Skip to main content

Manual do Portal VRM

2. Introdução ao VRM

Para ligar o seu sistema ao Portal VRM, deve realizar duas opções separadas. Primeiro, precisa de criar uma conta de utilizador VRM e depois emparelhar a instalação com a conta de utilizador.

É possível associar uma instalação a várias contas de utilizador. E também é possível ter vários utilizadores ligados à mesma instalação.

2.1. Requisitos

  1. Um computador, ou dispositivo móvel, que possa aceder à Internet.

  2. A ID do Portal VRM, que identifica de forma única o seu sistema. Dependendo do dispositivo de comunicação (dispositivo GX ou GlobalLink 520), a ID VRM pode ser determinada da seguinte forma:

    1. Dispositivos GX em geral: aceda a Definições → menu do portal VRM online e digite o número indicado em ID do Portal VRM. A ID VRM consiste numa combinação de 12 dígitos de letras e números. Exemplo: be300d83ff04

    2. Apenas Venus GX e Cerbo GX: a ID do Portal VRM está impresso numa etiqueta na parte lateral do dispositivo GX.

    3. GlobalLink 520: a ID do Portal VRM está impressa numa etiqueta na parte de trás do dispositivo.

  3. Um dispositivo GX ou um GlobalLink 520 com ligação à Internet.

  4. Para que a instalação se registe no VRM, o dispositivo GX ou o GlobalLink 520 deve ter realizado, pelo menos, uma ligação correta à Internet. Apenas quando o GX estiver ligado à Internet é que a ID única do Portal VRM pode ser adicionada à conta de utilizador no Portal VRM.

  5. O modo Portal VRM está definido para Completo (predefinido) ou Apenas leitura no dispositivo GX → Definições → Portal Online VRM → Portal VRM.

Nota

Recomenda-se, em particular com cartões SIM, configurar e testar primeiro a ligação à Internet no seu escritório, antes de fazer a instalação no terreno. Não é necessário ligar nenhum equipamento, como um monitor de bateria Multiplus ou BMV: aplicar energia a um dispositivo GX autónomo ou ao Victron Global Remote é suficiente, dado que também se ligam ao Portal VRM quando não houver produtos ligados.

2.2. Passo 1 - Criar uma conta de utilizador

  1. Abra uma janela do navegador no computador e aceda a https://vrm.victronenergy.com.

  2. Clique em «Iniciar a sessão».

    VRM_Login.png

  3. No ecrã seguinte, desloque-se para baixo até «Registar-se gratuitamente» e clique.

    VRM_Login_Register.png

  4. Preencha todas as informações pedidas e depois clique em «Registar».

    VRM_Login_Register_2.png

  5. Receberá um e-mail de confirmação com uma ligação para ativar a conta.

  6. Depois de ativada, a criação e o registo da conta estão concluídos. Clique em «Adicionar instalação» no menu do lado esquerdo para continuar a emparelhar uma instalação com esta conta de utilizador.

    VRM_Add_Installation.png

Dica

Para uma segurança acrescida, recomendamos adicionar um método de autenticação de dois fatores (A2F) à sua conta.

2.3. Passo 2 - Adicionar uma instalação à conta de utilizador

A adição de uma instalação apenas é possível depois de o Portal VRM ter recebido a primeira transmissão de dados do seu sistema. Portanto, certifique-se de que o sistema já iniciou a comunicação com o Portal VRM. Ou, se for uma instalação fora da rede a utilizar um cartão SD ou uma pen USB, carregue o ficheiro de dados primeiro.

  1. Selecione o produto que quer adicionar. Deve ser um dispositivo GX, um GlobalLink 520 ou um dos outros dispositivos indicados na página.

    vrm-_add_installation.jpg

  2. Introduza a ID do Portal VRM do dispositivo. A ID VRM pode ser encontrada num autocolante do respetivo dispositivo e também no menu do Portal VRM online. Consulte Requisitos.

