VRM

  • Endereço de correio eletrónico do utilizador

  • Nome de utilizador

  • Número de série do dispositivo (para peças Victron compatíveis instaladas no sistema)

13.2. Gerir várias instalações com equipas de utilizadores e grupos de instalação

As equipas de utilizadores permitem juntar vários utilizadores numa equipa e, em seguida, atribuir à equipa o acesso às instalações. Torna-se mais fácil adicionar um colega novo, bem como remover o acesso caso alguém saia da equipa ou da empresa.

teams.png

Os grupos de instalação são semelhantes. Permite agrupar várias instalações e, em seguida, gerir o acesso do utilizador ao nível desse grupo em vez de por instalação individual.

groups.png

É possível associar:

  • Um utilizador individual a uma instalação individual

  • Um grupo de utilizadores como uma equipa a uma instalação individual

  • Um utilizador individual a um grupo de instalações

  • Um grupo de utilizadores em equipa a um grupo de instalações

As definições de «Grupos» estão acessíveis através do menu de nível superior da sua conta VRM.

CleanShot_2023-10-16_at_16_28_10.jpg

Criar uma nova equipa

Pode criar uma nova equipa ao abrir o menu Grupos e selecionar Equipas e Criar Equipa.

create-team.jpg

Ao criar uma equipa nova, os membros da equipa são criados automaticamente.

O Administrador da Equipa pode nomear a equipa, convidar outros utilizadores do VRM para participar e adicionar utilizadores de outra equipa existente.

Adicionar uma equipa existente pode poupar tempo se já tiver uma equipa grande e, em seguida, adicionar ou remover rapidamente pessoas individuais que não quer no novo grupo antes de guardar a seleção.

team-adding.jpg

Depois de criar a equipa nova e de adicionar outros utilizadores, a equipa aparece na página de equipas. A partir daí, clicar para abrir a equipa permite adicionar outros utilizadores e também associar instalações específicas e grupos de instalação.

Se tiver o controlo de Administrador para uma instalação específica, pode partilhar o controlo com uma equipa. Se tiver um acesso de Técnico ou Utilizador (apenas de leitura), não pode.

Dependendo do acesso, as opções apresentadas variam.

VRM_-_teams_admin_view.jpg

Acima pode visualizar o menu Equipa como um proprietário ou administrador da equipa

VRM_-_teams_technician_view.jpg

Acima pode visualizar o menu Equipa como um membro da equipa

Neste exemplo, o técnico membro de uma equipa pode alterar o seu nível de acesso apenas para a instalação da qual também seja administrador no VRM (individualmente ou como parte de outra equipa que lhe atribui um acesso de administrador).

Os dados dos membros de uma equipa não são apresentados a pessoas que não fazem parte da equipa. Por exemplo, se tiver uma equipa de assistência que recebe acesso a instalações de utilizadores finais, o utilizador final não poderá ver os nomes individuais ou endereços de e-mail dos membros da equipa de assistência, apenas o nome da equipa, o administrador e o nível de acesso dos mesmos.

Vrm_-_team_details.png

Criar um novo grupo de Instalação

Pode criar um novo grupo de instalação ao abrir o menu Grupos, selecionar os grupos de Instalação e Criar Grupo de Instalação.

new-installation-group.jpg

Adicione um nome de grupo de instalação e selecione a instalação no menu suspenso ou com a ferramenta de pesquisa. Apenas pode adicionar instalações que já estejam associadas à sua conta de utilizador VRM.

create-installation-group-2.jpg

Exemplo de quando utilizar equipas e grupos de instalação

Uma empresa aluga e mantém geradores híbridos em toda a Austrália.

Também tem equipas de técnicos que fazem a sua manutenção, alguns localizados na Gold Coast, outros perto de Perth e também uma equipa à volta de Sydney, uma em Adelaide e assim sucessivamente.

Primeiro, crie um grupo para as instalações organizadas por localização. Por exemplo, um grupo chamado Sydney, com todos os geradores híbridos alugados na filial de Sydney. E outro chamado Adelaide e por aí fora.

Em seguida, faça equipas de utilizadores, novamente uma para cada área. Em seguida, associe estes grupos de instalação e as equipas de utilizadores, atribuindo às equipas um acesso aos seus grupos de instalação regionais.

Por último, talvez haja uma sala de controlo de operações a nível nacional, crie outra equipa para estes utilizadores, atribuindo-lhes o acesso necessário (administrador, técnico ou utilizador (apenas leitura)) para todos os grupos de instalação.

Agora, com toda esta configuração, adicionar um gerador híbrido recém-encomendado é muito simples: basta adicioná-lo ao VRM e depois adicioná-lo ao grupo de instalação certo. Todos os utilizadores deste grupo terão acesso automaticamente.

Da mesma forma, quando adicionar novos técnicos, estes apenas precisam de ser adicionados ao grupo certo. Também quando um técnico é afastado, o acesso a todos os sistemas pode ser facilmente removido por um administrador de grupo.

Em vez de ter uma única credencial de utilizador VRM partilhada por várias pessoas, este método permite uma segurança, controlo e gestão muito melhores.