Este capítulo descreve como alterar de forma remota as definições nos Inversores Multiplus, Multiplus-II, Quattro, Quattro-II e de alta potência; todos os produtos de potência com uma porta de comunicação VE.Bus. Uma função chamada VEConfigure Remoto.
Esta funcionalidade requer que um dispositivo GX (Cerbo GX ou outro) esteja instalado localmente no sistema.
Um dispositivo GX a executar Venus OS v2.17 ou posterior (a versão oficial mais recente é a preferida).
O sistema tem de estar ligado à Internet e comunicar com o Portal VRM.
A definição de acesso ao modo Total do Portal VRM está ativada, que se encontra no menu do dispositivo GX → Definições → Portal VRM Online → Portal VRM
O dispositivo GX tem de ser alimentado diretamente a partir da bateria. Portanto, não o deve ligar com um transformador CA ligado à saída CA do inversor/carregador.
Dados:
O VEConfigure remoto funciona tanto para sistemas de unidade única, como para sistemas paralelos e trifásicos.
É possível alterar remotamente a configuração do Assistente.
As versões 416 e 417 do firmware VE.Bus não podem ser configuradas remotamente.
A configuração remota do firmware versão 418 ou posterior implica que o dispositivo GX execute a v2.10 ou posterior.
Para a configuração remota por VEConfigure de um sistema ligado ao dispositivo GX através de uma interface VE.Bus para VE.Can, como nos antigos sistemas Hub-1, este cabo de interface precisa de executar a versão de firmware v2.05 ou superior. Se for necessário, primeiro atualize este cabo de interface com a Função de atualização remota do firmware.
Esta (nova) forma de configuração remota substitui o mecanismo anterior, que utilizou a configuração VE.Power. Consulte aqui o manual do procedimento antigo. Tenha em conta que, após a atualização para a nova versão do Venus, já não é possível usar o procedimento antigo.
Nalguns casos, o sistema VE.Bus é desligado momentaneamente quando a configuração é alterada.
Verifique os requisitos:
Venus OS v2.17 ou posterior
Comunicação bidirecional ativada (ver Definições → Portal VRM online no dispositivo GX)
Comunicação bidirecional ativada e a funcionar: verifique na página da lista de dispositivos no VRM
No Portal VRM, aceda à lista de dispositivos e desloque-se até a parte inferior para encontrar o botão VEConfigure Remoto no Portal VRM.
Clique no botão e aguarde.
O sistema inicia a leitura de todas as definições de cada inversor/carregador no sistema. Isto demora cerca de 85 s por unidade e, caso sejam usados Assistentes VEConfigure, demorar mais: gravar um Assistente demora de alguns a 40 s por unidade.
Após a recolha de todos os dados, são compilados num ficheiro e carregados no seu computador.
Faça a transferência / guarde o ficheiro .rvc na pasta de transferências do seu computador - não «abrir no VEConfigure» no seu navegador.
Modifique a configuração abrindo o ficheiro .RVSC transferido no VEConfigure.
Guarde o ficheiro com o botão Fechar no VEConfigure no canto superior direito. Vai ser-lhe perguntado se quer guardar as alterações. As alterações podem ser guardadas no ficheiro .rvc e também noutro ficheiro .vc separado.
Esteja Atento - apenas você pode carregar o ficheiro .RVSC quando usar o VEConfigure Remoto. Ao guardar o ficheiro através do menu Ficheiro, Guardar Como, em vez de fechar o VEConfigure e confirmar as alterações, será guardado num novo ficheiro .vc. Este ficheiro pode ser aberto, ajustado e utilizado para atualizar localmente com um adaptador MK3, mas não pode ser carregado para atualizar uma unidade remota. Deve utilizar o ficheiro .rvc transferido do sistema do qual pretende alterar as definições e, em seguida, carregar o mesmo ficheiro assim que as alterações estiverem concluídas.
No Portal VRM, aceda à lista de dispositivos e desloque-se até a parte inferior para encontrar o botão VEConfigure Remoto no Portal VRM.
Clique no botão e aguarde.
Clique no botão Carregar, selecione o ficheiro .RVSC e clique em OK para o enviar ao sistema através do VRM.
Muitas definições podem ser alteradas sem que ocorra um encerramento durante a reconfiguração. No entanto, algumas definições, como uma configuração de Assistentes alterada, farão com que o inversor/carregador se desligue momentaneamente e volte a ligar-se. Nestas situações, o VEConfigure avisa ao guardar as configurações:
![]() |
Problemas conhecidos: As versões Venus v2.23 e inferiores reiniciam sempre o Multi quando as seguintes definições são alteradas:
Battery capacity (capacidade da bateria)
Limites de ligar e desligar para o modo de baixa potência AES
Estado de carga quando a Carga Inicial terminar (apenas reinicia com versões de vários firmware inferiores a 200)
Dependendo da alimentação do equipamento de comunicação com a Internet (ou seja, o router), a ligação à Internet também pode cair temporariamente nessa altura.
Isto não é um problema, uma vez que o ficheiro é carregado pela primeira vez no dispositivo GX e apenas depois de recebido e verificado será gravado no sistema VE.Bus.