    Cerbo-S_GX__front-angle_.jpg
    VRM_Request_Access.png

  3. Clique em Pedir Acesso e o dispositivo fica emparelhado com a conta de utilizador VRM.

Se for o primeiro utilizador a adicionar esta instalação a uma conta, receberá automaticamente os direitos de controlo de administrador para a mesma. Quaisquer utilizadores subsequentes que tentem adicionar a mesma ID do Portal VRM terão de obter a aprovação do proprietário do local. Este e-mail de aprovação é enviado automaticamente quando tentam adicionar o local à sua conta de utilizador.

Os utilizadores subsequentes também serão adicionados com autorizações de acesso de Técnico ou Utilizador (apenas leitura). No entanto, o Administrador pode atribuir direitos de controlo de Administrador ou Técnico a outros utilizadores através da página de Definições -> Utilizadores para essa instalação.

Se receber o erro «Não foi possível detetar a instalação», consulte a secção de Requisitos e verifique a ligação à Internet do sistema.

2.4. Passo 3 - Configurar a instalação

Para aceder às definições de configuração de uma instalação, deve selecioná-la na descrição geral da mesma. Em seguida, abra a ligação de Definições no menu da esquerda. Este menu apenas fica visível quando dispuser de autorizações de acesso de Administrador ou Técnico.

Separador Geral

  • Definições gerais

    Este menu permite alterar o nome do sistema, ver a ID do Portal VRM e introduzir o número GSM do cartão SIM (p. ex., do router, se estiver disponível, a única função deste campo é simplesmente conservá-lo num local seguro).

  • Atualizações em tempo real

    Ativar as atualizações em tempo real para esta instalação. Esta definição está desativada por defeito. Tenha em conta que a ativação de atualizações em tempo real aumenta significativamente o consumo de dados durante a utilização dos mesmos em tempo real. É recomendado desativar esta função se a largura de banda do local ou a parte de transferência for muito limitada.

  • Controlo do inversor/carregador

    Ative o controlo do Inversor/carregador para esta instalação. Advertência: esta função permite desligar a potência de saída CA muito facilmente;é recomendado desativar a função, exceto se desligar o inversor/carregador frequentemente. Leia o capítulo de Controlos do inversor no VRM para obter mais informação antes de ativar esta função.

  • Avatar da instalação

    Aqui pode carregar um gráfico, ícone ou avatar para esta instalação. Isto substitui o avatar atual visível no Painel.

  • Desassociar esta instalação da sua conta de utilizador

    A desassociação remove a instalação da sua lista de instalações sem eliminar a informação na base de dados. Os restantes utilizadores desta instalação ainda poderão visualizar os seus dados.

  • Eliminar esta instalação

    Todos os dados na base de dados vão ser eliminados. Tenha em conta que, após esta eliminação, o dispositivo deve ser reiniciado para retomar o envio de dados ao Portal VRM. Utilize esta opção caso o dispositivo GX seja movido para outra instalação.

  • Substituir o dispositivo GX desta instalação

    Utilize esta opção se o dispositivo GX antigo for defeituoso e tiver sido substituído por um novo.

    Execute cuidadosamente o procedimento explicado no VRM.

Separador de etiquetas

  • Definir Etiquetas

    Útil para contas com muitas instalações. Por exemplo, uma empresa de aluguer de geradores híbridos com quatro depósitos: norte, sul, leste e oeste. Adicione a etiqueta do depósito correto a todas as instalações. Depois, na visão geral da instalação, pode filtrar com base nestas etiquetas.

Etiqueta de Definir localização

  • Definir localização

    Defina a localização da instalação arrastando o cursor para a posição correta. Isto define automaticamente o fuso horário utilizado em todos os eixos x nos gráficos.

    Tenha em conta que a configuração do fuso horário apenas será atualizada com a nova localização, se não estiver definida no dispositivo GX.

    Também é necessário definir um local para a função de Previsão da Produção Solar.

Etiqueta de Definir perímetro geográfico

  • Definir perímetro geográfico

    Aqui pode definir um perímetro geográfico para a sua instalação (utilizado normalmente em caravanas e embarcações). Requer um GPS ligado ao dispositivo GX, por exemplo, ligar um GPS USB a um Cerbo GX.

