Para ligar o seu sistema ao Portal VRM, deve realizar duas opções separadas. Primeiro, precisa de criar uma conta de utilizador VRM e depois emparelhar a instalação com a conta de utilizador.
É possível associar uma instalação a várias contas de utilizador. E também é possível ter vários utilizadores ligados à mesma instalação.
Um computador, ou dispositivo móvel, que possa aceder à Internet.
A ID do Portal VRM, que identifica de forma única o seu sistema. Dependendo do dispositivo de comunicação (dispositivo GX ou GlobalLink 520), a ID VRM pode ser determinada da seguinte forma:
Dispositivos GX em geral: aceda a Definições → menu do portal VRM online e digite o número indicado em ID do Portal VRM. A ID VRM consiste numa combinação de 12 dígitos de letras e números. Exemplo: be300d83ff04
Apenas Venus GX e Cerbo GX: a ID do Portal VRM está impresso numa etiqueta na parte lateral do dispositivo GX.
GlobalLink 520: a ID do Portal VRM está impressa numa etiqueta na parte de trás do dispositivo.
Um dispositivo GX ou um GlobalLink 520 com ligação à Internet.
Para que a instalação se registe no VRM, o dispositivo GX ou o GlobalLink 520 deve ter realizado, pelo menos, uma ligação correta à Internet. Apenas quando o GX estiver ligado à Internet é que a ID única do Portal VRM pode ser adicionada à conta de utilizador no Portal VRM.
O modo Portal VRM está definido para Completo (predefinido) ou Apenas leitura no dispositivo GX → Definições → Portal Online VRM → Portal VRM.
Nota
Recomenda-se, em particular com cartões SIM, configurar e testar primeiro a ligação à Internet no seu escritório, antes de fazer a instalação no terreno. Não é necessário ligar nenhum equipamento, como um monitor de bateria Multiplus ou BMV: aplicar energia a um dispositivo GX autónomo ou ao Victron Global Remote é suficiente, dado que também se ligam ao Portal VRM quando não houver produtos ligados.
Abra uma janela do navegador no computador e aceda a https://vrm.victronenergy.com.
Clique em «Iniciar a sessão».
No ecrã seguinte, desloque-se para baixo até «Registar-se gratuitamente» e clique.
Preencha todas as informações pedidas e depois clique em «Registar».
Receberá um e-mail de confirmação com uma ligação para ativar a conta.
Depois de ativada, a criação e o registo da conta estão concluídos. Clique em «Adicionar instalação» no menu do lado esquerdo para continuar a emparelhar uma instalação com esta conta de utilizador.
Dica
Para uma segurança acrescida, recomendamos adicionar um método de autenticação de dois fatores (A2F) à sua conta.
A adição de uma instalação apenas é possível depois de o Portal VRM ter recebido a primeira transmissão de dados do seu sistema. Portanto, certifique-se de que o sistema já iniciou a comunicação com o Portal VRM. Ou, se for uma instalação fora da rede a utilizar um cartão SD ou uma pen USB, carregue o ficheiro de dados primeiro.
Selecione o produto que quer adicionar. Deve ser um dispositivo GX, um GlobalLink 520 ou um dos outros dispositivos indicados na página.
Introduza a ID do Portal VRM do dispositivo. A ID VRM pode ser encontrada num autocolante do respetivo dispositivo e também no menu do Portal VRM online. Consulte Requisitos.
Clique em Pedir Acesso e o dispositivo fica emparelhado com a conta de utilizador VRM.
Se for o primeiro utilizador a adicionar esta instalação a uma conta, receberá automaticamente os direitos de controlo de administrador para a mesma. Quaisquer utilizadores subsequentes que tentem adicionar a mesma ID do Portal VRM terão de obter a aprovação do proprietário do local. Este e-mail de aprovação é enviado automaticamente quando tentam adicionar o local à sua conta de utilizador.
Os utilizadores subsequentes também serão adicionados com autorizações de acesso de Técnico ou Utilizador (apenas leitura). No entanto, o Administrador pode atribuir direitos de controlo de Administrador ou Técnico a outros utilizadores através da página de Definições -> Utilizadores para essa instalação.
Se receber o erro «Não foi possível detetar a instalação», consulte a secção de Requisitos e verifique a ligação à Internet do sistema.
Para aceder às definições de configuração de uma instalação, deve selecioná-la na descrição geral da mesma. Em seguida, abra a ligação de Definições no menu da esquerda. Este menu apenas fica visível quando dispuser de autorizações de acesso de Administrador ou Técnico.
Separador Geral
Definições gerais
Este menu permite alterar o nome do sistema, ver a ID do Portal VRM e introduzir o número GSM do cartão SIM (p. ex., do router, se estiver disponível, a única função deste campo é simplesmente conservá-lo num local seguro).
Atualizações em tempo real
Ativar as atualizações em tempo real para esta instalação. Esta definição está desativada por defeito. Tenha em conta que a ativação de atualizações em tempo real aumenta significativamente o consumo de dados durante a utilização dos mesmos em tempo real. É recomendado desativar esta função se a largura de banda do local ou a parte de transferência for muito limitada.
Controlo do inversor/carregador
Ative o controlo do Inversor/carregador para esta instalação. Advertência: esta função permite desligar a potência de saída CA muito facilmente;é recomendado desativar a função, exceto se desligar o inversor/carregador frequentemente. Leia o capítulo de Controlos do inversor no VRM para obter mais informação antes de ativar esta função.
Avatar da instalação
Aqui pode carregar um gráfico, ícone ou avatar para esta instalação. Isto substitui o avatar atual visível no Painel.
