Proteja a sua conta contra o acesso não autorizado com a verificação de dois fatores. A verificação de dois fatores proporciona um nível adicional de proteção à sua conta, ao solicitar que introduza a senha e um código de segurança quando iniciar a sessão no VRM. O código pode ser enviado para um número de telefone através de SMS ou obtido através de uma aplicação autenticadora.
Este capítulo descreve como a autenticação de dois fatores pode ser ligada ou desligada para a sua conta VRM. A sequência de ativação para cada método de autenticação de dois fatores está detalhada abaixo na sua secção própria.
Se quiser desativar a autenticação de dois fatores, consulte a última secção.
Por defeito, é necessária uma senha (a que registou) para iniciar a sessão.
Antes de fazer alterações nas configurações de verificação de dois fatores na sua conta, será obrigado a autorizar essas alterações. Esta secção explica onde pode encontrar o menu de verificação de dois fatores e como o utilizar.
Inicie a sessão na conta em https://vrm.victronenergy.com/user/login
Depois de iniciar a sessão, será redirecionado para a página inicial do VRM. Nesta página, clique em «Voltar» à esquerda, como mostrado na imagem abaixo, em que «Voltar» está marcado com uma caixa vermelha.
Clique em Preferências no menu da esquerda.
Depois clique na Verificação de dois fatores à esquerda.
Para fazer as alterações, clique no botão «Fazer alterações» que aparece e verifique com a sua senha. Isto apenas é necessário uma vez por sessão.
Escolha entre Apenas senha, verificação por SMS ou aplicação Autenticadora.
Para autorizar as alterações nas definições da verificação de dois fatores, deve executar o processo de verificação de dois fatores já configurado.
O formulário de autorização indica as informações a proporcionar.
Em caso da definição «Apenas senha», apenas deve introduzir a palavra-passe.
Se o modo de verificação de dois fatores ativo for SMS, receberá um código de segurança no número de telefone registado na sua conta. Caso contrário, irá ser-lhe pedido que introduza o indicativo do país e o número de telefone, caso pretenda autorizar a sua conta por SMS no futuro. Em seguida, receberá um SMS com um número de verificação.
Quando utilizar uma aplicação autenticadora, deve utilizá-lo para gerar o código de segurança necessário.
Depois de preencher as informações necessárias, clique no botão verde «Verificar» para continuar.
Se o código de verificação estiver correto, será redirecionado para a página de configuração de verificação de dois fatores. O botão azul «Fazer alterações»' deve desaparecer e agora pode alterar as suas definições.
Com o modo de verificação por SMS, cada tentativa de início de sessão exigirá que introduza um código SMS exclusivo para verificar a identidade. Além disso, a página de definições de verificação de dois fatores também será protegida pela mesma sequência de verificação.
Esta secção descreve forma de ativar a verificação por SMS como modo de verificação de dois fatores.
Aceda ao menu de definições de verificação de dois fatores e autorize a realização de alterações (consulte a secção Aceder às definições de verificação de dois fatores). Para começar a configurar a verificação por SMS, clique na opção de verificação por SMS marcada no menu à esquerda.
Com a lista suspensa à esquerda, selecione o prefixo do seu número de telefone, provavelmente é o mesmo que o do seu país de residência. Preencha o restante do seu número de telefone na caixa de introdução do Número de telefone.
Continue clicando no botão verde «Seguinte». Isto enviará um SMS de teste ao número de telefone introduzido. Certifique-se de que pode aceder ao telefone com o número de telefone escolhido e que recebe o SMS de teste.
Pode demorar algum tempo até receber o SMS de teste; o SMS deve conter o código de verificação a verificar. Introduza o código na caixa de entrada e selecione o botão verde «Verificar» para confirmar o código.
Pode alterar o número de telefone clicando na ligação «(Alterar)» ao lado da visualização do número de telefone. Assim regressa ao passo anterior, o que permite enviar um novo SMS de teste.
Em caso de erro ou falha na receção do SMS, verifique novamente o número de telefone no ecrã.
Com o código de teste verificado, pode visualizar a confirmação para indicar a conclusão da configuração de verificação de dois fatores do SMS. Imediatamente a seguir, qualquer tentativa futura de início de sessão vai exigir que introduza um código SMS como parte da sequência de início de sessão.
Com o modo de verificação por SMS ativado, pode alterar o número de telefone para receber a verificação por SMS através do botão «Alterar» ao lado da visualização do número de telefone. O procedimento para alterar o número de telefone segue os mesmos passos que a ativação do modo de verificação por SMS. Consulte a secção Aceder às definições de verificação de dois fatores para obter uma explicação detalhada sobre cada passo.