    O GlobalLink 520 não é compatível com o GPS, mas tem a capacidade de identificar a torre de telemóvel a que está ligado, que conseguimos localizar com o VRM. Tenha em conta que, depois de definir a localização manualmente no VRM, a localização não deve ser atualizada com a da torre de telemóvel.

Utilizadores

  • Utilizadores e nível de acesso

    Configure a função do nível de acesso para os utilizadores. As definições do nível de acesso são Utilizador (apenas leitura), Técnico e Admin.

    «Utilizador» destina-se a utilizadores finais com uma experiência reduzida que gostariam de ver como o sistema funciona; este acesso é apenas de leitura e não permite alterações.

    «Técnico» permite visualizar os dados de diagnóstico de um local, executar atualizações de firmware e controlar os dispositivos associados ao local. Os técnicos não podem eliminar um local, substituir o dispositivo GX associado a um local ou modificar o acesso de outros utilizadores ao local.

    «Administrador» dispõe de acesso total ao local, incluindo a capacidade de adicionar e remover outros utilizadores. É atribuído por defeito à primeira conta que regista o local. Um local pode ter mais de um Administrador. Todos os locais precisam de, pelo menos, um Administrador e o último Administrador não pode ser removido. Considere usar a função Técnico, a não ser que essa pessoa precise de adicionar ou remover o acesso de outros utilizadores.

    Quando um utilizador está associado a um local individualmente, bem como através de uma equipa ou grupo de instalação, o VRM considera o nível de acesso superior. Por exemplo: um utilizador tem um nível de acesso de «utilizador» individual, mas uma equipa da qual faz parte dispõe do acesso de «técnico» a um local. O VRM vai considerá-los como técnicos no local, até que o acesso da equipa seja revogado.

  • access_level.png
  • Convites pendentes

    Convide novos utilizadores para esta instalação.

    invite_user.jpg

  • Equipas

    Adicione equipas associada à instalação. Consulte a secção Equipas.

  • Grupos de instalação

    Mostra os grupos de instalação a que esta instalação pertence. Consulte a secção Grupos de instalação.

Regras de alarme

  • Consulte a secção de Alarmes e monitorização no Portal VRM.

2.5. Passo 4 - Adicionar notas e fotografias

Como o seu local foi adicionado ao VRM, é possível adicionar notas sobre o sistema e fotografias da instalação.

Estas podem ser muito úteis. Por exemplo, adicionar fotografias de esquemas de ligações elétricas do sistema e fotografias do sistema à medida que é instalado pode ajudar um técnico a prestar a assistência remota.

As funções de Fotografias e Notas estão na barra lateral esquerda para o local.

notes-and-photos.jpg

2.6. Mais sugestões e dicas

  • Utilize a função «Convidar um utilizador» para associar também esta instalação a outras contas de utilizador. Também é possível convidar utilizadores que ainda não têm uma conta de utilizador VRM. Serão direcionados automaticamente para a página de criação de conta.

  • Para ver uma lista de todos os produtos ligados, a versão do firmware e os números de série, aceda ao separador Lista de dispositivos.

  • A proteção de ecrã permite ver rapidamente o estado da instalação que está a visualizar nesse momento. Configure o protetor de ecrã na barra lateral -> «Preferências» -> Preferências de visualização para iniciar automaticamente após um período de inatividade ou carregue na tecla «s» duas vezes enquanto visualiza uma instalação.

  • Verifique e, se for necessário, altere a configuração predefinida da monitorização de alarmes de acordo com as suas necessidades. Consulte o capítulo de monitorização e alarmes do Portal VRM.

  • A adição de etiquetas a uma instalação é feita na página de Definições. Há dois tipos de etiquetas: automáticas e personalizadas. O exemplo seguinte mostra uma etiqueta automática para esta instalação com o nome: «NO-ALARM» (nenhum alarme), que permite filtrar e mostrar apenas sistemas sem alarmes ativos. Pode adicionar etiquetas personalizadas, introduzindo o nome da etiqueta e clicando em «Guardar».

    VRM_Tags.png

  • Não se esqueça de instalar a aplicação VRM no seu telemóvel. Está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, para iOS e Android. Para Android, também pode transferir os ficheiro APK na nossa página de software e transferências.

    VRM_App.svg