Desassociar esta instalação da sua conta de utilizador
A desassociação remove a instalação da sua lista de instalações sem eliminar a informação na base de dados. Os restantes utilizadores desta instalação ainda poderão visualizar os seus dados.
Eliminar esta instalação
Todos os dados na base de dados vão ser eliminados. Tenha em conta que, após esta eliminação, o dispositivo deve ser reiniciado para retomar o envio de dados ao Portal VRM. Utilize esta opção caso o dispositivo GX seja movido para outra instalação.
Substituir o dispositivo GX desta instalação
Utilize esta opção se o dispositivo GX antigo for defeituoso e tiver sido substituído por um novo.
Execute cuidadosamente o procedimento explicado no VRM.
Separador de etiquetas
Definir Etiquetas
Útil para contas com muitas instalações. Por exemplo, uma empresa de aluguer de geradores híbridos com quatro depósitos: norte, sul, leste e oeste. Adicione a etiqueta do depósito correto a todas as instalações. Depois, na visão geral da instalação, pode filtrar com base nestas etiquetas.
Etiqueta de Definir localização
Definir localização
Defina a localização da instalação arrastando o cursor para a posição correta. Isto define automaticamente o fuso horário utilizado em todos os eixos x nos gráficos.
Tenha em conta que a configuração do fuso horário apenas será atualizada com a nova localização, se não estiver definida no dispositivo GX.
Também é necessário definir um local para a função de Previsão da Produção Solar.
Etiqueta de Definir perímetro geográfico
Definir perímetro geográfico
Aqui pode definir um perímetro geográfico para a sua instalação (utilizado normalmente em caravanas e embarcações). Requer um GPS ligado ao dispositivo GX, por exemplo, ligar um GPS USB a um Cerbo GX.
O GlobalLink 520 não é compatível com o GPS, mas tem a capacidade de identificar a torre de telemóvel a que está ligado, que conseguimos localizar com o VRM. Tenha em conta que, depois de definir a localização manualmente no VRM, a localização não deve ser atualizada com a da torre de telemóvel.
Utilizadores
Utilizadores e nível de acesso
Configure a função do nível de acesso para os utilizadores. As definições do nível de acesso são Utilizador (apenas leitura), Técnico e Admin.
«Utilizador» destina-se a utilizadores finais com uma experiência reduzida que gostariam de ver como o sistema funciona; este acesso é apenas de leitura e não permite alterações.
«Técnico» permite visualizar os dados de diagnóstico de um local, executar atualizações de firmware e controlar os dispositivos associados ao local. Os técnicos não podem eliminar um local, substituir o dispositivo GX associado a um local ou modificar o acesso de outros utilizadores ao local.
«Administrador» dispõe de acesso total ao local, incluindo a capacidade de adicionar e remover outros utilizadores. É atribuído por defeito à primeira conta que regista o local. Um local pode ter mais de um Administrador. Todos os locais precisam de, pelo menos, um Administrador e o último Administrador não pode ser removido. Considere usar a função Técnico, a não ser que essa pessoa precise de adicionar ou remover o acesso de outros utilizadores.
Quando um utilizador está associado a um local individualmente, bem como através de uma equipa ou grupo de instalação, o VRM considera o nível de acesso superior. Por exemplo: um utilizador tem um nível de acesso de «utilizador» individual, mas uma equipa da qual faz parte dispõe do acesso de «técnico» a um local. O VRM vai considerá-los como técnicos no local, até que o acesso da equipa seja revogado.
Convites pendentes
Convide novos utilizadores para esta instalação.
Equipas
Adicione equipas associada à instalação. Consulte a secção Equipas.
Grupos de instalação
Mostra os grupos de instalação a que esta instalação pertence. Consulte a secção Grupos de instalação.
Regras de alarme
Consulte a secção de Alarmes e monitorização no Portal VRM.
Como o seu local foi adicionado ao VRM, é possível adicionar notas sobre o sistema e fotografias da instalação.
Estas podem ser muito úteis. Por exemplo, adicionar fotografias de esquemas de ligações elétricas do sistema e fotografias do sistema à medida que é instalado pode ajudar um técnico a prestar a assistência remota.
As funções de Fotografias e Notas estão na barra lateral esquerda para o local.
![]() |
Utilize a função «Convidar um utilizador» para associar também esta instalação a outras contas de utilizador. Também é possível convidar utilizadores que ainda não têm uma conta de utilizador VRM. Serão direcionados automaticamente para a página de criação de conta.
Para ver uma lista de todos os produtos ligados, a versão do firmware e os números de série, aceda ao separador Lista de dispositivos.
A proteção de ecrã permite ver rapidamente o estado da instalação que está a visualizar nesse momento. Configure o protetor de ecrã na barra lateral -> «Preferências» -> Preferências de visualização para iniciar automaticamente após um período de inatividade ou carregue na tecla «s» duas vezes enquanto visualiza uma instalação.
Verifique e, se for necessário, altere a configuração predefinida da monitorização de alarmes de acordo com as suas necessidades. Consulte o capítulo de monitorização e alarmes do Portal VRM.
A adição de etiquetas a uma instalação é feita na página de Definições. Há dois tipos de etiquetas: automáticas e personalizadas. O exemplo seguinte mostra uma etiqueta automática para esta instalação com o nome: «NO-ALARM» (nenhum alarme), que permite filtrar e mostrar apenas sistemas sem alarmes ativos. Pode adicionar etiquetas personalizadas, introduzindo o nome da etiqueta e clicando em «Guardar».
Não se esqueça de instalar a aplicação VRM no seu telemóvel. Está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, para iOS e Android. Para Android, também pode transferir os ficheiro APK na nossa página de software e transferências.