Proteja a sua conta através de uma aplicação autenticadora. É uma aplicação para telemóvel que vai gerar os códigos de segurança usados durante os inícios de sessão.
Esta secção descreve os passos dados para associar uma aplicação autenticadora à sua conta VRM. O guia assume que uma aplicação autenticadora foi instalada (por si) no dispositivo que pretende utilizar para a verificação de dois fatores.
Aceda ao menu de definições de verificação de dois fatores e autorize a realização de alterações (consulte a secção Aceder às definições de verificação de dois fatores). Para começar a configurar a verificação por autenticador móvel, clique na opção de verificação por aplicação autenticadora marcada no menu à esquerda.
Abra a aplicação autenticadora e selecione a adição de uma conta (varia de acordo com a aplicação, nalguns casos também pode ser identificado como «Código de digitalização»). As aplicações autenticadoras são associadas através da leitura de um código QR; isto deve ser feito utilizando o código QR na página de configuração.
Se aceder ao VRM no telemóvel com a aplicação autenticadora, então pode tocar na ligação «Utilizar este telemóvel» para ativar a aplicação autenticadora diretamente. Nota: Requer que a aplicação autenticadora esteja instalada no telemóvel.
Quando a aplicação ler o código QR, pode terminar de criar o perfil na autenticadora. Utilize o novo perfil para gerar o primeiro código de segurança (seis dígitos) e introduza-o na caixa de entrada com a etiqueta «código de verificação de dois fatores». Se o código de segurança não for visível imediatamente, a aplicação pode exigir que toque no perfil ou uma interação semelhante para gerar o código. Depois de introduzir o código, clique no botão «Verificar» ao lado da caixa de entrada para concluir a associação. Os códigos gerados pela aplicação autenticadora apenas são válidos por um breve período (cerca de 30 s); portanto, se a verificação falhar, é possível que o código já tenha expirado.
Quando a verificação do código gerado for aprovada, é visualizado o ecrã seguinte. Daqui pode adicionar imediatamente mais dispositivos ou voltar às definições. Também pode adicionar mais dispositivos posteriormente.
Uma vez ativado, pode associar mais dispositivos para usar na verificação de dois fatores. Pode utilizar qualquer dispositivo com uma associação para a verificação de dois fatores durante o início de sessão.
Para adicionar mais dispositivos, utilize o botão «Adicionar dispositivo» na página de definições de dois fatores. O processo a seguir é o mesmo da sequência de ativação inicial (consulte a secção de ativação para obter os passos).
Pode querer remover um dispositivo associado para que não possa voltar a ser utilizado na verificação de dois fatores. Para isso, tem de utilizar o botão «Revogar dispositivos» na página de definições; isto vai revogar os dispositivos *todos* para a sua conta. O processo de revogação é realizado através da criação de uma nova associação com um dispositivo, o que invalida todos os dispositivos associados previamente. Pode reutilizar um dispositivo já associado durante o processo de revogação. O processo a seguir é o mesmo da sequência de ativação inicial (consulte a secção de ativação para obter os passos).
Pode desativar completamente a verificação de dois fatores na sua conta ao clicar na opção «Apenas senha» na página de definições da verificação de dois fatores.
Desativar a verificação de dois fatores remove os dados de verificação correspondentes para os restantes métodos configurados. O que significa que voltar a um modo de verificação diferente depois implica que passe novamente para esse modo de verificação.
Aceda ao menu de definições de verificação de dois fatores e autorize a realização de alterações (consulte a secção Aceder às definições de verificação de dois fatores). Para desativar a verificação de dois fatores, clique na opção «Apenas senha» marcada no menu. Esta é a opção delineada a vermelho na imagem abaixo. Se esta opção tiver uma marca de verificação azul, a verificação de dois fatores já está desativada.
Marque a caixa de verificação para indicar que pretende regressar à proteção apenas por senha na sua conta. A seguir pode clicar no botão vermelho de confirmação, imediatamente depois de qualquer tentativa de início de sessão futura apenas implicará a introdução de uma senha.
Ao tentar fazer o início de sessão, depois de introduzir a senha, sob a caixa 2FA há uma opção para «Reinicializar autenticação de 2 fatores»
Pode reinicializar a A2F seguindo estes passos:
Preencher o e-mail e a senha
Clicar na ligação de texto «Reinicializar autenticação de dois fatores»
Preencher o seu e-mail (novamente)
Um e-mail é enviado para esta conta de e-mail com uma hiperligação
Clicar na ligação reinicializa a A2F
