Skip to main content

Manual do Portal VRM

4. Dados em tempo real

4.1. Introdução

O painel de controlo consegue mostrar os dados em tempo real, o que significa que as atualizações de dados são enviadas diretamente da instalação para o seu navegador a cada 2 s - em vez de serem retiradas da base de dados que armazena a informação no intervalo configurado em Definições → Portal VRM → Intervalo (predefinição de 15 min).

O novo painel de controlo aumenta a carga da CPU do GX. A utilização de dados também aumenta. A carga da CPU e a utilização de dados apenas aumentam durante a observação do painel de controlo.

Verifique no topo da página em «Última atualização» para confirmar se está no modo de tempo real. Aqui está uma captura de ecrã ao utilizar os dados em tempo real. Repare no ícone de Controlos do lado direito; aparece apenas no modo de tempo real:

VRM_Realtime_Dashboard.png

E aqui está uma captura de ecrã de um sistema que não utiliza dados em tempo real:

VRM_No_Realtime_Dashboard.png

4.2. Requisitos

  • Um Dispositivo GX, com Venus OS v2.60 ou posterior

  • Boa ligação de Internet

  • Recursos suficientes da CPU (consulte a secção de carga da CPU do dispositivo GX)

  • A definição de acesso ao modo Completo ou Apenas leitura do Portal VRM está ativada, a qual se encontra no menu do dispositivo GX → Definições → Portal VRM Online → Portal VRM

4.3. Ativar e desativar a função de dados em tempo real

É possível desativar a função de dados em tempo real para cada instalação. Aceda a VRM → Definições → Geral → Atualizações em tempo real verde (ligado) / vermelho (desligado).

Os exemplos de quando quiser desativar os dados em tempo real são:

  • Para uma utilização de dados mínima, mantendo as outras funções de comunicação bidirecional VRM completa ativadas, como a possibilidade de configurar e atualizar o firmware remotamente.

  • Nos sistemas em que a carga do CPU já se encontra no limite possível, pelo que a deve desativar de forma preventiva, em vez de aguardar a sua desativação automática (veja abaixo) e assim ter também um período breve de carga elevada da CPU no sistema.

4.4. Carga da CPU do dispositivo GX

Transmitir os dados o Painel VRM causa uma carga adicional no CPU no dispositivo GX. Assim, os sistemas que já funcionam em ou próximo de 100 % da CPU ficariam sobrecarregados, o que resulta nas tarefas em espera, resposta lenta na Consola Remota, atualizações lentas dos dados e, eventualmente, também reinicializações do dispositivo GX.

Para evitar esta situação, o painel de controlo suspende-se automaticamente se a carga da CPU for demasiado elevada, em cujo caso é apresentado um aviso no canto inferior direito do ecrã:

VRM_Realtime_Warning_Dashboard.png