A substituição de um dispositivo Victron GX no VRM envolve a substituição física, as alterações de software no dispositivo GX e a configuração do VRM para preservar os dados.
Tem de reconfigurar manualmente as definições no novo dispositivo GX; este guia de substituição refere-se apenas aos dados VRM e não inclui a transferência de nenhuma configuração para o próprio dispositivo GX.
Substituição física
Desligue o sistema de uma forma segura, desligue da tomada elétrica e remova o antigo dispositivo GX e, seguidamente, instale e ligue o novo.
Certifique-se de que o novo dispositivo está a funcionar e ligado à Internet através de Wi-Fi ou Ethernet.
Verifique o menu do VRM no dispositivo GX para confirmar que está ligado ao VRM antes de continuar.
Faça todas as restantes alterações da configuração de software necessárias (como definir corretamente a localização de um inversor fotovoltaico CA, medidor de energia ou Victron EVCS).
Configuração VRM
Complete este passo assim que possível após a substituição física. Vai existir uma lacuna de dados entre o momento em que o dispositivo original do GX parou de comunicar e o momento em que a substituição é configurada no VRM.
Tenha em conta a ID do Portal VRM do dispositivo de substituição, que pode ser visualizada no menu VRM no dispositivo de GX e num autocolante na unidade.
No VRM, clique em «Adicionar Instalação» e selecione «Substituir Dispositivo GX». A mesma opção aplica-se independentemente do modelo a substituir.
Introduza a ID do Portal VRM do novo dispositivo GX e clique em «Adicionar GX»
Selecione a instalação original que contém os dados históricos que pretenda preservar.
Demore o tempo necessário para analisar cuidadosamente o ecrã de confirmação. Preste uma atenção particular às datas especial, aos números de série e à ID do Portal e confirme que todos correspondem ao esperado.
Depois de confirmar que todos os dados estão corretos, marque a caixa de verificação de confirmação e continue.
Como passo final, precisa de reiniciar manualmente o seu dispositivo GX de substituição. O sistema não atualiza nem regista dados com precisão enquanto o dispositivo GX não for reiniciado.
Verificação e limpeza
Teste o sistema para garantir que todos os componentes (inversores, carregadores solares, baterias) são monitorizados e controlados corretamente através do novo dispositivo GX.
Verifique o acesso remoto através do VRM, incluindo as funções Consola Remota e VictronConnect - Remoto.
Como parte deste processo de substituição, haverá um local «órfão» adicional na sua lista de instalações do VRM. Depois de confirmar que tudo funciona e nenhum dado valioso se perdeu, pode remover esta instalação do VRM. Normalmente contém uma pequena quantidade de dados da lacuna recolhidos entre ligar fisicamente o dispositivo GX e executar o procedimento de substituição no VRM que fazia a ligação aos dados históricos.